Transformação Digital nas Vendas: A Importância do CRM

A tecnologia tem transformado o dia-a-dia de vários departamentos dentro das empresas. O departamento de Vendas não foge à regra e, atualmente, existem várias soluções que ajudam a otimizar e facilitar o dia-a-dia dos comerciais. Embora seja fácil perceber a importância da utilização de ferramentas como o CRM – Customer Relationship Management para conseguir gerir mais eficazmente toda a relação com o cliente, mais de metade das empresas ainda não utilizam este sistema (HubSpot, 2016).

Descubra abaixo o que é um CRM e como esta ferramenta ajuda a otimizar o trabalho do departamento de Vendas e, assim, gerar mais lucro para o seu negócio.

O que é um CRM e o que resolve?

O Customer Relationship Management (CRM) é um sistema que gere toda a relação com o cliente, visando a sua satisfação e fidelização a partir da automatização e organização de processos. Deste modo torna-se possível reduzir custos e aumentar os lucros do negócio.

Mas mais do que um software, o CRM é um mindset onde o marketing, as vendas e o serviço ao cliente andam de mãos dadas. Foi criado quando se reconheceu a necessidade de ajudar as empresas a gerir todo o ciclo de venda e de vida dos clientes.

Os avanços no mundo digital tornaram o CRM mais inteligente e sofisticado, e por isso este pode estar totalmente integrado com todos os canais de comunicação, ser automatizado, armazenar e analisar uma quantidade grande de dados. Contudo, é imprescindível um tratamento da informação que garanta a qualidade dos dados e potencie o sucesso do sistema.

A qualidade de um sistema CRM mede-se pela qualidade dos dados que este contém.

Dicas para tirar o melhor proveito do CRM

1. Organizar a BD já existente

Antes do tracking dos deals começar a ser feito no CRM, é importante que o sistema esteja personalizado para os detalhes do negócio e para as fases do funil de marketing e vendas da empresa. É também importante organizar as bases de dados e toda a informação já existente. Comece por organizar os dados de clientes numa tabela que possa ser importada depois. Isto fará com que consiga perceber qual a informação que está em falta.

2. Instalar uma extensão que conecte o e-mail e o CRM

Assim que a equipa de Vendas começar a utilizar o CRM, é importante que seja instalada uma extensão que faça a ligação entre o e-mail e o CRM de cada elemento da equipa. Assim, torna-se possível integrar os dois sistemas e manter um histórico atualizado de todos os e-mails enviados no CRM, de modo totalmente automático.

3. Integrar o website e o CRM

É importantíssimo que o CRM esteja integrado com o website. Apenas desta forma será possível perceber o comportamento de cada contacto e, assim, adaptar a abordagem comercial para aumentar a probabilidade de venda. Ao ter os dois elementos conectados é possível perceber, por exemplo, quais as páginas que cada utilizador viu, quanto tempo passou em cada uma ou onde clicou. A partir desta informação, consegue perceber-se quais os produtos ou serviços em que aquele contacto está mais interessado e focar a abordagem comercial para essa oferta.

Outro benefício é que todo o histórico de interações com a empresa fica registado num único sítio: o Customer Relationship Management. Assim, torna-se possível saber que um utilizador que esteve hoje no website, já o tinha visitado há 6 meses, por exemplo.

4. A plataforma deve estar em constante evolução

As grandes mudanças levam sempre tempo e cada empresa levará o seu tempo a adaptar-se. Depois de começar a usar o CRM, é importante que o sistema esteja em contínua evolução e que seja adaptado para processos e detalhes específicos do negócio e da própria empresa. Assim, é importante recolher o feedback da equipa e registar quais as ações que podem ser melhoradas.

CRM: O software essencial para o sucesso

Quando bem utilizado, o CRM é um dos sistemas que mais contribuem para o crescimento da empresa.

Segundo um estudo da Cloudswave, 75% dos Gestores Comerciais admitem que o CRM os ajuda a conduzir e aumentar as vendas.

Com centenas de opções de Customer Relationship Management disponíveis no mercado, pode ser difícil perceber qual a melhor alternativa e saber se está a tomar a decisão certa para o seu negócio. Exatamente por este motivo, elaborámos o eBook “Como Escolher um CRM“, que guia esta jornada passo a passo, de modo a garantir que escolhe a melhor opção para a sua empresa.

Nestas situações é também fundamental procurar especialistas em MarTech (marketing technologies), como a Liminal, que saibam como ajudar na escolha e implementação de um sistema CRM. Solicite um diagnóstico à sua empresa e fale com um especialista Liminal.

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