Mesmo sem nos apercebermos, a inteligência artificial (IA) já está presente em grande parte do nosso dia-a-dia. Desde o momento em que assistimos à Netflix, até ao algoritmo das redes sociais, os conteúdos apresentados são escolhidos ao pormenor, segundo as nossas preferências e comportamentos com a plataforma. A inteligência artificial também já se faz sentir nas empresas, e é usada, sobretudo, para simplificar e auxiliar o dia-a-dia dos vários departamentos. Por exemplo, a IA é muito útil para agilizar o processo de introdução de informação sobre contas e contactos. No caso do Zoho, a própria tecnologia tem uma linguagem de programação, o Zoho Deluge, que permite que qualquer programador desenvolva funcionalidades que usam a inteligência artificial e que podem ser aplicadas em qualquer app da Zoho, incluindo o CRM. Saiba abaixo o que é o Zoho Deluge e como usar a inteligência artificial para facilitar o seu dia-a-dia.
O que é o Zoho Deluge?
O Deluge, ou Data Enriched Language for the Universal Grid Environment, é a linguagem de programação desenvolvida pela Zoho, para que qualquer programador consiga personalizar qualquer aplicação Zoho. Algumas partes do código são disponibilizadas pela própria Zoho para facilitar a aprendizagem e aplicação da linguagem, tornando-a flexível e rápida de moldar.
Como usar o Deluge para aplicar inteligência artificial no meu Zoho CRM?
A Zoho anunciou recentemente novas funções no Deluge que permitem aplicar cada vez mais funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial no dia-a-dia das empresas que usam as aplicações do universo Zoho. Alguns exemplos:
- Análise de Sentimento – Interpretação de texto para prever se é uma emoção positiva, negativa ou neutra.
- Identificação de Linguagem – Identificação da linguagem em que determinado texto está escrito.
- Análise de informação do Telefone – Fornece o dispositivo, rede, localização, fuso horário e outras informações relacionadas com um determinado número de telefone.
- Reconhecimento de Texto – Reconhecimento automático do texto presente em imagens ou ficheiros PDF.
- Identificação de Entidades Nomeadas – Extração de parâmetros relevantes em determinado texto. Por exemplo, na frase “Eu sou Professor”, o Zoho percebe automaticamente que a ocupação profissional daquele contacto é “Professor”. Há vários parâmetros que o Zoho é capaz de reconhecer, como país, cidade, estado, região, código-postal, código de país, pessoa, organização, locais, planetas, ocupação profissional, comida, plantas, animais, cores, elementos, emojis, skills, grau académico, datas, etc.
- Análise de Endereços – Decomposição de um determinado endereço em vários elementos, como cidade, código-postal, região, distrito, etc.
- Tradução – Tradução automática do texto inserido.
A forma de aplicação destes exemplos é ilimitada, podendo ser adaptados a diferentes contextos, realidades e necessidades.
Departamento de Marketing
Um dos objetivos de qualquer Marketeer é entender qual a recetividade das suas comunicações com o público-alvo. Isso é facilitado através da “Análise de Sentimento” do Zoho Deluge. Ao receber uma resposta a uma newsletter, por exemplo, o Zoho irá automaticamente indicar se aquela mensagem é positiva, negativa ou neutra.
Departamento de Vendas
A equipa de Vendas pode usar a inteligência artificial do Zoho Deluge para aumentar a rapidez da inserção e tratamento dos dados no CRM. Ao usar as funcionalidades de “Análise de Endereços”, será mais fácil decompor uma única morada em vários elementos, como código-postal, cidade ou distrito, que serão automaticamente adicionados ao CRM.
Departamento de RH/Empresas de RH
A “Identificação de Entidades Nomeadas” é particularmente útil para departamentos ou empresas de Recursos Humanos, que lidem com grande volume de dados. Estas empresas podem usar a inteligência artificial para fazer uma primeira triagem dos CVs recebidos e, automaticamente, separá-los por skills, grau académico, experiência profissional, etc. Esta funcionalidade poderá poupar muito tempo na análise das candidaturas recebidas e acelerar todo o processo de RH.
Também a extração automática do texto, através da funcionalidade de “Reconhecimento de Texto” do Zoho Deluge pode simplificar o tratamento dos dados e aumentar a rapidez do processo de seleção dos candidatos.
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Enquanto especialistas em tecnologias de marketing e parceiro Zoho, a Liminal conta com o know-how necessário para garantir que o desenvolvimento de funcionalidades de Inteligência Artificial em Zoho Deluge é aplicado da melhor forma e adaptado à realidade da sua empresa.
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