Zoho vs. Salesforce: Qual a melhor opção CRM?

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Quando o assunto é CRM, provavelmente uma das primeiras marcas em que pensa é a Salesforce. No entanto, existem outras tecnologias igualmente poderosas, como o Zoho, que devem ser ponderadas antes de tomar a decisão de qual o CRM ideal para a sua empresa. Descubra abaixo os prós e contras de cada plataforma.

Sobre o Salesforce

O Salesforce é um software CRM que proporciona a gestão e fortalecimento de relações entre as empresas e o seu público. Além de ter uma interface user-friendly, é um sistema completo e integrado, ou seja, toda a informação relevante encontra-se numa única e simples plataforma. Foi considerado um dos CRM mais eficazes do mercado, classificado como a #1 plataforma tendo por base os registos de 2018 no Revenue Market Share Worldwide.

O Salesforce permite às empresas compreender as necessidades dos seus consumidores e solucionar os problemas apresentados pelos mesmos através da análise e interpretação da informação registada. Esta ferramenta proporciona às empresas a captação de clientes, perceção de possíveis consumidores e a gestão de todas as interações, provenientes da recolha e análise de dados.

Sobre o Zoho CRM

O Zoho tem ganho popularidade nos últimos anos, sobretudo devido ao grande poder das suas tecnologias, desenhadas para albergar todos os departamentos de uma empresa, e à elevada capacidade de customização. Além disto, apresenta uma das melhores relações qualidade/preço do mercado.

Atualmente, o Zoho conta com mais de 45 milhões de utilizadores em todo o mundo e é utilizado por empresas como a Amazon, o Facebook, a Netflix ou a Caetano Retail.

Zoho vs. Salesforce: O Duelo

1. Preço

Esta é uma das principais diferenças entre as duas tecnologias. O ponto forte do Zoho é, sem dúvida, a relação qualidade/preço. Cada uma das tecnologias está disponível pelos seguintes preços:

Zoho
  • Zoho CRM Standard: 12€ user/mês
  • Zoho CRM Professional: 20€ user/mês
  • Zoho CRM Enterprise: 35€ user/mês
  • Zoho CRM Ultimate: 45€ user/mês
Salesforce
  • Salesforce Essentials: 23€ user/mês
  • Salesforce Professional: 69€ user/mês
  • Salesforce Enterprise: 139€ user/mês
  • Salesforce Unlimited: 278€ user/mês

O Zoho CRM está também disponível no Zoho One, o bundle completo de mais de 40 aplicações da Zoho que permite fazer a transformação digital de todos os departamentos da empresa, por 35€ user/mês. Além do CRM, o Zoho One inclui aplicações destinadas às áreas de Marketing, Vendas, Suporte ao cliente, Contabilidade, Recursos Humanos, Gestão de Projetos, entre outras.

2. Gestão de contactos

A gestão de contactos é uma das partes mais importantes de qualquer CRM. É importante que este módulo seja user-friendly e consiga captar informação relevante de modo rápido e simples. São estas características que irão fazer a diferença no tempo de inserção e pesquisa de informações sobre cada conta, contacto, oportunidade comercial e atividades de marketing e vendas.

Para facilitar a pesquisa de informações firmográficas e outras atividades relevantes, o Salesforce usa o Einstein EI, um assistente de inteligência artificial que ajuda a completar, automaticamente, todo o histórico e informações relevantes relacionadas com cada conta e contacto.

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Interface de contactos do Salesforce

A Zoho tem igualmente um assistente de inteligência virtual, a Zia, que ajudará a completar informações sobre contas e contactos, baseadas nas informações que constam na base de dados global da Zoho.

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Interface de contas da Zoho

Em termos de interface e gestão de contas e contactos, tanto a Salesforce como a Zoho são excelentes opções, integrando atividades relacionadas, como oportunidades comerciais, interações de marketing, campanhas, e-mails, telefonemas, reuniões, entre outras, e permitindo obter uma visão 360º de cada conta e contacto.

3. Analítica

A analítica é um dos pontos fortes da Zoho e, nesta área, ganha à Salesforce pela facilidade de criação de reports e dashboards para controlo dos principais KPI. Enquanto que no Salesforce é necessário obter uma tabela da base de dados da informação que será analisada e só posteriormente é que poderá ser convertida em dashboards, no Zoho esta criação é muito mais simples, com funções drag-and-drop para adicionar ou remover os dados analisados.

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Criação de reports no Salesforce

Todos os relatórios disponíveis no Zoho são totalmente personalizáveis e a plataforma disponibiliza 40 relatórios padrão que podem ser utilizados com um simples clique.

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Criação de reports no Zoho

4. Acesso mobile

Tanto a Zoho como a Salesforce têm apps, disponíveis para iOS e Android, que permite aceder ao CRM a partir de qualquer dispositivo móvel. O acesso mobile é particularmente relevante para empresas que tenham grande parte da força de vendas fora do escritório e necessitem de atualizar rapidamente o estado e detalhes de oportunidades, contas e contactos.

A app do Salesforce permite aceder ao calendário, atualizar contactos, contas e oportunidades, bem como as tarefas relacionadas, partilhar ficheiros, ver dashboards, entre outras possibilidades. É também possível usar a app para ligar diretamente aos contactos e fazer este registo automaticamente no CRM e gravar notas em áudio.

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App do Salesforce

As funcionalidades presentes na app do Zoho CRM são semelhantes. Inclui o acesso ao calendário, encontrar potenciais clientes que estão por perto (através de geolocalização), atualizar informações relacionadas com contas, contactos e oportunidades, aceder aos relatórios, ver o newsfeed da equipa, entre outras funcionalidades. Caso atualize algum dado quando o dispositivo está sem acesso à internet, o Zoho irá sincronizar essa informação automaticamente assim que o acesso online for novamente estabelecido.

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App do Zoho CRM

5. Integrações

A integração do CRM com a restante stack tecnológica é um dos pontos-chave para o sucesso do projeto e adoção da ferramenta. O CRM deve estar integrado com o website, com a ferramenta de Automação de Marketing, com o e-mail, com o ERP e com todas as outras tecnologias que captam dados relevantes para perceber o funcionamento da empresa.

Tanto o Zoho CRM como o Salesforce têm um marketplace de integrações nativas que permitem conectar as principais aplicações, como Mailchimp, HubSpot, Outlook, Gmail, etc. No entanto, o Salesforce destaca-se ao oferecer mais de 2 900 apps disponíveis no AppExchange e que são desenhadas para expandir as funcionalidades do Salesforce em várias áreas, desde vendas, marketing, suporte ao cliente, finanças ou recursos humanos.

Battlecard – Zoho CRM vs. Salesforce

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Qual a melhor opção para a minha empresa?

Ao decidir qual o CRM mais adequado para a sua empresa, deve ter em conta quais os objetivos que quer atingir. Se necessitar de um CRM potente, capaz de evoluir e adaptar-se ao longo do tempo, a resposta poderá ser Salesforce. Se preferir adquirir um CRM igualmente poderoso, mas a um preço mais acessível, o Zoho é o mais indicado.

Independentemente da plataforma escolhida, a contribuição das MarTech (tecnologias de marketing) para o sucesso apenas se verifica quando são aplicadas em conformidade com a restante estratégia e objetivos da empresa.

Para auxiliar na escolha do software mais adequado para a sua empresa, poderá consultar o nosso eBook “Como escolher um CRM”, que ajudará a delinear melhor a sua estratégia de integração deste sistema, de acordo com as suas necessidades e objetivos.

É igualmente fundamental procurar especialistas em MarTech (marketing technologies), como a Liminal, que ajudarão a escolher e implementar a melhor solução para a sua empresa.

Solicite um diagnóstico à sua empresa e fale com um especialista Liminal.

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