HubSpot Tips&Tricks: Como saber em que fase um Deal estava antes de ser fechado como perdido

Se já trabalhou com a HubSpot, sabe que é uma poderosa ferramenta de marketing, vendas e atendimento ao cliente. No entanto, mesmo os utilizadores mais experientes podem encontrar com pequenos desafios ou perguntar-se se há formas mais eficientes de usar certos recursos. Por este motivo decidimos criar a nossa secção de artigos de tips and tricks, hoje sobre Hubspot.

Neste artigo, vamos partilhar duas técnicas valiosas que podem ajudar a otimizar as suas operações, solucionar problemas comuns e tirar o máximo proveito de tudo o que a HubSpot tem a oferecer. Prepare-se para descobrir soluções práticas que facilitarão ainda mais o seu trabalho no HubSpot!

1- Fase Antes de Fechar como Perdido – via Custom Field

Já parou para pensar que os negócios perdidos podem ser uma grande oportunidade que não está a aproveitar? Saber em que etapa da pipeline comercial é que o deal estava antes de ser fechado como perdido pode ajudar a identificar potenciais obstáculos na pipeline.

Quando um negócio é perdido, faz algum deste processos?

  1. Registar consistentemente o motivo no seu CRM.
  2. Identificar em qual etapa o negócio foi perdido.
  3. Analisar a jornada do negócio para identificar como melhorar a experiência para futuros negócios.
  4. Fazer engagement aos contatos dos negócios perdidos com uma sequência de nutrição relevante.

Neste blog de dicas e truques vamos demonstrar duas formas de conseguir perceber em que fase da pipeline o negócio estava antes de ser fechado como perdido para posteriormente conseguir melhorar a eficácia da pipeline.

Como usar um CRM para vender mais?

Relatório passo a passo para negócios perdidos

Para criarmos a propriedade de “Etapa antes de fechar o deal perdido”, tem de:

1. Entrar nas propriedades dos deals e criar uma nova propriedade:

Hubspot Deal, Liminal

2. Colocar as seguintes informações:

Hubspot Deal, Liminal

3. No “Field Type” tem de colocar as seguintes informações:

Hubspot Deal, Liminal

4. Deve introduzir a seguinte fórmula:

Ver Fórmula

if(

    (([properties.dealstage] == “closedlost”) && ([properties.pipeline] == “default”)),

    if(

        is_known([properties.hs_v2_date_exited_appointmentscheduled]) &&

        (

            ([properties.hs_v2_date_exited_appointmentscheduled] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_qualifiedtobuy]), [properties.hs_v2_date_exited_qualifiedtobuy], [properties.hs_v2_date_exited_appointmentscheduled])) &&

            ([properties.hs_v2_date_exited_appointmentscheduled] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_presentationscheduled]), [properties.hs_v2_date_exited_presentationscheduled], [properties.hs_v2_date_exited_appointmentscheduled])) &&

            ([properties.hs_v2_date_exited_appointmentscheduled] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_decisionmakerboughtin]), [properties.hs_v2_date_exited_decisionmakerboughtin], [properties.hs_v2_date_exited_appointmentscheduled])) &&

            ([properties.hs_v2_date_exited_appointmentscheduled] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_contractsent]), [properties.hs_v2_date_exited_contractsent], [properties.hs_v2_date_exited_appointmentscheduled]))

        ),

        “Appointment Scheduled”,

        if(

            is_known([properties.hs_v2_date_exited_qualifiedtobuy]) &&

            (

                ([properties.hs_v2_date_exited_qualifiedtobuy] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_presentationscheduled]), [properties.hs_v2_date_exited_presentationscheduled], [properties.hs_v2_date_exited_qualifiedtobuy])) &&

                ([properties.hs_v2_date_exited_qualifiedtobuy] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_decisionmakerboughtin]), [properties.hs_v2_date_exited_decisionmakerboughtin], [properties.hs_v2_date_exited_qualifiedtobuy])) &&

                ([properties.hs_v2_date_exited_qualifiedtobuy] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_contractsent]), [properties.hs_v2_date_exited_contractsent], [properties.hs_v2_date_exited_qualifiedtobuy]))

            ),

            “Qualified to Buy”,

            if(

                is_known([properties.hs_v2_date_exited_presentationscheduled]) &&

                (

                    ([properties.hs_v2_date_exited_presentationscheduled] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_decisionmakerboughtin]), [properties.hs_v2_date_exited_decisionmakerboughtin], [properties.hs_v2_date_exited_presentationscheduled])) &&

                    ([properties.hs_v2_date_exited_presentationscheduled] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_contractsent]), [properties.hs_v2_date_exited_contractsent], [properties.hs_v2_date_exited_presentationscheduled]))

                ),

                “Presentation Scheduled”,

                if(

                    is_known([properties.hs_v2_date_exited_decisionmakerboughtin]) &&

                    ([properties.hs_v2_date_exited_decisionmakerboughtin] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_contractsent]), [properties.hs_v2_date_exited_contractsent], [properties.hs_v2_date_exited_decisionmakerboughtin])),

                    “Decision Maker Bought In”,

                    if(

                        is_known([properties.hs_v2_date_exited_contractsent]),

                        “Contract Sent”,

                        “”

                    )

                )

            )

        )

    ),

    “”

)

5. De seguida deve testar a fórmula para entender se esta está a funcionar de forma correta. Para tal trazemos aqui um exemplo:

Hubspot Deal, Liminal, Hubspot Tips&Tricks

Para a fórmula funcionar de forma correta, depois de colocar os dados, o resultado tem de ser igual ao que tem a data mais recente. Neste caso, a data mais recente está na fase da pipeline de “Contract Sent” que foi o resultado que deu em “Sample Output”.

A seguir temos outro exemplo para demonstrar como a fórmula está a funcionar de forma correta:

Hubspot Deal, Liminal, Hubspot Tips&Tricks

Lembre-se que uma constante análise das fases da pipeline vai permitir-lhe conseguir criar uma relação mais próxima com os clientes e potenciais clientes.

Analítica de Marketing: Analisar e Conquistar

2 – Fase Antes de Fechar como Perdido – via Workflow

A HubSpot permite obter os mesmos resultados utilizando métodos diferentes. Para tal, trazemos outra forma de perceber em que fase da pipeline perdeu o deal, mas desta vez através de workflows.

Para criar este workflow tem de:

1. Entrar na página de workflows e criar um novo:

2. Escolher “Deal Based” e “Blank workflow”

Hubspot Deal, Liminal, Hubspot Tips&Tricks

3. De seguida tem de criar o seguinte critério:

Hubspot Deal, Liminal, Hubspot Tips&Tricks

4. Depois tem de acrescentar os seguintes filtros:

Hubspot Deal, Liminal, Hubspot Tips&Tricks

Se clicar no botão de “show details” consegue ver o critério selecionado e os filtros:

5. Em seguida clique no “+” para criar a ação que desejamos, que será mudar a propriedade de “Stage before deal closed lost” para mostrar em que fase do pipeline comercial estava o Deal antes de ficar como “closed lost”:

6. No ecrã seguinte irá selecionar “CRM – Set property Value”

7. Coloque as seguintes informações:

Hubspot Deal, Liminal

Caso não encontre em “Property to set” tem de criar a seguinte propriedade:

7.1. Selecione “Create a new deal property”

7.2. Coloque as seguintes informações:

Hubspot Deal, Liminal

7.3. No field Type escolha “Single-line text”

Liminal

Depois basta clicar em “create” e selecionar esta propriedade que acabou de criar em “Property to set”

Obtendo o seguinte workflow final:

Liminal

Basta clicar em “Review e publish”  e está pronto a ser usado!

Como já foi mencionado, o objetivo deste workflow é alterar a propriedade de “Stage before deal closed lost” (propriedade criada assim como explicado) para a fase da pipeline comercial em que o deal estava antes de ser alterado para “closed lost”.

Conte com especialistas em MarTech

O mundo do Marketing e da Tecnologia está em constante evolução. É cada vez mais importante contar com especialistas que garantam a integração das inovações nas empresas. Além disso, para que a tecnologia contribua para o sucesso do negócio, é essencial ter uma estratégia que oriente a implementação, adoção e evolução dos sistemas. 

A Liminal detém a certificação de Gold Partner, assegurando todas as competências para ajudar as empresas na transformação digital dos departamentos de marketing e vendas. A parceria entre a HubSpot e a Liminal significa uma abordagem pertinente e inovadora ao modo como os gestores encaram o papel das tecnologias de marketing na transformação digital da empresa.

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