Aumente a eficiência da utilização de recursos e reduza a pegada de carbono, dotando a força de vendas de tecnologia adequada.
Com o objetivo da eficiência na utilização de recursos, este serviço visa transformar os métodos de trabalho da equipa de Vendas e dotá-la de tecnologia que permita a melhoria da organização e produtividade comercial, através de routing automático de rotas de comerciais, scoring de oportunidades, automação das comunicações, video selling, IP-reverse lookup, chat bots e inteligência artificial aplicada à previsão de vendas. Com a implementação destas soluções e métodos será possível reduzir a pegada ecológica de equipas de contacto com o mercado que estejam fortemente dependentes de métodos e ferramentas clássicas tais como o automóvel, visitas presenciais e prospeção porta a porta.
O teletrabalho pode reduzir a pegada de carbono em até 58%.
(Universidade Cornell)
Trabalhar remotamente metade da semana pode reduzir as emissões de CO2 em 54 milhões de toneladas em apenas 1 ano.
(PRNewswire)
90% dos comerciais dizem que são igualmente (ou até mais) produtivos a trabalhar remotamente, comparando com o trabalho presencial.
(Owl Labs)
O Rating ESG permite avaliar e classificar a sua empresa no contexto da Sustentabilidade, ética das medidas de gestão e compromisso social. É um rating não financeiro cada vez mais importante para os investidores, stakeholders e clientes das empresas. Por este motivo, é essencial garantir uma boa avaliação, implementando medidas que reduzam as emissões de carbono, incentivem a diversidade e inclusão e garantam a transparência de uma empresa.
Contribui para a reputação positiva da sua empresa.
Aumenta a fidelização dos seus clientes e parceiros.
Facilita o acesso a linhas especiais de financiamento.
A Comissão Europeia aprovou o Programa temático Inovação e Transição Digital (COMPETE 2030) para o período 2021–2027. Este programa visa financiar investimentos essencialmente nas regiões do Norte, Centro e Alentejo, apresentando uma dotação total de 3.904 mil milhões de euros de fundos europeus.
Em linha com o pacote de medidas destinadas a melhorar o fluxo de fundos para atividades sustentáveis em toda a UE, todos os projetos devem evidenciar que não danificam significativamente nenhum dos seis objetivos climáticos e ambientais da União Europeia, como a mitigação e adaptação às alterações climáticas, a utilização sustentável de recursos ou a transição para uma economia circular.
A Liminal é parceira de várias tecnologias, assegurando todas as competências para ajudar as empresas na transformação digital dos departamentos de marketing e vendas. Esta parceria significa uma abordagem pertinente e inovadora ao modo como os gestores encaram o papel das tecnologias de marketing na transformação digital da empresa. A estratégia deve sempre ser pensada primeiro. Contudo, o conhecimento e domínio do que se pode fazer com as tecnologias deve influenciar e acelerar a estratégia.
+40 aplicações integradas para apoiar a Transformação Digital do seu negócio, incluindo CRM, Automação de Marketing e Vendas e Analítica.
CRM, Automação de Marketing e Vendas, Analítica e Suporte ao cliente numa só plataforma intuitiva e fácil de usar, que permite rastreabilidade completa.
O CRM mais conhecido do mercado, que permite que toda a informação relevante sobre a jornada dos seus clientes esteja reunida numa única plataforma.
O Dynamics 365 é uma plataforma da Microsoft que permite o registo e análise das atividades da empresa, a qualquer momento e em qualquer local.
Uma Plataforma de Automação de Marketing que permite acompanhar e otimizar cada passo do funil de Marketing e Vendas, gerando leads qualificadas.
Plataforma de Automação de Vendas baseada em Inteligência Artificial que facilita a vida da equipa comercial no contexto complexo dos dias de hoje.
Antes: Registo das leads em Excel e apontamentos de follow-up às leads em papel.
Depois: Tracking do funil comercial no CRM, com alertas automáticos de follow-up.
Antes: Prospeção presencial porta a porta, com milhares de km de carro percorridos.
Depois: Prospeção comercial à distância de um clique, com avaliação de fit de cada lead.
Antes: Reuniões e visitas presenciais a leads pouco qualificadas.
Depois: Routing automático de rotas comerciais e reuniões remotas, otimizando o tempo e o esforço da equipa comercial.
Antes: Falta de identificação das visitas do website, sem qualquer pista sobre qual o público que o visita.
Depois: Identificação das empresas dos visitantes via IP Reverse Lookup e automação de comunicação via live chat ou chatbot.
Diagnosticamos a maturidade digital da sua empresa e a performance de marketing e vendas, para automatizar fluxos de trabalho e desenhar uma estratégia de transformação que envolve pessoas, processos e tecnologias.
Customizamos software low-code/no-code de Inteligência Artificial, CRM, Automação e Analítica, para suportar estratégias, operações, processos repetíveis e escaláveis de Sales Outreach, Go-to-Market, Nurturing e RevOps.
Otimizamos e fazemos a melhoria contínua de processos e sistemas, assegurando que as MarTech contribuem para a automação inteligente do negócio e amplificam as capacidades das suas equipas de marketing e vendas.
ESG é uma sigla que significa Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiente, Social e Governança Corporativa. São indicadores de sustentabilidade, um conjunto de padrões indicativos para o comportamento de uma empresa socialmente consciente.
A preocupação com critérios de sustentabilidade ESG segue a tendência do mercado de responder às exigências dos consumidores, que cada vez mais preferem produtos e serviços com impacto positivo no meio ambiente e na sociedade, bem como a preocupação de alinhamento das empresas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.
A pegada de carbono é uma metodologia desenvolvida para que as empresas, associações e as próprias pessoas possam entender qual o impacto das suas atividades na atmosfera. Na prática, representa o volume total de GEE (Gases de Efeito Estufa) gerados pelas atividades organizacionais.
Primeiro, deve mapear todas as fontes de emissão de gases de efeito estufa da equipa de Vendas, considerando atividades como transporte, viagens, consumo de energia, entre outros. De seguida, deverá estimar as emissões associadas a cada fonte utilizando fatores de emissão apropriados. Por exemplo, para converter o consumo de diesel em carbono, é necessário conhecer o teor de carbono do diesel, que pode variar de acordo com a qualidade do combustível. Geralmente, o teor de carbono do diesel varia entre 85% e 87%. Poderá usar a seguinte fórmula para converter o consumo de diesel em carbono:
Carbono = Consumo de Diesel x Teor de Carbono
Uma vez calculada a pegada de carbono da equipa de vendas, é possível identificar as principais fontes de emissão e implementar medidas para a reduzir.
As empresas que implementam práticas ESG estão a contribuir não só para o seu futuro, mas também para o do planeta. De entre os vários benefícios que estas práticas oferecem a quem as implementa, destacam-se:
• Vantagens competitivas relativamente a outros concorrentes que não aplicam práticas ESG;
• Atrair mais investidores com foco nas práticas ESG;
• Melhor performance financeira;
• Maior fidelização dos clientes;
• Operações comerciais mais sustentáveis e adaptáveis.
A implementação de tecnologias de Marketing (MarTech), como CRM & Automação de Marketing e Vendas, é importante porque contribui para a descarbonização das operações de Marketing e Vendas. Com a implementação destas soluções será possível reduzir a pegada ecológica de equipas de contacto com o mercado que estejam fortemente dependentes de métodos e ferramentas clássicas tais como o automóvel, visitas presenciais e prospeção porta a porta.
A implementação de CRM & Automação de Marketing e Vendas contribui para que as equipas de Marketing e Vendas tenham acesso a tecnologia de ponta que permite modernizar e descarbonizar o seu dia-a-dia. Ao fazer a prospeção comercial e o acompanhamento do funil comercial assente em ferramentas online, ao invés de fazer prospeção comercial porta-a-porta e reuniões presenciais, há milhares de quilómetros que deixam de ser percorridos e, assim, a poluição associada a estas deslocações deixa de acontecer. Segundo a PRNewswire, trabalhar remotamente metade da semana pode reduzir as emissões de CO2 em 54 milhões de toneladas em apenas 1 ano.
Como especialistas em MarTech, a Liminal oferece uma visão integrada que combina Tecnologia, Marketing e Estratégia. Garantimos a adoção e a implementação bem-sucedida das tecnologias de marketing, seja através da escolha imparcial dos sistemas certos para enfrentar os desafios da sua empresa, da adaptação dos processos e fluxos em sistemas existentes ou do desenvolvimento de uma estratégia de CRM & Automação que contribua para o crescimento do negócio.
Na Liminal, temos vindo a trabalhar com mais de 45 clientes que procuram implementar estratégias de MarTech e Marketing Ops para um crescimento mais efetivo e que permitam otimizar o tempo dedicado à gestão do negócio. Conheça alguns dos nossos principais casos de sucesso:
• CCB - Centro Cultural de Belém: +22% de adesões ao Cartão CCB, em apenas 1 ano, com Automação de Marketing
• Moviter: +20% de vendas depois da implementação de CRM
• GoContact: 2x mais clientes com origem no Marketing e menos 50% custos por lead, com Automação de Marketing e Vendas
• Accept: 40% de crescimento no vol. de negócios em 2 anos, com estratégia de Account-Based Marketing e tecnologias de CRM e Automação de Marketing.
Quanto aos custos associados a um investimento em Martech, o primeiro erro é considerar apenas gastos de subscrição de uma plataforma e um valor mínimo para serviços de implementação técnica.
A título de exemplo, considerando apenas a categoria de software CRM, há mais de 650 marcas no mercado, logo é fácil ficar confundido e sucumbir num processo de avaliação de alternativas que não tem fim, acabando por decidir a favor de uma qualquer plataforma que mais não é do que um mero gestor de pipeline comercial, que nunca irá escalar e acompanhar as suas necessidades.
Deverá ser capaz de traçar um conjunto de requisitos técnicos para cada um dos primeiros 3 anos de uso da plataforma e perceber quais as subscrições adicionais que vai necessitar para resolver casos de uso que estão para lá das funções centrais de um CRM.
Pense quanto custam e quando é que irá necessitar de funções como email marketing, formulário web, gestão de social media, chatbots, campaign journeys, lead scoring, grading, data augmentation, dynamic content, SEO, gestão de paid media, georreferenciação, portal de cliente ou portal de revendedor, ticketing e customer service, business intelligence, marketing attribution, analítica preditiva, entre outras.
Com valores de licenças a oscilar entre 12€ e os 300€, por utilizador, por mês, é importante que saiba comparar muito bem as diferentes alternativas do mercado e não se deixe iludir por pressões de descontos comerciais de última hora ou pela intensidade das ações de marketing das principais marcas de software. Saiba quais os custos escondidos por inerência de aplicações ou capacidades que só estão disponíveis nas versões mais caras, qual o custo com o suporte técnico que a marca oferece, qual o custo com certificações e formação contínua dos seus colaboradores.
Enquanto consultores independentes, a Liminal, fará este processo de acompanhamento e seleção das melhores plataformas de martech para o seu negócio.
Provavelmente a rúbrica de maior dimensão nos primeiros dois anos de implementação de martech será relativa aos encargos com serviços de consultoria e implementação técnica dos sistemas. As marcas de software vendem as facilidades de instalar e começar a usar uma tecnologia destas, criando a ilusão de que praticamente não necessita de serviços extra para tirar partido do software.
O problema é que isso resulta na fraca adoção do sistema pelos utilizadores e reduzida exploração de todas as funcionalidades do software, pelo simples facto de que nestas circunstâncias é o negócio que se vê forçado a adaptar-se ao software e não o contrário.
Sem o apoio de técnicos e consultores de CRM nunca irá conseguir ultrapassar barreiras tecnológicas ligadas à customização e integração de sistemas, acabando apenas por introduzir na organização mais uma ilha de informação e uma nova barreira de controlo burocrático que tolhe a motivação e a produtividade das equipas.
Dependendo dos desafios, dimensão e características do seu negócio, o investimento em consultoria para implementação de tecnologias core de marketing tais como CRM, Automação e Business Intelligence, pode começar nos 15 mil €, mas ascender a montantes superiores.
Na Liminal vamos guiá-lo pelo processo de levantamento de requisitos, diagnóstico de necessidades e elaboração de um plano à medida da capacidade de investimento da sua empresa. Deste modo iremos executar uma transformação que envolve Estratégia de Negócio, Pessoas e Processos, Operações de Marketing e Vendas, Dados e Tecnologias.
Ao longo dos últimos anos tem-se verificado um grande avanço tecnológico, e com a enorme quantidade de empresas que têm surgido no mercado, nota-se cada vez mais a importância de ter o cliente como principal foco. Assim, é fundamental o uso de plataformas, como o Customer Relationship Management (CRM), que disponham o máximo de informação sobre os clientes, de modo a melhorar a experiência em todas as fases da jornada de compra. Estudos recentes revelam que empresas que usam este sistema conseguem:
• 7,96€ de retorno por cada euro investido na tecnologia (Nucleus Research)
• 34% de aumento da produtividade da equipa comercial (Salesforce)
• 14% de redução dos ciclos de venda (Nucleus Research)
• 300% de aumento das taxas de conversão (Cloudswave)
• 29% de aumento das vendas (Salesforce)
Já no que diz respeito à Automação de Marketing, por cada dólar investido em automação de marketing, o retorno médio é de 5,44USD, para um período de payback de apenas 6 meses (Nucleus Research, 2021).
Na Liminal, temos vindo a trabalhar com mais de 45 clientes que procuram implementar estratégias de MarTech e Marketing Ops para um crescimento mais efetivo e que permitam otimizar o tempo dedicado à gestão do negócio. Conheça alguns dos nossos principais casos de sucesso:
• CCB - Centro Cultural de Belém: +22% de adesões ao Cartão CCB, em apenas 1 ano, com Automação de Marketing
• Moviter: +20% de vendas depois da implementação de CRM
• GoContact: 2x mais clientes com origem no Marketing e menos 50% custos por lead, com Automação de Marketing e Vendas
• Accept: 40% de crescimento no vol. de negócios em 2 anos, com estratégia de Account-Based Marketing e tecnologias de CRM e Automação de Marketing.
A Liminal conta com mais de 45 clientes em diversos setores e de diferentes dimensões.