Inteligência Artificial no Marketing: 5 ferramentas para o dia-a-dia

A Inteligência Artificial está a crescer de uma forma exponencial. Todos os dias surgem novas ferramentas que usam tecnologias como o GPT-4 para resolver problemas comuns do dia-a-dia, e a área do Marketing não é excepção. Desde ferramentas que ajudam a gerar conteúdo como blogposts e posts de redes sociais, a identificação de keywords para…

Skills do futuro: As competências para os trabalhos do futuro

Já há alguns anos que os especialistas avisam que será necessário uma adaptação geral das competências do mercado de trabalho, para lidar com as novas funções e trabalhos que vão surgindo. De acordo com o Fórum Económico Mundial, entre 2023 e 2027, espera-se que 44% das core skills sejam disrompidas, sobretudo porque a tecnologia está…

A importância do CRM: A visão do ChatGPT

Entrevistámos o ChatGPT e quisemos saber o que a Inteligência Artificial tem a dizer sobre CRM e a sua importância para a Transformação Digital. Descubra abaixo qual a importância de implementar um CRM e como é que esta tecnologia contribui para aumentar as vendas das empresas, segundo a visão do ChatGPT. O que o ChatGPT…

MarTech Landscape 2023: +11% de novas tecnologias

Como habitual, o #MarTechDay, que se comemora a 3 de Maio, trouxe-nos a publicação da MarTech Landscape de 2023. Esta nova edição da MarTech Landscape conta com 11 038 tecnologias, um aumento de 11% face ao ano anterior. Foi o 12º ano consecutivo que o mapa apresenta um crescimento face ao ano anterior. Embora tenha…

Automação de Marketing: entre promessas de glória e o abismo da realidade  

Artigo publicado originalmente na edição de Abril da revista Briefing. Um ano depois de uma primeira experiência fracassada com automação de marketing, Chris Capossela, acabado de assumir a posição de CMO, disse: “a Microsoft tem que transformar o seu marketing nos próximos três anos ou arrisca-se a falhar!”  Atualmente, quase uma década após estas declarações,…

HubSpot vs Salesforce: Principais Custos

HubSpot vs Salesforce, é o estudo da Aptitude 8 2022 a 332 profissionais que trabalham em PME e que utilizam HubSpot ou Salesforce. Partilhamos consigo os principais resultados para que possa analisar a pertinência de utilizar cada sistema. Neste artigo poderá avaliar os elementos que contribuem para o custo total de investimento em projetos de…

Business Analytics na Automação de Marketing

No âmbito do tema de Business Analytics, L. Klaus (2021) define Key Performance Indicators (KPI) como “os indicadores de gestão usados para medir o progresso face a objetivos chave ou fatores críticos de sucesso dentro de uma organização. Eles são os indicadores mais importantes para medir sucesso, performance ou volume de trabalho,” tais como, vendas,…

Como Automatizar a Voz e a Experiência do Cliente

Para facilitar a experiência do cliente e o processo de decisão a compradores B2B os marketers devem entender o caminho que esses compradores percorrem e identificar os touchpoints mais importantes e desafios de cada estágio de decisão. Para o fazer há que adotar medidas de avaliação da sua satisfação e experiência. Implementar um Software de…

Amplemarket: IA de mãos dadas com a equipa comercial

O mundo tem avançado a um ritmo estonteante, não só na área B2C mas também na B2B. Os compradores mudam os seus hábitos, surgem novas exigências e as marcas têm de se adaptar a estas mudanças cada vez mais rápido. No entanto, os estudos mostram que as empresas não estão a conseguir adaptar-se rápido o…

A importância da Customer Experience

Kotler (et al, 2021, 108-109) deixa claro que existe uma nova competição a vencer na batalha pela preferência dos clientes. “Uma pequena distinção nas funcionalidades de um produto pode impedir que um cliente mude para a concorrência, contudo dificilmente aumentará a sua predisposição para o comprar. As empresas têm que se mover em direção ao…