Zoho: a empresa SaaS mais bem sucedida de que nunca ouviu falar, segundo a Forbes

Talvez não seja por acaso que, em Março de 2020, a Forbes tenha lançado um artigo intitulado “Zoho: The Most Successful SaaS Company You May Have Never Heard Of”. Embora mais discreta do que empresas como a Salesforce ou a HubSpot, a Zoho tem conquistado cada vez mais clientes e evangelistas, sobretudo devido à qualidade e capacidade de personalização das suas soluções. Também a capacidade de inovação da empresa, que lança constantemente atualizações e acrescenta novas funcionalidades às suas soluções é um ponto a salientar. Mas, há muitos mais. Descubra abaixo tudo o que deve saber sobre a Zoho e porque deve manter este gigante tecnológico em vista.

Zoho: A inovar há mais de 20 anos

A história da Zoho começa em 1996, quando Sridhar Vembu cria, nos Estados Unidos da América, a “AdventNet”, uma empresa focada em gestão de redes. Com o aparecimento do SaaS (Software as a Service) a empresa alterou a sua estratégia e o foco passou a ser o desenvolvimento de software personalizável e adaptável na Cloud, que pudesse ser utilizado por empresas de qualquer dimensão e indústria. Surgem, assim, em 2005, as primeiras aplicações da Zoho: o Zoho CRM e o Zoho Writer (atualmente mais conhecido por Zoho Docs).

Ao longo dos anos, foram sendo criadas várias aplicações Zoho e a empresa altera o nome para Zoho Corp em Março 2009. Atualmente, a Zoho conta com mais de 40 aplicações que permitem fazer a transformação digital de várias áreas da empresa, desde os recursos humanos e o marketing e vendas, até à área financeira e de pós-venda.

Porque é que nunca ouvi falar da Zoho?

A Zoho tem uma maneira muito própria de agir no mundo dos negócios. Ainda tocando na história da empresa, em 2000 o fundador da Zoho tornou-se conhecido por ter rejeitado um investimento de capital de 200 milhões de dólares, para manter a independência da empresa. Ainda hoje, a Zoho é uma empresa privada rentável com mais de 7 000 colaboradores, que mantém a sua independência, mesmo depois de várias tentativas de investimento externo para controlar a empresa.

Outro fator que diferencia a Zoho é que prefere investir dinheiro no desenvolvimento de produtos e suporte ao cliente, do que em vendas e marketing. Talvez seja por este motivo que nunca ouviu falar da Zoho. Todo o seu crescimento aconteceu de modo orgânico e deve-se ao reconhecimento da qualidade das suas soluções por parte dos utilizadores. Ao não investir grandes quantias em publicidade, a Zoho consegue manter uma política de preço acessível a qualquer empresa e manter o foco na melhoria e inovação das suas soluções.

Enquanto organização, e com toda a competição que existe no mundo tecnológico pelos melhores talentos, a Zoho foca-se em oferecer as melhores condições aos seus colaboradores para conseguir reter o talento. Exemplo disso é a Zoho School, a própria universidade da empresa, que oferece bolsas de estudo para estudantes sem recursos e gerou, até ao momento, 15% da força de trabalho da empresa.

Qualidade reconhecida pelos utilizadores

Atualmente a Zoho conta com mais de 50 milhões de utilizadores e um percurso repleto de prémios. No portefólio de clientes podem encontrar-se nomes como Amazon, Facebook, KPMG, Netflix, Renault ou HP. Ao longo da sua história, destacam-se prémios como:

  • Zoho CRM – Vencedor de Customer Choice & Editor’s Choice da PCMag, em 2019
  • Zoho CRM – Escolha dos clientes do Gartner Peer Insights para Sales Force Automation, em Abril de 2019
  • Zoho CRM – Software World – Vencedor de Best Lead Management Software, em 2019
  • Zoho Social – Escolha dos clientes do Gartner Peer Insights para Gestão de Redes Sociais, em Fevereiro de 2020
  • Zoho – Vencedor do Webware 100 Awards, em 2009

Pode conhecer mais prémios atribuídos à Zoho e ao Zoho CRM aqui.

Zoho One: +40 aplicações que permitem fazer a transformação digital da empresa

O Zoho One é o bundle das várias aplicações da Zoho, sendo a melhor escolha para as empresas que desejam obter uma visão holística da organização utilizando uma só plataforma. É uma das tecnologias mais user-friendly e com melhor relação qualidade/preço do mercado, pelo que se torna a alternativa ideal para realizar a transformação digital de qualquer empresa, independentemente do setor de atividade e da sua dimensão. O Zoho One está disponível a partir de 30€/mês.

Demo Online: Veja a tecnologia em ação

Para entender o verdadeiro potencial da tecnologia, não há nada melhor do que vê-la em ação. Assista ao Webinar e descubra:

✔ Como gerir toda a jornada do cliente com o Zoho CRM;
✔ Como personalizar as interações da marca com o Zoho MarketingHub;
✔ Como fazer a gestão eficiente dos tickets de suporte ao cliente Zoho Desk;
✔ Como gerir eficazmente os projetos da empresa com o Zoho Projects;
✔ Como iniciar o processo de transformação digital da sua empresa.

Demo Zoho, Zoho Portugal

Feedback
5 de 5 estrelas. 1 votos.
O meu feedback:

Leave a Reply