Zoho vs. Microsoft Dynamics 365: O frente-a-frente

A grande variedade de CRM do mercado pode tornar difícil a perceção de qual o software mais indicado para cada negócio. Exatamente por isso, analisámos o CRM de dois dos grandes gigantes tecnológicos, Zoho CRM e Microsoft Dynamics 365 de modo a conduzir mais facilmente os gestores para a escolha da alternativa que melhor se aplica. Leia abaixo a nossa análise a estes dois software.

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Sobre o Microsoft Dynamics 365

O CRM da Microsoft está incluído em diferentes packages do Dynamics 365, dependendo do objetivo final da sua utilização:

  • Dynamics 365 for Sales;
  • Dynamics 365 for Customer Service;
  • Dynamics 365 for Field Service;
  • Dynamics 365 for Project Service Automation.

O Dynamics 365 é uma plataforma da Microsoft que permite o registo e análise das atividades em todas as áreas empresariais, constituída por diferentes aplicações, nomeadamente o Dynamics CRM. Por ser da Microsoft, o Dynamics permite aos seus users terem acesso a conteúdos próprios da empresa possibilitando, por exemplo, a integração entre o Office 365 e o LinkedIn.

O CRM da Microsoft tem um elevado grau de personalização, sendo possível adaptar a plataforma de acordo com a realidade de cada empresa. Assim sendo, pode ser usada por qualquer entidade, de qualquer dimensão ou volume de negócios.

Sobre o Zoho CRM

O Zoho tem ganho popularidade nos últimos anos, sobretudo devido ao grande poder das suas tecnologias, desenhadas para albergar todos os departamentos de uma empresa, e à elevada capacidade de customização. Além disto, apresenta uma das melhores relações qualidade/preço do mercado.

Atualmente, o Zoho conta com mais de 45 milhões de utilizadores em todo o mundo e é utilizado por empresas como a Amazon, o Facebook, a Netflix ou a Caetano Retail.

Zoho vs. Microsoft: O frente-a-frente

1. Preço

No fator preço, o Zoho CRM é quase imbatível, sobretudo quando analisamos a relação preço/qualidade. Cada uma das tecnologias está disponível pelos seguintes preços:

Zoho CRM
  • Zoho CRM Standard: 12€ user/mês
  • Zoho CRM Professional: 20€ user/mês
  • Zoho CRM Enterprise: 35€ user/mês
  • Zoho CRM Ultimate: 45€ user/mês

O Zoho CRM está também disponível no Zoho One, o bundle completo de mais de 40 aplicações da Zoho que permite fazer a transformação digital de todos os departamentos da empresa, por 35€ user/mês. Além do CRM, o Zoho One inclui aplicações destinadas às áreas de Marketing, Vendas, Suporte ao cliente, Contabilidade, Recursos Humanos, Gestão de Projetos, entre outras.

Microsoft Dynamics 365

O pricing do Microsoft Dynamics é um pouco mais complexo, sobretudo tendo em conta que o CRM está incluído em diferentes packages. Este preço irá depender não só do objetivo de cada package (Marketing, Vendas, Suporte, etc.), mas também se a organização usa outras aplicações do Dynamics 365 ou se a organização tem uma aplicação qualificável do Dynamics 365. Como referência, a versão Profissional do Microsoft Dynamics 365 custa cerca de 55€/mês para o primeiro utilizador e cada utilizador adicional custa cerca de 17€/mês.

2. Adaptabilidade

Em termos de adaptabilidade, ambos os software são altamente personalizáveis para se aproximarem da realidade de empresas de diferentes indústrias e dimensões. Tanto no Zoho CRM como no Microsoft Dynamics 365 é possível criar campos à medida, que tornam este software altamente flexível. No entanto, a criação de módulos personalizados apenas é possível no Zoho CRM, e não no Microsoft Dynamics 365.

3. Implementação

Em termos de facilidade de implementação, o Zoho CRM tem um processo mais simples e rápido do que o Microsoft Dynamics 365. No entanto, o Microsoft Dynamics 365 está disponível nas versões Cloud, On-Premise e Híbrido, enquanto que o Zoho CRM apenas está disponível na versão Cloud.

4. Integrações e Inovação

Em termos de integrações com apps externas, o Zoho CRM tem a vantagem de integrar nativamente com todo o universo Google, incluindo Gmail. Para obter esta integração no Microsoft Dynamics 365 é necessário comprá-la adicionalmente. Tanto a Zoho como a Microsoft têm marketplaces de integrações que permitem expandir a capacidade do CRM.

Também em termos da integração de features de inovação, como o assistente de inteligência artificial, a Cortana apenas está disponível se a integração com o Microsoft Dynamics 365 for comprada à parte, enquanto que a assistente virtual da Zoho, a Zia, está disponível no CRM sem qualquer custo adicional.

As capacidades de inteligência artificial presente no Zoho CRM incluem a previsão da conversão de leads e negócios, a indicação da melhor hora para contactar cada contacto, entre outras funcionalidades.

5. Funcionalidades

Em termos de funcionalidades, os dois CRM são muito parecidos, contendo as features essenciais para melhorar o dia-a-dia dos profissionais de marketing e vendas, como a gestão de contas, contactos, leads ou o registo de chamadas, notas, reuniões e eventos.

Adicionalmente, o Zoho CRM apresenta uma funcionalidade de Sales Forecasting, localização de prospects e clientes que estão próximos geograficamente, partilha de e-mails ou segmentação de visitantes no CRM. Outras ferramentas que estão disponíveis no Zoho e são pagas adicionalmente no Microsoft Dynamics 365, ou não existem de todo, são o scoring, o Email Parser (que permite selecionar e exportar automaticamente dados úteis dos e-mails), integração com redes sociais para análise dos contactos, portal de clientes, criação de módulos personalizados, vista de listas personalizadas, criação de dashboards personalizados ou gestão de parceiros.

Também as capacidades de marketing do Zoho CRM são um ponto forte da ferramenta. Além do foco nas vendas, o Zoho tem várias funcionalidades de marketing, como o tracking e identificação dos utilizadores que visitam o website, a incorporação de formulários para captação de leads, scoring de contactos, contas e leads, workflows ou integração de e-mail marketing, que fazem com que, mais do que um simples CRM, o Zoho seja uma plataforma que permite alinhar marketing e vendas e ter uma visão 360º de toda a experiência do cliente.

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Zoho CRM
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Microsoft Dynamics 365

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Qual a melhor opção para a minha empresa?

Se a indecisão de qual o melhor CRM para a sua empresa está, sobretudo, entre Zoho e Microsoft, o fator que irá fazer a diferença é o preço. Se a sua empresa necessita de poucos utilizadores e tem uma dimensão mais reduzida, o Zoho CRM servirá perfeitamente para as suas necessidades. No entanto, se a organização tiver muitos colaboradores e for mais complexa, o Microsoft Dynamics 365 poderá ser uma boa alternativa.

Independentemente da plataforma escolhida, a contribuição das MarTech (tecnologias de marketing) para o sucesso apenas se verifica quando são aplicadas em conformidade com a restante estratégia e objetivos da empresa.

Para auxiliar na escolha do software mais adequado para a sua empresa, poderá consultar o nosso eBook “Como escolher um CRM”, que ajudará a delinear melhor a sua estratégia de integração deste sistema, de acordo com as suas necessidades e objetivos.

É igualmente fundamental procurar especialistas em MarTech (marketing technologies), como a Liminal, que ajudarão a escolher e implementar a melhor solução para a sua empresa.

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