A crescente utilização das mais recentes tecnologias digitais tem enorme impacto sobre os negócio das empresas e organizações, em diferentes indústrias, atividades e mercados. A Transformação Digital – Digital Business Transformation – vai muito além da incorporação dessas novas tecnologias no interior das organizações.
Na realidade, as novas tecnologias só criam impacto positivo se constituírem a oportunidade para uma mudança organizacional orientada à excelência do desempenho e obtenção de resultados, que envolvem alterações estruturais nas empresas, ao nível do modelo de negócio, da liderança, da cultura, da estrutura organizacional e das competências técnicas e humanas.
No eBook “10 Mandamentos da Transformação Digital”, procura-se esclarecer os gestores sobre os principais mitos da transformação digital, qual o impacto da transformação digital no marketing, nas vendas e no serviço ao cliente e por onde começar a transformação da sua empresa.
Os 10 Mandamentos da Transformação Digital
1 – Prioridade Estratégica
Fazer da transformação digital uma prioridade estratégica com apoio contínuo da gestão de topo.
2. Diagnóstico Externo
Realizar um diagnóstico externo para detetar tendências relevantes de novas tecnologias, mudanças no panorama concorrencial, novas ideias e necessidades evidenciadas junto de clientes e fornecedores.
3. Diagnóstico Interno
Realizar um diagnóstico interno para avaliar a maturidade digital da empresa,
identificando:
- Quais os processos que precisam ser automatizados e digitalizados;
- Quão digitalmente esclarecidos são os seus líderes e colaboradores,
- Quão relevante é o comércio digital, ou seja, o E-Commerce, M-Commerce;
- Quão digitalmente habilitados são os seus produtos e serviços;
- Quão fortes são os pontos de contato e o relacionamento com os clientes.
4. Agilidade e Objetivos
Definir uma estratégia de transformação focada na agilidade digital do negócio e acompanhada de objetivos claros.
5. Estratégia para as tecnologias
Definir uma estratégia para as tecnologias que melhore a eficácia de:
- Sistemas centrais (redes de comunicação, bases de dados);
- Front-Office de IT (websites, portais de cliente, mobile apps, social media);
- Sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (MAP – Marketing Automation Platforms, CRM – Customer Relationship Management);
- Sistemas de Analytics para fornecer informações baseadas em evidências para apoiar a tomada de decisão.
6. Programa de Change Management
Criar um programa de change management no interior na organização que promova uma transformação cultural e o uso de tecnologias digitais para melhorar o desempenho do negócio.
7. Atrair, reter e formar recursos
Atrair, reter e formar recursos da próxima geração (nativos digitais) ou outros (millenials) que já se sentem confortáveis a trabalhar no ecossistema cada vez mais digital e dinâmico.
8. Projetos piloto
Desenvolver projetos piloto para apresentar conceitos e preparar investimentos de maior dimensão, bem como para identificar competências essenciais para concretizar estratégias futuras.
9. Cooperação
Cooperar com empresas líderes digitais, trabalhando, por exemplo, com startups, universidades ou organizações setoriais, para acelerar o processo de inovação digital.
10. Medir, testar e melhorar rapidamente
O mundo atual caracteriza-se pela velocidade da mudança. As pessoas resistem naturalmente às mudanças e ainda mais quando estas ocorrem com tal velocidade. Por isso, a transformação digital na sua empresa tem que ser incremental, cumulativa e consistente. Seja rápido a implementar pequenas melhorias, analise os resultados, execute as correções necessárias e avance para a próxima medida antes que a sua concorrência o faça.
Quais os principais mitos da transformação digital?
Faça download do eBook “10 Mandamentos da Transformação Digital” e conheça:
- Os principais mitos da transformação digital;
- Qual o impacto da transformação digital no marketing, nas vendas e no serviço ao cliente
- Por onde começar a transformação da sua empresa.

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