Experiências personalizadas para um público único
A necessidade de desenvolver relações personalizadas e duradouras com o seu público, levou o CCB a usar o HubSpot para otimizar as ações de comunicação e integrar todos os canais num só local. Foi ainda desenvolvida uma integração entre HubSpot e Ticketline, que permitiu associar automaticamente as compras de bilhetes na Ticketline a cada contacto no HubSpot. Deste modo, tornou-se mais fácil perceber quais as preferências culturais de cada contacto e desenvolver comunicação personalizada para cada utilizador. Ao comunicar eficazmente com o seu público, o CCB aumentou o número de adesões do "Cartão CCB" em 22%.
+22%
de adesões ao Cartão CCB.
Visão 360º
da jornada do cliente.
Otimização
da gestão das campanhas.
O Cliente
Entidade cultural de referência em Portugal.
O CCB – Centro Cultural de Belém é uma das entidades culturais de referência de Portugal. Atualmente, é gerido por uma Fundação que tem como objetivo a promoção da cultura, desenvolvendo a criação e a difusão em todas as suas especificidades, da música clássica ao jazz, do teatro à dança, da ópera à literatura, arquitetura e cinema.
Passou a ser possível criar uma cadeia de ações com critérios pré-definidos em que as ações são desencadeadas com base na reação do subscritor aos nossos conteúdos.
O Desafio
Criar relações de proximidade com o público
Devido à sua grande dimensão e necessidade de proximidade com o público, o CCB sentiu necessidade de possuir tecnologia que ajudasse a gerir toda a relação com os clientes, bem como a fazer a gestão campanhas de marketing para comunicar a agenda cultural da instituição e angariar novos subscritores para o “Cartão CCB”.
Conseguimos obter diversos relatórios e gráficos das ações realizadas que ajudam a traçar o perfil do nosso público.
A Solução
Automação de Marketing para personalizar a experiência e alcançar novos públicos
No caso do CCB, a solução passou por investir numa plataforma de Automação de Marketing, nomeadamente o HubSpot. Com esta ferramenta passou a ser possível gerir toda a base de dados, fazer a segmentação da lista e enviar campanhas específicas consoante os interesses de cada utilizador. Além disso, é agora possível obter analítica detalhada de vários canais (e-mail marketing, paid media, blog, etc.) de modo integrado e fazer uma gestão eficaz da relação o público.
Foi também desenvolvida uma integração entre HubSpot e Ticketline, que permitiu associar automaticamente a compra de cada bilhete através da Ticketline ao contacto correspondente no HubSpot. Assim, tornou-se mais fácil perceber que contactos compraram bilhetes para que espetáculos e qual a frequência de compra. Isto permitiu personalizar a comunicação com base nas preferências e perfil de cada utilizador.
Ao personalizar e direcionar a comunicação para o público certo, o CCB conseguiu aumentar o número de adesões ao "Cartão CCB" em 22% em apenas um ano.
Além de profissionais competentes, a equipa da Liminal está sempre disponível para esclarecer questões e dar todo o apoio e assistência.
Como vamos apoiar a sua Instituição Cultural?
Análise e Estratégia
Diagnóstico à maturidade digital da sua entidade e performance de ações de comunicação, para desenhar a estratégia de crescimento e transformação, envolvendo pessoas, processos e tecnologias.
Implementação MarTech
Setup e customização de software CRM, Automação de Marketing e Analítica, de modo a suportar estratégias, operações e processos de crescimento repetíveis e escaláveis.
Melhoria Contínua
Acompanhamento, otimização e melhoria contínua de processos e sistemas, assegurando que as MarTech contribuem ativamente para o crescimento e sucesso da entidade.