As martech e a Transformação Digital

A transformação digital dos negócios tem impacto em diferentes departamentos das empresas, onde o Marketing e as Vendas não são excepção. Pelo contrário, muitos dos profissionais responsáveis por estas áreas sentem a necessidade de explorar o potencial das novas tecnologias, sendo que as martech têm um papel fundamental e com impacto em múltiplos modelos de negócios e mercados.

As martech suportam o objetivo de melhorar a performance das mais diversas iniciativas de Marketing, por exemplo melhorar os níveis de exposição e notoriedade da marca e contribuir para fomentar a procura por serviços e produtos. Um desafio central nas empresas onde as martech podem gerar maior impacto transformador está no alinhamento das operações de Marketing com as operações de Gestão Comercial, contribuindo para o aumento e qualificação mais precisa das leads que passam para as Vendas e respetivo pipeline comercial.

Os últimos estudos da Gartner revelam que 33% dos orçamentos de marketing das empresas dos Estados Unidos e da Inglaterra são destinados às tecnologias de Marketing, onde ganham cada vez mais relevo as MAP – Marketing Automation Plataforms, e as soluções de apoio à Gestão comercial e de relação com os clientes, como os sistemas de Gestão de Vendas & Pipeline Comercial e de CRM – Customer Relationship Management.

Para endereçar este desafio, é cada vez mais relevante que os responsáveis pelo marketing trabalhem diretamente com os responsáveis das Vendas e em ligação estreita com as Tecnologias da informação. Como o impacto das martech vai ser cada vez maior, também os departamentos de marketing vão crescer com mais especialistas, com uma forte vertente tecnológica e digital.

Os gestores, por sua vez, sendo pressionados pelo reporting de resultados mensuráveis e com impacto direto no volume de negócios, têm de se munir de ferramentas digitais capazes de gerir todo o ciclo em torno dos seus clientes, através da gestão unificada das suas iniciativas de promoção, captação e fidelização, e promovendo uma Customer Experience mais personalizada e inovadora.

À medida que estas novas ferramentas e soluções forem utilizadas para tornar as ações de marketing mais precisas, mensuráveis e efetivas, mais as Martech se vão tornar na própria estratégia, assumindo um papel nuclear na transformação digital das empresas.

Jacinto Antunes, LiminalJacinto Antunes
Managing Partner
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