Voucher para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais

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Foram abertas as candidaturas ao Voucher para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais no passado dia 25 de novembro. Trata-se de uma medida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o desenvolvimento de modelos de negócio, produtos ou serviços digitais com um contributo positivo para a transição climática.

Aviso de N.º 10/C16-i02/2022

O que é e a quem se destina o Voucher para Startups?

O objetivo é desenvolver modelos de negócio, produtos ou serviços digitais com um contributo positivo para a transição climática através da elevada eficiência na utilização de recursos, que permitam:

  • A redução dos impactos da poluição.
  • Fomentar a economia circular.
  • Constituir novas soluções de produção energética.
  • A utilização de Dados Abertos ou de Inteligência Artificial.

Com um financiamento de até 30 000€, o Voucher para Startups – Novos Produtos Digitais irá beneficiar essencialmente PME (com certificado PME) e Startups criadas há menos de 10 anos, de todo o território nacional, incluindo Açores e Madeira.

O processo de seleção é efetuado trimestralmente, considerando a data de entrada de candidaturas, e o primeiro processo de seleção irá acontecer em janeiro de 2023, com a seguinte hierarquização:

  1. Relevância do projeto face aos objetivos da medida.
  2. Capacidade de implementação dos beneficiários.
  3. Impacto do projeto na competitividade dos beneficiários.

Quais as despesas elegíveis do Voucher para Startups?

Os tipos de projetos elegíveis constituem uma das seguintes opções:

  • Apoio ao crescimento – Financiamento de Startups em fase de arranque.
  • O apoio a participação em programas de ignição e aceleração – Financiamento de Startups que se candidatem a programas de ignição e aceleração.
  • O apoio ao desenvolvimento de projetos piloto – financiamento destinado à demonstração de tecnologia ou modelo/negócio.

Das quais são elegíveis as despesas detalhadas abaixo:

  • Custos com recursos humanos existentes ou a contratar, destinados às atividades a desenvolver no âmbito do projeto até ao valor de 75% do total dos custos elegíveis.
  • Despesas com acreditação ou certificação tecnológica de recursos humanos.
  • Aquisição de Serviços Externos Especializados, tais como serviços de apoio à digitalização de processos de negócios, serviços de marketing, de desenvolvimento de produtos e serviços, de consultoria e de outros serviços especializados para a prossecução dos objetivos do projeto.
  • Aquisição ou aluguer operacional de equipamentos, bem como custos de licenciamento ou de subscrição de software, destinado às atividades a desenvolver no âmbito do projeto.
  • Custos com a proteção/valorização de direitos de propriedade intelectual.
  • Custos indiretos – Os custos indiretos previstos, são calculados com base em custos simplificados, assentes na aplicação da taxa fixa de 15% dos custos com recursos humanos.

Execução financeira

O financiamento abrange todo o território nacional, incluindo Madeira e Açores e a taxa de financiamento é de 100% não reembolsável a fundo perdido. A duração dos projetos têm um período máximo de 18 meses, desde a data do Termo de Aceitação, não podendo o projeto estar iniciado à data de apresentação do mesmo.

Decorrerá um adiantamento inicial com a assinatura do Termo de Aceitação, no montante de 5.000 euros a par de 4 adiantamentos trimestrais, no valor de 5.000 euros. O pagamento final é de 5.000 euros, com a apresentação de pedido de pagamento final (com as despesas elegíveis realizadas), a submeter até 90 dias após a conclusão física e financeira do projeto.

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“70% das PME portuguesas não têm uma estratégia definida para a transição digital.”

– Rogério Canhoto, Chief Business Officer da PHC – WebTalk “Digitalização das Empresas Portuguesas com recurso a fundos europeus”

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