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O Cliente
O CCB – Centro Cultural de Belém é uma das entidades culturais de referência de Portugal. Atualmente, é gerido por uma Fundação que tem como objetivo a promoção da cultura, desenvolvendo a criação e a difusão em todas as suas especificidades, da música clássica ao jazz, do teatro à dança, da ópera à literatura, arquitetura e cinema.
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O Desafio
Devido à sua grande dimensão e necessidade de proximidade com o público, o CCB sentiu necessidade de possuir tecnologia que ajudasse a gerir toda a relação com os clientes, bem como a fazer a gestão campanhas de marketing para comunicar a agenda cultural da instituição e angariar novos subscritores para o “Cartão Amigo”.
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A Solução
No caso do CCB, a solução passou por investir numa plataforma de Automação de Marketing, nomeadamente o HubSpot. Com esta ferramenta passou a ser possível gerir toda a base de dados, fazer a segmentação da lista e enviar campanhas específicas consoante os interesses de cada utilizador. Além disso, é agora possível obter analítica detalhada de vários canais (e-mail marketing, paid media, blog, etc.) de modo integrado e fazer uma gestão eficaz da relação o público.
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Resultados
Ao usar HubSpot, uma plataforma que une CRM e Automação de Marketing num só local, o CCB passou a ter uma visão 360º do perfil do seu público, o que permitiu personalizar cada touchpoint e direcionar a comunicação consoante as preferências de cada contacto. Com isto, o CCB conseguiu aumentar em 22% o número de adesões ao "Cartão CCB" em apenas um ano.
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O Cliente
A GoContact é uma empresa especializada em soluções integradas de Contact Center. Posiciona-se no mercado com dois produtos premium, desenvolvidos pela sua softwarehouse, plataforma de Contact Center e plataforma de IPBX. Criada em 2008, está presente no mercado português e espanhol e conta com mais de 120 colaboradores.
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O Desafio
Para continuar o seu crescimento em Portugal e Espanha, a GoContact sentiu a necessidade de possuir tecnologia que ajudasse a organizar o funil de marketing e vendas e otimizar a relação com o cliente. Além disto, a GoContact necessitava também de facilitar o trabalho da equipa de Inside Sales e agilizar a prospeção comercial.
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A Solução
Para a GoContact, o HubSpot revelou ser a opção mais adequada enquanto plataforma de Automação de Marketing. Assim, passou a ser possível fazer a gestão de todos os contactos de modo automatizado e personalizado. Uma vez que a GoContact já usava Odoo como CRM, a Liminal desenvolveu um integrador à medida, de modo a garantir a constante atualização e integração de todos os dados entre Odoo e HubSpot. Para facilitar o trabalho de Inside Sales, a GoContact passou a usar o LinkedIn Sales Navigator integrado diretamente com o HubSpot, de modo a poupar tempo e agilizar o trabalho dos comerciais.
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Resultados
Depois de utilizar HubSpot, tornou-se possível fazer o tracking de toda a jornada de decisão dos clientes e obter controlo detalhado do funil de marketing e vendas. Em apenas 1 ano, a GoContact conseguiu 2x mais clientes com origem no Marketing e diminuiu em 50% o custo por lead.
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O Cliente
Fundada em 1989, a Moviter é uma empresa que representa e distribui em Portugal, Angola e Moçambique, com caracter exclusivo, um extenso conjunto de marcas de equipamentos industriais e agrícolas. Pertencente ao grupo Movicortes, do qual fazem parte marcas como a Vimoter/Centro Porsche Leiria, a Rocim ou o Jornal de Leiria/Jorlis, a Moviter conta com mais de 50 colaboradores distribuídos por Leiria, Lisboa, Porto, Funchal, Luanda e Maputo.
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O Desafio
Para responder aos desafios resultantes do crescimento da empresa, a Moviter sentiu a necessidade de organizar, capacitar e agilizar o esforço comercial, não só em potenciais clientes, como também em clientes atuais.
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A Solução
Devido às especificidades do negócio, foi desenvolvido um CRM à medida, que permite fazer a gestão de todo o ciclo de vendas da empresa. Este CRM, totalmente integrado com o ERP da empresa, foi construído numa lógica de três módulos principais: Contactos, Contas e Oportunidades. Além disso, suporta também toda a informação relacionada com reuniões, visitas e propostas, tendo um configurador de propostas para agilizar todo o trabalho da equipa de vendas. A plataforma foi capacitada com todos os recursos necessários para fazer a gestão do pipeline comercial, sendo possível consultar informações de negócio relevantes durante a venda, fazer georreferenciação de clientes e potenciais clientes em Google Maps para otimização de visitas comerciais e envio automático de notificações e alertas para a gestão e para a equipa de vendas.
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Resultados
Com o CRM desenhado à medida, tornou-se possível otimizar e agilizar todo o trabalho da equipa comercial, bem como obter dados precisos e completos sobre o pipeline de vendas. Passou a ser possível fazer a analítica e reporting detalhado dos principais KPI e resultados de vendas. Depois da implementação das tecnologias de marketing, a Moviter conseguiu aumentar as vendas em 20% por mês.
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O Cliente
No mercado desde 2002, a Sinmetro, uma empresa especialista no desenvolvimento de software para a indústria e serviços desenvolveu o Sistema ACCEPT, um poderoso conjunto de soluções de software para controlo da qualidade industrial, que permite uma visão abrangente e em tempo real, dos diferentes aspetos da produção, otimizando desempenho, reduzindo tempos e custos.
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O Desafio
Tendo lançado um produto B2B, o Sistema ACCEPT, a Sinmetro sentiu dificuldades em atrair o seu principal público-alvo: gestores industriais nas áreas da produção e da qualidade. Necessitava também de maior alinhamento entre as equipas de marketing e de vendas, bem como de uma visão ao pormenor de todos os passos do funil de marketing e vendas.
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A Solução
Para ultrapassar os desafios que a Sinmetro sentia, foi desenhado um plano de Account-Based Marketing destinado a atrair e conquistar contas-chave, com um perfil que tivesse as características do ICP (Ideal Customer Profile) e das principais personas. Assim, foram criados vários conteúdos relevantes, bem como sequências de workflows de email personalizados, de modo a captar a atenção dos decisores de cada empresa-alvo. Dada a natureza do negócio e o volume de informação a trabalhar, foi utilizada a ferramenta Ontraport. Para melhorar a visão global de todo o funil de marketing e vendas, foi utilizado o Maestro, com dashboards de análise de toda a customer journey e da performance de marketing e vendas.
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Resultados
Depois da implementação do plano de Account-Based Marketing, a Sinmetro conseguiu obter uma visão unificada das áreas de marketing e vendas, bem como atrair e fechar negócios nas contas-alvo.
Através do Maestro, a Sinmetro passou a ter Dashboards Website Analytics & Heatmap, Paid Media, Account Forensics, Database & Email Marketing, Behaviour Scoring, Pipeline de Marketing e Vendas, entre outros, que permitiram à empresa ter uma visão alargada do estado das vendas e marketing nos vários canais digitais. Ao integrar a estratégia com as tecnologias de Marketing, o Accept conseguiu 40% de crescimento no volume de negócios em 2 anos.
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O Cliente
Sediada em Oiartzun, Espanha e com mais de 26 escritórios por todo o mundo nasceu com o objetivo de criar um novo e avançado conceito de controlo de acessos. Encontra-se entre os três principais fabricantes de fechaduras inteligentes, a nível mundial.
Em operação há 13 anos, a SALTO Portugal tem a sua sede na cidade do Porto e escritórios em Lisboa. Mais de 200 hotéis em território português contam com a tecnologia SVN, baseada em cartão eletrónico, para garantir uma melhor operação com elevada segurança. -
O Desafio
Num contexto de constante mudança, as empresas necessitam de reagir rapidamente e antecipar novos desafios e oportunidades. A Salto confrontou-se com a necessidade de conseguir acesso em tempo real e em qualquer lugar à informação crítica sobre o estado do negócio.
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A Solução
O Zoho foi a plataforma escolhida para reunir todas as informações dos clientes, nomeadamente oportunidades comerciais e scoring de cada utilizador. De forma a colmatar todas as necessidades de analítica da Salto foi implementado o Maestro, uma tecnologia da Liminal que fornece diversos dashboards de analítica que permitem uma visão 360º das várias fases da Customer Journey (Atrair, Envolver, Conquistar e Encantar).
Esta plataforma está integrada com as várias plataformas de marketing e vendas que a Salto utiliza e permite o acesso em tempo real e em qualquer lugar aos dados da empresa. Deste modo, a Salto consegue apoiar as decisões mais importantes no momento certo. -
Resultados
O Zoho ajudou a Salto a obter uma visão 360º do pipeline de marketing e vendas. Com o acesso a toda a analítica do Maestro, a Salto passou a ter uma visão completa do funil de marketing e vendas. Com esta visão alargada, a Salto conseguiu poupar tempo em reporting, com dados e dashboards pré-preparados para apoiar as equipas comerciais.
Os dashboards de SEO, Account Forensincs, Email Marketing, Behaviour Scoring, Vendas, entre outros, permitiram à Salto encontrar potenciais negócios em contas que interagiram com o website, mas não pediram qualquer tipo de orçamento.
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O Cliente
No mercado nacional desde 2003 a TBFiles é especialista em Gestão Documental e Outsourcing de processos administrativos.
Com soluções tecnológicas e de logística, a TBFiles otimiza processos, workflows e gestão de documentos no seu negócio, permitindo aumentar a produtividade e reduzir o custo e tempo associados à gestão interna dos processos. -
O Desafio
Os principais desafios da TBFiles passavam pela necessidade de atrair mais oportunidades comerciais, de forma a aumentar o funil de vendas e pela necessidade de ter uma análise completa, em tempo real e em qualquer lugar da informação crítica sobre o estado do negócio nas áreas de marketing e vendas.
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A Solução
Para solucionar este desafio, a TBFiles implementou campanhas de Google Ads na Search e Display Network, foram acionadas campanhas para cada um dos serviços da empresa e Retargeting de Display para todos os utilizadores que mostrassem interesse nos serviços da TBFiles.
Para conseguir obter maior controlo do pipeline de marketing e vendas, foi implementado o Zoho enquanto CRM agregador de informação dos clientes, bem como de oportunidades e scoring de cada contacto.
De forma a fornecer à TBFiles uma visão completa do negócio, foi implementado o Maestro, uma tecnologia da Liminal que fornece diversos dashboards de analítica que permitem uma visão 360º das várias fases da Customer Journey (Atrair, Envolver, Conquistar e Encantar). -
Resultados
Com o Google Ads a apoiar o canal digital, a TBFiles passou a ter mais 40,2% de visitas no website do que tinha anteriormente, o que representou um grande aumento na notoriedade da marca. Além disso a campanha na Search Network conseguiu atingir 5% de taxa de conversão o que fez com que a TBFiles aumentasse o seu pipeline comercial.
O Zoho ajudou a TBFiles a conseguir uma visão 360º do pipeline de leads e oportunidades comerciais e agregar toda a informação relevante para apoiar as equipas de marketing e vendas.
Com o acesso ao Maestro, a TBFiles passou a ter Dashboards de Google Ads, SEO, Website Heatmap, Account Forensincs, Email marketing, Vendas, entre outros, que permitiram à empresa ter uma visão alargada do estado das vendas e marketing nos vários canais digitais.
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O Cliente
Criada em 2006, a Flow, marca registada da firma FoodinTech, é constituída por um grupo de engenheiros e gestores com uma larga experiência em tecnologias de informação e gestão de produção. Com sede no UPTEC, no Porto, a Flow é pioneira no desenvolvimento de sistemas MES (Manufacturing Execution System) para o setor agroalimentar. Através da solução Flow Manufacturing, os gestores industriais conseguem garantir o controlo de todo o processo de produção, aumentar a qualidade dos produtos, garantir a rastreabilidade e reduzir os custos de produção.
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O Desafio
Com o crescimento da empresa e o aumento de colaboradores do departamento comercial, a Flow sentiu a necessidade de organizar toda a informação sobre contas, contactos e oportunidades numa só plataforma. De forma a colocar o cliente no centro de toda a organização, a Flow necessitava também de obter um controlo 360º de todas as comunicações efetuadas pelo marketing e vendas com cada contacto, dentro da mesma plataforma.
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A Solução
Para garantir que toda a informação está organizada num só sistema, a Liminal implementou na Flow o CRM da Hubspot. Este CRM foi integrado com a plataforma Mailchimp, que passou a ser o sistema principal para Email Marketing da empresa. Deste modo, a Flow tem a possibilidade de criar emails e workflows automatizados de forma rápida e integrada com a base de dados que se encontra no CRM.
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Resultados
Com a implementação de um sistema CRM (Hubspot), a Flow otimizou o trabalho da equipa comercial, poupando tempo em pesquisas sobre o cliente e dados sobre comunicações anteriores, aumentando, assim, a eficácia no momento de venda. Além disso, graças à gestão do pipeline dentro do sistema, a Flow passou a ter uma visão geral do processo comercial e do estado das vendas. Com a utilização da ferramenta de email marketing (Mailchimp) tornou-se possível criar caminhos de nutrição para leads que ainda não estão prontas para comprar, gerar emails de agradecimento automáticos e ainda criar emails de vendas que facilitam a vida à equipa comercial. Tudo isto integrado e desencadeado a partir da ferramenta de CRM, através de processos manuais ou automáticos, como por exemplo, quando uma lead avança de fase no funil.
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O Cliente
A Openlimits encabeça um grupo de empresas nos setores dos sistemas de informação de gestão e de produção, consultoria empresarial e sistemas de segurança física. Tem escritórios em Coimbra, Viseu, Lisboa, Porto, está presente no mercado angolano desde 2008. Com mais de 25 anos de experiência, a Openlimits tem sido reconhecida pela capacidade de concretizar projetos de TIC que aumentam a rentabilidade das empresas e facilitam a vida aos gestores.
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O Desafio
A chegada da era das martech revolucionou o modelo de negócio de várias empresas, colocando o cliente no centro de toda a organização e utilizando a tecnologia e a automação de marketing como base da estratégia. Competindo num mercado altamente exigente e tecnológico, a Openlimits sentiu a necessidade de melhorar os seus processos de marketing e vendas, bem como a analítica de toda a jornada do cliente, com o recurso a martech altamente especializadas para o mercado B2B.
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A Solução
Para garantir um processo comercial coeso ao longo de todo o funil de vendas e o acompanhamento e otimização do trabalho de todos os gestores de clientes, a Openlimits recorreu à implementação do Microsoft Dynamics CRM. Com o objetivo de obter mais leads, e de melhor qualidade, foi implementada uma ferramenta de automação de e-mail e marketing (Marketing Dynamics) que, integrada com o CRM, permitiu à Openlimits realizar campanhas e workflows automatizados e personalizados, dando à equipa de vendas visibilidade sobre as interações de cada conta e contacto. Por fim, graças à ferramenta de analítica Power BI, a Openlimits conseguiu juntar todos os dados provenientes de cada uma destas martech e realizar uma análise detalhada de toda a jornada do cliente ao longo das várias fases da Customer Journey.
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Resultados
Com a implementação e integração destas martech, a Openlimits conseguiu otimizar o trabalho da equipa comercial reduzindo tempo em reuniões e aumentando a eficácia no momento de venda, graças a toda a informação centralizada no CRM. Com toda a analítica gerada em Power BI, a Openlimits passou a conseguir aceder a dashboards para controlo de vendas, análise Closed-Loop, dashboards para cada gestor comercial, análises de primeira e última interação, entre outros. Graças a estes dashboards tornou-se mais fácil medir alguns KPI como o valor e quantidade das oportunidades geradas pelo marketing, as oportunidades em atraso, as interações que influenciaram cada encomenda, os principais canais de venda, entre outros. Desta forma, tornou-se possível antecipar rapidamente novos desafios e oportunidades, acedendo em tempo real e em qualquer lugar à informação crítica sobre o estado do negócio.
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O Cliente
O grupo Mtex tem investido no desenvolvimento de tecnologia própria para a construção de máquinas de impressão digital de última geração, endereçando o mercado global do setor têxtil, de etiquetas e de embalagens, sob o mote “Where engineering breeds creativity”.
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O Desafio
Para se reinventar, o grupo Mtex sentiu necessidade de criar e lançar uma nova marca, com nova arquitetura e um posicionamento claro e relevante para o setor. Além disso, era também necessário desenvolver uma estratégia Customer Centric, geradora de leads e new business, capaz de aumentar significativamente os resultados comerciais. Para isto, era indispensável criar um ecossistema digital de negócios suportado por tecnologias de CRM e Automação de Marketing.
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A Solução
Sendo um negócio B2B, foi implementada uma estratégia de Account-Based Marketing em vários países, de modo a captar a atenção de cada persona relevante dentro de cada conta-alvo. Assim, foi criada uma sequência de emails personalizados, com mensagens relevantes e únicas, apoiada por uma estratégia de Paid Media à conta. Além disso, tornou-se possível alinhar as equipas de marketing e vendas com recurso ao HubSpot e ao Salesforce, o que permitiu obter uma visão 360º de toda a jornada de cada utilizador.
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Resultados
Através de várias ações de Account-Based Marketing, como Inbound & Outbound Marketing, Paid Media, Video marketing, Email marketing, Content Marketing (Ebook, Blogposts) ou Telemarketing, a MTEX tem vindo a conseguir melhorar o awareness da marca e tem tido um pipeline crescente de negócios.
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O Cliente
A Squadra nasceu no Porto, em 2012, com o intuito de ajudar a melhorar a performance dos negócios, através da criação, desenvolvimento e aplicação integrada de Marketing e Vendas, duas áreas complementares e essenciais para o desenvolvimento de qualquer organização.
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O Desafio
A Squadra tinha o desafio de atrair empresas B2B. O sucesso neste tipo de negócios depende, em grande medida, do planeamento, da capacidade de atrair os influenciadores e decisores das empresas alvo, de os envolver com conteúdo relevante e, finalmente, conquistar e fechar o negócio.
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A Solução
De forma a atrair este tipo de negócios, a Squadra implementou uma estratégia de Account-Based Marketing, com base em várias ferramentas da tecnologia Zoho. Esta estratégia é uma das mais eficazes para aumentar a receita em negócios B2B, quer através de negócios em novos clientes quer através do aumento do share of wallet em clientes atuais.
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Resultados
Após definição da estratégia, que envolveu a criação de Ideal Customer Profile (ICP), Scoring, Personas e Grading, e com o apoio da tecnologia Zoho, a Squadra conseguiu alcançar os seus clientes ideais no momento em que eles estão prontos a comprar, coordenando múltiplos meios (mobile, redes sociais, website, entre outros) e com mensagens de forma automatizada e personalizada. Com as tecnologias implementadas, a Squadra conseguiu identificar automaticamente negócios em clientes-alvo através de variáveis de grading e scoring que variam conforme o grau de interação de cada conta com o website, email, entre outros.