Trabalho remoto: Como trabalhar à distância e manter a produtividade

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O trabalho remoto é uma das tendências que mais tem crescido nos últimos anos e é já apontada, segundo o World Economic Forum, como uma das tendências críticas para o futuro do trabalho. De acordo com o INE, no segundo trimestre de 2015, eram 68 300 os portugueses que trabalhavam a partir de casa. Até ao final de 2019, este número quase duplicou para 120 700 trabalhadores. A possibilidade de trabalhar longe do escritório tornou-se realidade devido à conjuntura tecnológica que permite que, atualmente, seja apenas necessário um computador com acesso à internet para estar conectado à empresa. Em caso de crises que obrigam mesmo as organizações a adotar o teletrabalho, como a do Coronavirus, as empresas que já fizeram a transformação digital da sua cultura têm agora uma vantagem face às que ainda não passaram por este processo. Conheça abaixo o que deve ter em conta para que a sua empresa adapte o trabalho remoto e como um CRM facilita a jornada de transformação digital.

Os benefícios de adotar o trabalho remoto

Há diversos benefícios associados ao trabalho remoto, nomeadamente relacionados com a produtividade dos colaboradores, uma vez que passam a ter maior liberdade e flexibilidade de horários. Há várias universidades e grandes empresas a estudar o tema e os benefícios associados ao teletrabalho com algumas conclusões muito interessantes:

  • Produtividade – A produtividade dos colaboradores que trabalham remotamente é 35-40% maior do que a dos que passam o dia no escritório. (Global Workplace Analytics)
  • Menor absentismo laboral – Os trabalhadores que colaboram remotamente têm uma taxa de absentismo laboral 41% mais baixa do que os que trabalham no escritório. (Gallup)
  • Menor stress – O stress associado às deslocações para o escritório desaparece. Isto melhora a saúde dos colaboradores e, por conseguinte, aumenta a sua produtividade. De acordo com um estudo da UK Royal Society for Public Health o stress associado ao commute diminui 55% com o trabalho remoto. (Forbes)
  • Maior rentabilidade – As empresas poupam uma média de 11 000$ por colaborador que trabalha remotamente e apresentam uma rentabilidade 21% maior. (Global Workplace Analytics)
  • Menor poluição – A possibilidade de trabalhar remotamente elimina a necessidade de deslocações físicas, uma vez que se torna possível fazer tudo à distância de um computador. Segundo o World Economic Forum, o trabalho remoto faz diminuir as emissões poluentes em 44 000 toneladas. (World Economic Forum)

Garanta que cumpre estes passos ao trabalhar remotamente

1 – A comunicação é chave

Embora o contacto virtual não substitua o contacto pessoal, é importantíssimo manter-se conectado com os seus clientes e com os seus colegas de trabalho através de e-mail, telefone, chat empresarial, como o Slack ou de videochamada, como o Zoom.

2 – Trabalhar colaborativamente

É importante manter um hub online onde estão disponíveis todos os documentos da empresa. O Google Suite ou o Microsoft SharePoint são algumas opções que permitem partilhar documentos, editar em real time e trabalhar colaborativamente com os restantes colaboradores da organização, de modo seguro.

3 – Mantenha os projetos sob controlo

Ao trabalhar remotamente, mais do que controlar as horas de trabalho de cada colaborador, é importante manter a gestão dos projetos e o estado das tarefas sob controlo. Há algumas aplicações online que facilitam a gestão de projetos, como o Trello ou Zoho Projects. Com estas aplicações, torna-se possível que toda a equipa saiba exatamente o que tem de fazer e qual o estado atual de cada tarefa do projeto.

4 – Garanta as boas práticas de cibersegurança

Há algumas boas práticas de cibersegurança que devem ser cumpridas e difundidas por todos os colaboradores da empresa, nomeadamente:

  • Usar passwords complexas e alterá-las periodicamente;
  • Não abrir anexos de fontes desconhecidas;
  • Manter o sistema operativo e aplicações atualizadas;
  • Adotar uma VPN – Virtual Private Network, que cria uma conexão segura e privada na Internet para poder conectar-se a partir de qualquer lugar.

O caminho para a transformação digital

Para adotar o trabalho remoto é necessário que a organização tenha a stack tecnológica adaptada para este tipo de trabalho, nomeadamente ao ter as suas plataformas, como o CRM, na cloud ou com uma VPN que permita o acesso ao software on-premise. É neste momento que a transformação digital da empresa se torna premente e permite que a organização continue a operar de modo remoto.

É impossível falar de transformação digital e trabalho remoto sem falar do CRM – Customer Relationship Management. Mais do que um software, o CRM é um mindset onde o marketing, as vendas e o serviço ao cliente andam de mãos dadas. Foi criado quando se reconheceu a necessidade de ajudar as empresas a gerir todo o ciclo de venda e de vida dos clientes. Deste modo, o CRM é o “coração” da gestão de dados da empresa, que deverá estar conectado com o ERP, website e restante stack tecnológica.

Ao trabalhar remotamente com acesso ao CRM da empresa, a equipa de marketing e vendas conseguirá continuar o seu trabalho, uma vez que toda a informação relativa a contactos, contas, interações e oportunidades ficam organizadas num só local, acessível através da internet.

Além disto, com a gestão de permissões e utilizadores, é possível definir hierarquias e modos de visualização para que cada utilizador consiga perceber o que se passa com o trabalho da restante equipa. Para a equipa de Vendas, por exemplo, isto é importantíssimo porque, mesmo à distância, torna-se possível saber a que comercial está atribuída cada oportunidade e qual o estado da mesma.

Dê o primeiro passo para a transformação digital da sua empresa

Caso o trabalho remoto ainda seja uma realidade distante da sua empresa, a Liminal pode ajudá-lo a percorrer o caminho para a transformação digital. Já tivemos a oportunidade de apoiar a transformação digital do marketing e vendas de várias empresas, como o CCB – Centro Cultural de Belém, GoContact ou TBFiles. Enquanto especialistas em tecnologias de marketing, ajudamos a sua empresa a implementar as tecnologias ideais, de acordo com as suas necessidades.

Com a Liminal terá acesso a peritos que farão a análise, desenho e implementação de estratégias e operações de cada área da empresa, suportadas por sistemas tecnológicos, como o CRM – Customer Relationship Management, que permitem que possa trabalhar remotamente.

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