+40% no volume de negócios em 2 anos com estratégia ABM e tecnologias CRM e Automação de Marketing
Enquanto produto B2B, o Accept sentia dificuldade em conseguir chegar aos decisores das contas-alvo. Assim, foi desenhada uma estratégia de Account-Based Marketing, apoiada em CRM e Automação de Marketing e Vendas, que permitiu aumentar as vendas nas contas-alvo e também aumentar a base de dados e notoriedade da marca. Além disso, as tecnologias de marketing permitiram otimizar os processos de marketing e vendas, alinhar as equipas e obter uma visão 360º de todos os passos do funil. Com esta solução, o Accept teve 40% de crescimento no volume de negócios em 2 anos.
Em 2023, a Sinmetro, empresa que desenvolveu o sistema Accept, foi distinguida pelo "Technology Fast 50 Portugal" da Deloitte como uma das empresas tecnológicas que mais cresceu nos últimos quatro anos.
+40%
Vol. Negócios em 2 anos.
Alinhamento
entre Marketing e Vendas.
Visão 360º
da jornada do cliente.
Em termos de valor de vendas houve um grande aumento de facto, mas não consigo relacionar somente à introdução destas tecnologias. Onde efetivamente houve um aumento relacionado diretamente com estas tecnologias, foi no aumento de contactos e notoriedade de marca.
O Cliente
Software para controlo da qualidade industrial
No mercado desde 2002, a Sinmetro, uma empresa especialista no desenvolvimento de software para a indústria e serviços desenvolveu o Sistema ACCEPT, um poderoso conjunto de soluções de software para controlo da qualidade industrial, que permite uma visão abrangente e em tempo real, dos diferentes aspetos da produção, otimizando desempenho, reduzindo tempos e custos.
A parte do Marketing não estava muito bem trabalhada nem sistematizada, e quando decidimos dar este passo e investir numa equipa de vendas para aumentar o sucesso do nosso serviço, verificámos que não fazia sentido fazê-lo sem antes complementar com softwares de marketing.
O Desafio
Alinhamento entre Marketing e Vendas e controlo dos KPI
Tendo lançado um produto B2B, o Sistema ACCEPT, a Sinmetro sentiu dificuldades em atrair o seu principal público-alvo: gestores industriais nas áreas da produção e da qualidade. Necessitava também de maior alinhamento entre as equipas de marketing e de vendas, bem como de uma visão ao pormenor de todos os passos do funil de marketing e vendas.
Todos os processos passam agora pelo CRM, pelo que houve claramente um aumento de produtividade e tudo passou a ser mais claro e dirigido corretamente.
A Solução
Account-Based Marketing apoiado pelo CRM e Automação de Marketing e Vendas
Para ultrapassar os desafios que a Sinmetro sentia, foi desenhado um plano de Account-Based Marketing destinado a atrair e conquistar contas-chave, com um perfil que tivesse as características do ICP (Ideal Customer Profile) e das principais personas. Assim, foi criada uma estratégia de ABM que conjugasse o CRM e Automação de Marketing e Vendas. Assim, foram criados vários conteúdos relevantes, bem como sequências de workflows de email personalizados, de modo a captar a atenção dos decisores de cada empresa-alvo. Dada a natureza do negócio e o volume de informação a trabalhar, o Zoho One revelou ser a ferramenta ideal, depois de ser também utilizado o Ontraport. Para melhorar a visão global de todo o funil de marketing e vendas, foi utilizado o Maestro, com dashboards de análise de toda a customer journey e da performance de marketing e vendas.
O número de novos clientes, novos contactos obtidos e conhecimento da marca teve um desempenho bastante melhor depois da introdução das tecnologias de marketing.
Resultados
+40% volume de negócios em 2 anos e aumento da notoriedade da marca
Depois da implementação do plano de Account-Based Marketing, o Accept conseguiu aumentar o volume de negócios em 40%, ao longo de 2 anos, e obter uma visão unificada das áreas de marketing e vendas através do Zoho One, bem como atrair e fechar negócios nas contas-alvo. Com o Maestro, a Sinmetro passou a ter Dashboards personalizados de Website Analytics & Heatmap, Paid Media, Account Forensics, Database & Email Marketing, Behaviour Scoring, Pipeline de Marketing e Vendas, entre outros, que permitiram à empresa ter uma visão 360º do estado das vendas e marketing nos vários canais digitais.
O trabalho com a Liminal permitiu definir, de forma clara, uma estratégia de marketing e vendas para o ACCEPT, baseada nas melhores tecnologias de marketing. Destaco a grande disponibilidade e abertura da Liminal para debater e ajustar os processos, à medida que vamos tendo feedback do mercado.