+20% de vendas depois de usar CRM
A realidade da Moviter antes da introdução das MarTech na empresa era igual à de muitas empresas portuguesas: dificuldade em acompanhar os KPI de vendas e manter a organização dos dados comerciais. Com a ajuda da Liminal, foi desenhado um CRM à medida, adaptado à realidade e necessidades da empresa e totalmente integrado com o ERP já usado pela empresa, que permitiu simplificar o dia-a-dia da equipa de Vendas e manter os principais KPI sob controlo. Com esta solução, a Moviter conseguiu aumentar as vendas em 20%.
+20%
de Vendas depois de usar CRM.
Controlo
do funil de vendas.
Otimização
do trabalho comercial.
Aumentámos o número de clientes. Tivemos um aumento de 20% nas vendas, o que é um registo bastante superior comparativamente ao período antes de ter estas ferramentas.
O Cliente
Qualidade reconhecida no setor dos equipamentos industriais e agrícolas
Fundada em 1989, a Moviter é uma empresa que representa e distribui em Portugal, Angola e Moçambique, com caracter exclusivo, um extenso conjunto de marcas de equipamentos industriais e agrícolas. Pertencente ao grupo Movicortes, do qual fazem parte marcas como a Vimoter/Centro Porsche Leiria, a Rocim ou o Jornal de Leiria/Jorlis, a Moviter conta com mais de 50 colaboradores distribuídos por Leiria, Lisboa, Porto, Funchal, Luanda e Maputo.
Nós queremos estar sempre um passo à frente da nossa concorrência e dadas as características do mercado, do setor onde atuamos e das grandes quantidades de informações que geramos diariamente, sentimos necessidade de otimizar processos e adotar estas tecnologias.
O Desafio
Controlo do funil de vendas
Para responder aos desafios resultantes do crescimento da empresa, a Moviter sentiu a necessidade de organizar, capacitar e agilizar o esforço comercial, não só em potenciais clientes, como também em clientes atuais. O controlo dos KPI ao longo de todo o funil de vendas era também um desafio para a empresa, bem como aceder rapidamente aos dados atualizados dos clientes.
A verdade é que com o CRM os nossos comerciais têm hoje uma gestão de tempo muito mais eficaz, que naturalmente transparece para os nossos clientes. Podemos concluir que tem um efeito positivo, porque o vendedor gere melhor o tempo que tem disponível.
A Solução
CRM à medida para melhorar os resultados comerciais da empresa
Devido às especificidades do negócio, foi desenvolvido um CRM à medida, que permite fazer a gestão de todo o ciclo de vendas da empresa. Este CRM, totalmente integrado com o ERP da empresa, foi construído numa lógica de três módulos principais: Contactos, Contas e Oportunidades. Além disso, suporta também toda a informação relacionada com reuniões, visitas e propostas, tendo um configurador de propostas para agilizar todo o trabalho da equipa de vendas. A plataforma foi capacitada com todos os recursos necessários para fazer a gestão do pipeline comercial, sendo possível consultar informações de negócio relevantes durante a venda, fazer georreferenciação de clientes e potenciais clientes em Google Maps para otimização de visitas comerciais e envio automático de notificações e alertas para a gestão e para a equipa de vendas.
O CRM foi também muito útil para qualificar os nossos funcionários e aliviar algum do trabalho. Dadas as possibilidades que estes softwares oferecem, os nossos funcionários estão agora mais confortáveis com as tarefas a desenvolver e nota-se na sua satisfação.
Resultados
Mais vendas e controlo do funil de vendas
Com o CRM desenhado à medida, tornou-se possível otimizar e agilizar todo o trabalho da equipa comercial, bem como obter dados precisos e completos sobre o pipeline de vendas. Passou a ser possível fazer a analítica e reporting detalhado dos principais KPI e resultados de vendas e os comerciais conseguiram focar-se no que realmente importa: vender. Depois da introdução das MarTech na empresa, a Moviter conseguiu, em média, mais 20% de vendas por mês, do que antes de usar estas tecnologias.
Uma parte dos resultados financeiros da nossa empresa resulta do crescimento do mercado, outra parte resultará naturalmente da introdução destas Tecnologias. Não temos dúvidas que tiveram um impacto positivo. Podemos também assumir que o impacto no desempenho organizacional foi bastante elevado. Do ponto de vista dos processos há grandes melhorias.