Transformação Digital: Tecnologia ou Estratégia?

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No próximo dia 17 de abril, terá lugar no Porto, a conferência promovida pela revista Executive Digest e pela Católica Porto Business School, com o tema “Transformação Digital: tecnologia ou estratégia?”. A Liminal foi convidada a apresentar um dos nossos casos de sucesso, ao lado de empresas como a Worten Portugal, Toyota Motor Corporation, Fidelidade e Accenture.

A crescente utilização das mais recentes tecnologias digitais tem um enorme impacto sobre as empresas, seja qual for o setor, atividade ou mercado. Contudo, a Transformação Digital vai muito além da incorporação dessas novas tecnologias no interior das organizações.

“A ideia chave é que a transformação digital é a “estratégia”, e não mera “tecnologia”. Não há uma estratégia pura digital, mas sim uma estratégia global de negócio e da empresa, que é suportada por ferramentas digitais.” – Miguel Dias Fernandes, Partner PwC

Na realidade, as novas tecnologias só criam impacto positivo se constituírem oportunidade para uma mudança organizacional orientada à excelência do desempenho e obtenção de resultados, que envolva alterações estratégicas, ao nível do modelo de negócio, da liderança, da cultura, da estrutura, dos processos e das competências técnicas e humanas.

As 10 regras da Transformação Digital

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No eBook “Os 10 Mandamentos da Transformação Digital”, apresentamos as regras fundamentais que qualquer projeto de transformação digital deve respeitar, de modo a assegurar todas estas dimensões. Em síntese:

1. Ser a prioridade estratégica

Fazer da transformação digital uma prioridade estratégica com apoio contínuo da gestão de topo.

2. Realizar um diagnóstico externo 

Para detetar tendências relevantes de novas tecnologias, mudanças no panorama concorrencial, novas ideias e necessidades evidenciadas junto de clientes e fornecedores.

3. Realizar um diagnóstico interno

Para avaliar a maturidade digital da empresa, identificando quais os processos que precisam ser automatizados e digitalizados; quão digitalmente esclarecidos são os líderes e colaboradores; quão relevante é o comércio digital, ou seja, o E-Commerce e M-Commerce para o negócio; quão digitalmente habilitados são os seus produtos e serviços; quão fortes são os pontos de contacto e o relacionamento com os clientes.

4. Garantir a máxima agilidade

A estratégia de transformação deve estar focada na agilidade digital do negócio e ser acompanhada de objetivos claros, simples e mobilizadores para toda a empresa.

5. Definir uma estratégia para as tecnologias 

A estratégia deve ser definida de modo a melhorar a eficácia de todas as tecnologias existentes na empresa – desde os sistemas centrais (redes de comunicação, bases de dados), ferramentas de front-office de IT (websites, portais de cliente, mobile apps, social media), sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM – Customer Relationship Management), sistemas de automação de marketing (MAP – Marketing Automation Platform) ou sistemas de analítica, que permitem a tomada de decisão baseada em dados factuais.

6. Executar um programa de Change Management

Este programa deve ser executado no interior na organização, de modo a promover uma transformação cultural e o uso de tecnologias digitais para melhorar o desempenho do negócio.

7. Atrair, reter e formar talentos 

É importantíssimo não só atrair, mas também conseguir reter e formar colaboradores que pertencem à próxima geração (nativos digitais) ou outros (millenials), uma vez que estes já se sentem confortáveis a trabalhar num ecossistema cada vez mais digital e dinâmico.

8. Desenvolver projetos piloto 

Estes projetos ajudam a apresentar novos conceitos e preparar investimentos de maior dimensão, bem como a identificar as competências essenciais para concretizar estratégias futuras.

9. Cooperar com empresas líderes digitais

Trabalhando, por exemplo, com startups, universidades ou organizações setoriais, para acelerar o processo de inovação digital.

10. Medir, testar e melhorar rapidamente 

O mundo atual caracteriza-se pela velocidade da mudança. As pessoas resistem naturalmente às mudanças e, ainda mais, quando estas ocorrem com tal velocidade. Por isso, a transformação digital tem que ser incremental, cumulativa e consistente. Seja rápido a implementar pequenas melhorias, analise os resultados, execute as correções necessárias e avance para a próxima medida antes que a sua concorrência o faça.

Estratégia vs. Tecnologia

Sobre a dicotomia estratégia VS tecnologia, na Liminal, entendemos que a estratégia deve sempre ser pensada primeiro. Contudo, o conhecimento e domínio do que se pode fazer com as tecnologias deve influenciar e acelerar a estratégia. As tecnologias suportam a estratégia, mas também podem ter impacto em vários domínios da gestão das empresas e até ditar novas estratégias. A arte está em saber combinar estes dois pólos.

Liminal nasceu para promover a transformação digital do marketing e das vendas nas empresas, assegurando que as tecnologias são colocadas ao serviço dos resultados dos negócios e da experiência do cliente.

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2 Comments

  1. […] da importância da transformação digital, segundo a IDC, apenas 37% das empresas portuguesas têm uma estratégia de transformação digital […]

  2. […] necessidade de transformação digital está cada vez mais presente no dia-a-dia dos gestores de pequenas, médias e grandes […]

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