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Caso de Sucesso - CCB

Com o HubSpot, plataforma líder em Automação de Marketing, o CCB conseguiu comunicar eficazmente com o seu público, alcançar novas audiências e aumentar a adesão ao "Cartão CCB".

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Experiências personalizadas para um público único

A necessidade de desenvolver relações personalizadas e duradouras com o seu público, levou o CCB a usar o HubSpot para otimizar as ações de comunicação e integrar todos os canais num só local. Foi ainda desenvolvida uma integração entre HubSpot e Ticketline, que permitiu associar automaticamente as compras de bilhetes na Ticketline a cada contacto no HubSpot. Deste modo, tornou-se mais fácil perceber quais as preferências culturais de cada contacto e desenvolver comunicação personalizada para cada utilizador. Ao comunicar eficazmente com o seu público, o CCB aumentou o número de adesões do "Cartão CCB".

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Com a implementação de um sistema CRM e Automação (Hubspot), o CCB conseguiu otimizar o trabalho de gestão de campanhas de marketing para comunicar toda a atividade cultural da instituição.

- Madalena Reis, Diretora de Desenvolvimento e Comunicação do CCB (Centro Cultural de Belém)

O Cliente

Entidade cultural de referência em Portugal.

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O CCB – Centro Cultural de Belém é uma das entidades culturais de referência de Portugal. Atualmente, é gerido por uma Fundação que tem como objetivo a promoção da cultura, desenvolvendo a criação e a difusão em todas as suas especificidades, da música clássica ao jazz, do teatro à dança, da ópera à literatura, arquitetura e cinema.

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Passou a ser possível criar uma cadeia de ações com critérios pré-definidos em que as ações são desencadeadas com base na reação do subscritor aos nossos conteúdos.

- Madalena Reis, Diretora de Desenvolvimento e Comunicação do CCB (Centro Cultural de Belém)

O Desafio

Criar relações de proximidade com o público

Devido à sua grande dimensão e necessidade de proximidade com o público, o CCB sentiu necessidade de possuir tecnologia que ajudasse a gerir toda a relação com os clientes, bem como a fazer a gestão campanhas de marketing para comunicar a agenda cultural da instituição e angariar novos subscritores para o “Cartão CCB”.

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Conseguimos obter diversos relatórios e gráficos das ações realizadas que ajudam a traçar o perfil do nosso público.

- Madalena Reis, Diretora de Desenvolvimento e Comunicação do CCB (Centro Cultural de Belém)

A Solução

Automação de Marketing para personalizar a experiência e alcançar novos públicos

No caso do CCB, a solução passou por investir numa plataforma de Automação de Marketing, nomeadamente o HubSpot. Com esta ferramenta passou a ser possível gerir toda a base de dados, fazer a segmentação da lista e enviar campanhas específicas consoante os interesses de cada utilizador. Além disso, é agora possível obter analítica detalhada de vários canais (e-mail marketing, paid media, blog, etc.) de modo integrado e fazer uma gestão eficaz da relação o público.

Foi também desenvolvida uma integração entre HubSpot e Ticketline, que permitiu associar automaticamente a compra de cada bilhete através da Ticketline ao contacto correspondente no HubSpot. Assim, tornou-se mais fácil perceber que contactos compraram bilhetes para que espetáculos e qual a frequência de compra. Isto permitiu personalizar a comunicação com base nas preferências e perfil de cada utilizador.

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Além de profissionais competentes, a equipa da Liminal está sempre disponível para esclarecer questões e dar todo o apoio e assistência.

- Madalena Reis, Diretora de Desenvolvimento e Comunicação do CCB (Centro Cultural de Belém)

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