A nova gestão da jornada e experiência do cliente

Tal como apresenta Lencastre (et al.; 2014), “as alterações que se têm vindo a operar ao nível da concorrência, dos consumidores e da tecnologia – em particular no que se refere ao desenvolvimento de sofisticados sistemas de informação e comunicação, operando muitas vezes à escala planetária, mas orientados para o indivíduo – trouxeram novos desafios”….

Marketing Relacional no Ciclo de Vida dos Clientes

Usando estratégias de consolidação de relações a longo prazo, como marketing relacional, é possível fazer passar um cliente por uma escala de retenção, através de um processo de desenvolvimento de clientes (Griffin, 1995, cit in Kotler, 2000), o qual classifica o tipo de relação existente entre empresa e cliente, e que pode evoluir nos seguintes…

Estratégias de CRM e o Marketing Relacional

No seu estrito sentido clássico, “o marketing relacional tem por objetivo atrair, desenvolver e manter relações com clientes” (Berry & Parasuraman, 1991; cit in Lencastre, et al, 2014). O marketing relacional é o principal responsável pela entrega das promessas relativas a um determinado produto ou serviço, potenciar a eficácia das relações empresa-cliente (bem como com…

Segmentação e Automação: A dupla imbatível

Segmentação é definida por Kotler (2000) enquanto a prática de “dividir o mercado em grupos homogéneos, baseados nos seus perfis geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais”. Fazendo um estudo de segmentação de mercado, é possível identificar “um grupo de clientes ou clientes potenciais com algumas características em comum que sejam relevantes para explicar (e prever) as…

Inteligência Artificial aplicada ao Marketing

Conceitos como Artificial General Intelligence (AGI) ou Artificial Super Intelligence (ASI), que designam as capacidades de uma Inteligência Artificial forte (Strong AI), capaz de executar e até superar qualquer atividade intelectual humana, para já, são apenas terrenos da ficção científica. eBook: A MarTech Stack ideal para sua empresa Importa, então, entender, para lá das expetativas…

5 Critérios para selecionar um CMS

A plataforma CMS (Content Management System) certa para o seu negócio alinhar-se-á às necessidades e objetivos do seu site. Alguns dos fatores mais importantes a considerar são: a facilidade de uso, a personalização, a segurança, o preço e a relevância no mercado. E se o seu website se adaptasse ao utilizador que o visita? Se…

Database Marketing: O fator crítico para o sucesso

A informação transformada em conhecimento e este em competitividade, ou melhor, sabedoria, tal como menciona Russel Ackoff (1989) na sua framework DIKW, é o fator crítico de êxito para qualquer estratégia e ação de automação de marketing. O que implica uma gestão eficaz e eficiente de um grande e adequado conhecimento do cliente, requerendo tarefas…

A Jornada do Cliente e os Pilares da MarTech Stack

A automação de marketing “resulta da combinação de grandes volumes de dados – recolhidos a partir de aspetos relacionados com o comportamento do cliente – com software que incorpora data-mining, algoritmos estatísticos, regras de negócio e outras formas sofisticadas de inteligência artificial”. (Davenport, et al, 2016) A MarTech Stack ideal para sua empresa Os marketers…

A importância da Automação na Estratégia de Negócio e de Marketing

A Automação de Marketing é essencial para qualquer negócio atualmente. Qualquer empresa que use tecnologia para otimizar os seus processos e medir com precisão os KPI do seu negócio tem vantagem competitiva face a uma empresa concorrente que não o faça e conseguirá oferecer melhor experiência aos seus clientes – algo essencial nos dias de…