Estratégia de MarTech que suporta o crescimento nacional e internacional
Depois de ser traçada uma estratégia MarTech que ajudaria a GoContact a melhorar os resultados de vendas, em Portugal e Espanha, foi escolhido o HubSpot, plataforma líder em Automação de Marketing enquanto ferramenta ideal para as necessidades da empresa. De modo a garantir a integração com o CRM já usado pela empresa, o Odoo, foi desenvolvida uma integração que garantiu o fluxo perfeito dos dados entre os dois sistemas, garantindo também o alinhamento de marketing e vendas. A Liminal acompanhou todo o processo de desenho e personalização da plataforma, implementação da tecnologia e formação aos colaboradores. Assim, a GoContact conseguiu otimizar os processos de vendas, agilizar o trabalho da equipa comercial e automatizar, de modo personalizado, as interações com os clientes.
2x mais clientes
com origem no Marketing.
-50%
do custo por lead.
Personalização
da experiência do cliente.
A tecnologia está a trazer-nos ganhos muito significativos no foco das equipas. Para além da analítica, temos tido possibilidade de obter informações sobre o mercado, sobre a forma como os clientes interagem connosco e os pontos de toque mais relevantes. Todas estas informações são agora obtidas de forma mais transparente e que outrora seria impossível.
O Cliente
Cloud Contact Center as a Service
A GoContact é uma solução nativa cloud Contact Center as a Service, com soluções integradas de Omnicanalidade e Inteligência Artificial. Posiciona-se no mercado com dois produtos premium, desenvolvidos pela sua softwarehouse, plataforma de Contact Center e plataforma de IPBX. Criada em 2008, está presente no mercado português e espanhol e conta com mais de 120 colaboradores.
Seja para seguir as estratégias organizacionais ou para otimizar as tarefas de marketing realizadas pela equipa operacional, seria impensável não utilizar Tecnologias de Marketing para escalar o nosso negócio da forma como nós queríamos e alcançar os objetivos. Tínhamos conhecimento da importância destas tecnologias.
O Desafio
Agilidade, organização do trabalho comercial e melhoria da experiência do cliente
Para continuar o seu crescimento em Portugal e Espanha, a GoContact sentiu a necessidade de possuir tecnologia que ajudasse a organizar o funil de marketing e vendas e otimizar a relação com o cliente. Além disto, a GoContact necessitava também de facilitar o trabalho da equipa de Inside Sales e agilizar a prospeção comercial. A obtenção de dados precisos sobre os vários segmentos e utilizadores que interagem com a marca era também um desafio, que apenas se revelou possível resolver com o recurso a tecnologia.
Existe uma melhoria bastante significativa na eficiência com que se montam as campanhas. Com a automação conseguimos gerir e modificar campanhas em tempo real, ou seja, conseguimos aumentar a eficiência organizacional. Este processo representou uma melhoria em termos de gestão, nos processos organizacionais e na eficiência geral da nossa empresa. Hoje em dia era impensável não o fazer desta forma.
A Solução
Automação de Marketing para atrair e agilizar o contacto com novos clientes
Para a GoContact, o HubSpot revelou ser a opção mais adequada enquanto plataforma de Automação de Marketing. Assim, passou a ser possível fazer a gestão de todos os contactos de modo automatizado e personalizado. Uma vez que a GoContact já usava Odoo como CRM, a Liminal desenvolveu um integrador à medida, de modo a garantir a constante atualização e integração de todos os dados entre Odoo e HubSpot. Para facilitar o trabalho de Inside Sales, a GoContact passou a usar o LinkedIn Sales Navigator integrado diretamente com o HubSpot, de modo a poupar tempo e agilizar o trabalho dos comerciais.
Ao usar as MarTech, nomeadamente o CRM e a Automação, para facilitar e otimizar o trabalho das equipas de Marketing e Vendas, a GoContact conseguiu duplicar o número de clientes com origem no Marketing e reduzir em 50% o custo por lead.
Estamos a aumentar a qualidade das interações com os nossos clientes. A nossa equipa espera que nos próximos meses comece a haver mais adjudicações e vendas. Começámos a gerir de forma mais eficaz a nossa base de dados de clientes, fornecendo e mantendo contacto recorrente com estas listas. Somos muito mais eficazes agora a identificar visitantes e a identificar mercado.