O programa COMPETE 2020 foi pensado com o objetivo de melhorar a competitividade e a internacionalização da economia portuguesa no período de 2014 a 2020. Para tal, foram mobilizados Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, com a ajuda dos quais se pretende a convergência com as economias mais desenvolvidas da UE, a criação de emprego qualificado e o crescimento inteligente e inovador. Em janeiro deste ano surgiu a iniciativa do Vale Comércio, enquadrado na categoria “Vale Inovação” da qualificação de micro e PMEs, no âmbito do Sistema de Incentivos do Portugal 2020.
A Liminal submeteu-se ao “Processo de Acreditação de Entidades para a Prestação de Serviços de Inovação – Vale Comércio” e obteve uma resposta favorável, no passado dia 28 de junho.
Esta acreditação procura ajudar a melhorar a iniciativa empresarial nos setores do comércio, serviços e restauração, através do suporte em áreas como: inovação organizacional e gestão, criação de marcas e design, qualidade e economia digital e TIC.
Sobre o Vale Comércio do P2020
Quem pode candidatar-se?
Empresas com atividades económicas nos setores do comércio, serviços e restauração.
Em que atividades, incluídas nos apoios, a Liminal me pode ajudar?
- Inovação organizacional e gestão, nomeadamente:
- Desenvolvimento de estratégia de atendimento e fidelização de clientes, com base
em estudos do comportamento do cliente; - Apoio na definição e otimização de soluções de logística e distribuição, incluindo
no âmbito de processos de desenvolvimento e implementação de modelos de eCommerce.
- Desenvolvimento de estratégia de atendimento e fidelização de clientes, com base
- Criação de marcas e design, nomeadamente:
- Estudos de identidade gráfica para o estabelecimento/produto;
- Economia digital e TIC, abrangendo serviços de consultoria para a definição de
modelos de negócio com vista à inserção das PME na economia digital, que permitam a
concretização de processos desmaterializados com clientes e fornecedores, assim
contribuindo para a sua promoção internacional, nomeadamente:- Desenvolvimento da presença web, incluindo websites, lojas online, plataformas de eCommerce nacionais e internacionais e redes sociais, através:
- i) da conceção de conteúdos digitais (content marketing);
- ii) da recolha, do tratamento, da análise e da visualização dos volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital (web analytics); e
- iii) da utilização de ferramentas de promoção digitais;
- Serviços de certificação de site e lojas online, através da avaliação da sua conformidade para com a legislação portuguesa e as melhores práticas europeias;
- Digitalização dos modelos de negócio e a desmaterialização de processos com clientes e fornecedores, designadamente por via de sistemas de gestão integrados;
- Desenho de soluções para a gestão e conciliação automática de pagamentos com expansão das modalidades de pagamento.
- Desenvolvimento da presença web, incluindo websites, lojas online, plataformas de eCommerce nacionais e internacionais e redes sociais, através:
Qual o valor máximo por candidatura?
No âmbito do Vale Comércio, o incentivo máximo que pode ser concedido a cada Vale é de 5.000€ para os serviços acima previstos.
[btnsx id=”321″]
Para além da área da Inovação, na qual se insere a Liminal, foram também escolhidas entidades prestadoras de serviços de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, Empreendedorismo e Internacionalização. O objetivo é, então, que as micro e PMEs trabalhem em conjunto com as entidades acreditadas e assim consigam conhecer melhor o mercado e impulsionar os seus negócios de forma sustentável tendo em vista as metas definidas pelo programa COMPETE 2020.
Poderá encontrar mais informações sobre os Vales Comércio.