Zoho vs. SugarCRM: O Duelo

O Zoho CRM e o SugarCRM são duas das alternativas mais fortes para qualquer PME quando o assunto é software de gestão de clientes. As duas marcas dão bastante importância à usabilidade e à inovação, e adaptam-se tanto a pequenas empresas, como a enterprises. Descubra abaixo os prós e os contras do Zoho CRM e do SugarCRM.

Sobre o SugarCRM

Criado em Cupertino (Califórnia), em 2004, o SugarCRM destaca-se enquanto CRM open source. Conta atualmente com mais 2 milhões de utilizadores, em 120 países e já recebeu inúmeros prémios e certificações ao longo da sua história.

Enquanto CRM open source, o SugarCRM pode ser totalmente personalizado e ajustado à realidade de cada empresa, uma vez que o seu código está totalmente disponível e pode ser editado por qualquer developer.

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Sobre o Zoho CRM

O Zoho tem ganho popularidade nos últimos anos, sobretudo devido ao grande poder das suas tecnologias, desenhadas para albergar todos os departamentos de uma empresa, e à elevada capacidade de customização. Além disto, apresenta uma das melhores relações qualidade/preço do mercado.

Atualmente, o Zoho conta com mais de 45 milhões de utilizadores em todo o mundo e é utilizado por empresas como a Amazon, o Facebook, a Netflix ou a Caetano Retail.

Zoho CRM vs. SugarCRM: Prós e Contras

1. Pricing

Em termos de preço, o Zoho CRM é quase imbatível, sobretudo quando analisamos a relação preço/qualidade. Também altamente competitivo, mas ainda assim um pouco mais caro que o Zoho, o SugarCRM tem vários planos de pricing que se adaptam às necessidades de cada empresa. Cada uma das tecnologias está disponível pelos seguintes preços:

Zoho CRM
  • Zoho CRM Standard: 12€ user/mês
  • Zoho CRM Professional: 20€ user/mês
  • Zoho CRM Enterprise: 35€ user/mês
  • Zoho CRM Ultimate: 45€ user/mês

O Zoho CRM está também disponível no Zoho One, o bundle completo de mais de 40 aplicações da Zoho que permite fazer a transformação digital de todos os departamentos da empresa, por 35€ user/mês. Além do CRM, o Zoho One inclui aplicações destinadas às áreas de Marketing, Vendas, Suporte ao cliente, Contabilidade, Recursos Humanos, Gestão de Projetos, entre outras.

SugarCRM
  • Sugar Professional: a partir de 46€/mês
  • Sugar Enterprise: a partir de 75€/mês
  • Sugar Serve: a partir de 71€/mês
  • Sugar Sell: a partir de 71€/mês
  • Sugar Market: a partir de 886€/mês

2. Usabilidade e Personalização

Tanto o Zoho CRM como o SugarCRM têm interfaces user-friendly e fáceis de usar. No entanto, torna-se mais fácil personalizar o Zoho, sem qualquer necessidade de programação. Já no SugarCRM, é necessário conhecimentos de programação e desenvolvimento para conseguir adaptar o CRM à realidade do negócio.

3. Analítica

O Zoho CRM conta com uma parte de analítica, que permite criar dashboards personalizados de forma fácil, com uma interface drag-and-drop. Tem ainda alguns dashboards já criados, de raíz, que analisam automaticamente os principais KPI de Vendas, consoante a informação carregada no CRM. Quanto ao SugarCRM, a analítica original do software é bastante limitada e isso torna a análise e criação de dashboards mais demorada. Há uma aplicação da SugarCRM, o Sugar Discover, apenas dedicada a analítica, mas é paga à parte do CRM.

4. Funcionalidades

Uma das grandes vantagens do Zoho CRM é o facto de, não só conter as funcionalidades essenciais para qualquer equipa de Vendas, mas também integrar funcionalidades úteis para analisar e acompanhar todas as fases da jornada de decisão. Por exemplo, o acompanhamento das interações e das visitas torna-se essencial tanto para a equipa de Marketing, que entende quais os conteúdos que estão a atrair mais público e se esses utilizadores têm o perfil do público-alvo, tanto para a equipa de Vendas, que consegue entender quais os utilizadores que demonstram maior buying-intent e quais as páginas que visualizaram. Ao fazer este acompanhamento, cada comercial poderá abordar o contacto de forma mais personalizada, tocando exatamente nos pontos que sabe que o utilizador andou a ver.

Por outro lado, o SugarCRM é, como o nome indica, um CRM e contém apenas as funcionalidades básicas de um CRM. Apenas na versão Sugar Market, a mais cara, se torna possível integrar o CRM com Automação de Marketing e potenciar o software com algumas funcionalidades que permitem acompanhar toda a jornada de decisão dos utilizadores.

O Zoho CRM apresenta algumas funcionalidades que não estão disponíveis no SugarCRM, ou são pagas à parte neste sistema, como o assistente de inteligência artificial, a captura de leads a partir de Facebook e Twitter, o Lead Enrichement, a Social Tab (Facebook e Twitter), o Sales Gamification, a Gestão de Inventário ou a integração com telefonia.

5. Integrações

A Zoho conta com um Marketplace de apps que integram com o Zoho CRM, que incluem marcas como PandaDoc, WooCommerce, Dropbox, EventBrite ou Twilio. Isto permite que o CRM seja potenciado com várias apps e que as suas funcionalidades sejam aumentadas, além das que já existem originalmente na tecnologia. Também o SugarCRM funciona numa lógica de apps disponíveis num Marketplace, que inclui o LinkedIn Sales Navigator ou o PandaDoc.

Do ponto de vista de integrações nativas, o Zoho inclui a integração com todo o universo Google, incluindo o Gmail, e no SugarCRM esta integração está disponível por um preço adicional. Também a integração com Google Adwords é paga à parte no SugarCRM e está disponível nativamente no Zoho CRM, a partir da versão Professional.

Qual o melhor CRM para a minha empresa?

Caso não tenha uma equipa com skills de desenvolvimento dentro da sua empresa, ou se essa empresa não tiver disponibilidade para se dedicar à personalização do SugarCRM, o Zoho CRM talvez seja uma melhor opção. Uma vez que o sistema de CRM se deve adaptar aos processos da empresa, e não o contrário, torna-se mais fácil personalizar o Zoho CRM sem qualquer necessidade de conhecimento de programação.

De qualquer modo, é sempre essencial que o processo de escolha da tecnologia mais indicada para o seu negócio seja acompanhada por especialistas em MarTech, como a Liminal, que ajudarão em todo o processo de ponderação, implementação e apoio à utilização da tecnologia. Apenas deste modo conseguirá assegurar que as tecnologias de marketing e vendas contribuem para o sucesso do negócio.

Solicite um diagnóstico à sua empresa e fale com um especialista Liminal.

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