Se já trabalhou com a HubSpot, sabe que é uma poderosa ferramenta de marketing, vendas e atendimento ao cliente. No entanto, mesmo os utilizadores mais experientes podem encontrar com pequenos desafios ou perguntar-se se há formas mais eficientes de usar certos recursos. Por este motivo decidimos criar a nossa secção de artigos de tips and tricks, hoje sobre Hubspot.
Neste artigo, vamos partilhar duas técnicas valiosas que podem ajudar a otimizar as suas operações, solucionar problemas comuns e tirar o máximo proveito de tudo o que a HubSpot tem a oferecer. Prepare-se para descobrir soluções práticas que facilitarão ainda mais o seu trabalho no HubSpot!
1- Fase Antes de Fechar como Perdido – via Custom Field
Já parou para pensar que os negócios perdidos podem ser uma grande oportunidade que não está a aproveitar? Saber em que etapa da pipeline comercial é que o deal estava antes de ser fechado como perdido pode ajudar a identificar potenciais obstáculos na pipeline.
Quando um negócio é perdido, faz algum deste processos?
- Registar consistentemente o motivo no seu CRM.
- Identificar em qual etapa o negócio foi perdido.
- Analisar a jornada do negócio para identificar como melhorar a experiência para futuros negócios.
- Fazer engagement aos contatos dos negócios perdidos com uma sequência de nutrição relevante.
Neste blog de dicas e truques vamos demonstrar duas formas de conseguir perceber em que fase da pipeline o negócio estava antes de ser fechado como perdido para posteriormente conseguir melhorar a eficácia da pipeline.
Como usar um CRM para vender mais?
Relatório passo a passo para negócios perdidos
Para criarmos a propriedade de “Etapa antes de fechar o deal perdido”, tem de:
1. Entrar nas propriedades dos deals e criar uma nova propriedade:
2. Colocar as seguintes informações:
3. No “Field Type” tem de colocar as seguintes informações:
4. Deve introduzir a seguinte fórmula:
Ver Fórmula
if(
(([properties.dealstage] == “closedlost”) && ([properties.pipeline] == “default”)),
if(
is_known([properties.hs_v2_date_exited_appointmentscheduled]) &&
(
([properties.hs_v2_date_exited_appointmentscheduled] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_qualifiedtobuy]), [properties.hs_v2_date_exited_qualifiedtobuy], [properties.hs_v2_date_exited_appointmentscheduled])) &&
([properties.hs_v2_date_exited_appointmentscheduled] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_presentationscheduled]), [properties.hs_v2_date_exited_presentationscheduled], [properties.hs_v2_date_exited_appointmentscheduled])) &&
([properties.hs_v2_date_exited_appointmentscheduled] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_decisionmakerboughtin]), [properties.hs_v2_date_exited_decisionmakerboughtin], [properties.hs_v2_date_exited_appointmentscheduled])) &&
([properties.hs_v2_date_exited_appointmentscheduled] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_contractsent]), [properties.hs_v2_date_exited_contractsent], [properties.hs_v2_date_exited_appointmentscheduled]))
),
“Appointment Scheduled”,
if(
is_known([properties.hs_v2_date_exited_qualifiedtobuy]) &&
(
([properties.hs_v2_date_exited_qualifiedtobuy] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_presentationscheduled]), [properties.hs_v2_date_exited_presentationscheduled], [properties.hs_v2_date_exited_qualifiedtobuy])) &&
([properties.hs_v2_date_exited_qualifiedtobuy] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_decisionmakerboughtin]), [properties.hs_v2_date_exited_decisionmakerboughtin], [properties.hs_v2_date_exited_qualifiedtobuy])) &&
([properties.hs_v2_date_exited_qualifiedtobuy] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_contractsent]), [properties.hs_v2_date_exited_contractsent], [properties.hs_v2_date_exited_qualifiedtobuy]))
),
“Qualified to Buy”,
if(
is_known([properties.hs_v2_date_exited_presentationscheduled]) &&
(
([properties.hs_v2_date_exited_presentationscheduled] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_decisionmakerboughtin]), [properties.hs_v2_date_exited_decisionmakerboughtin], [properties.hs_v2_date_exited_presentationscheduled])) &&
([properties.hs_v2_date_exited_presentationscheduled] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_contractsent]), [properties.hs_v2_date_exited_contractsent], [properties.hs_v2_date_exited_presentationscheduled]))
),
“Presentation Scheduled”,
if(
is_known([properties.hs_v2_date_exited_decisionmakerboughtin]) &&
([properties.hs_v2_date_exited_decisionmakerboughtin] >= if(is_known([properties.hs_v2_date_exited_contractsent]), [properties.hs_v2_date_exited_contractsent], [properties.hs_v2_date_exited_decisionmakerboughtin])),
“Decision Maker Bought In”,
if(
is_known([properties.hs_v2_date_exited_contractsent]),
“Contract Sent”,
“”
)
)
)
)
),
“”
)
5. De seguida deve testar a fórmula para entender se esta está a funcionar de forma correta. Para tal trazemos aqui um exemplo:
Para a fórmula funcionar de forma correta, depois de colocar os dados, o resultado tem de ser igual ao que tem a data mais recente. Neste caso, a data mais recente está na fase da pipeline de “Contract Sent” que foi o resultado que deu em “Sample Output”.
A seguir temos outro exemplo para demonstrar como a fórmula está a funcionar de forma correta:
Lembre-se que uma constante análise das fases da pipeline vai permitir-lhe conseguir criar uma relação mais próxima com os clientes e potenciais clientes.
Analítica de Marketing: Analisar e Conquistar
2 – Fase Antes de Fechar como Perdido – via Workflow
A HubSpot permite obter os mesmos resultados utilizando métodos diferentes. Para tal, trazemos outra forma de perceber em que fase da pipeline perdeu o deal, mas desta vez através de workflows.
Para criar este workflow tem de:
1. Entrar na página de workflows e criar um novo:
2. Escolher “Deal Based” e “Blank workflow”
3. De seguida tem de criar o seguinte critério:
4. Depois tem de acrescentar os seguintes filtros:
Se clicar no botão de “show details” consegue ver o critério selecionado e os filtros:
5. Em seguida clique no “+” para criar a ação que desejamos, que será mudar a propriedade de “Stage before deal closed lost” para mostrar em que fase do pipeline comercial estava o Deal antes de ficar como “closed lost”:
6. No ecrã seguinte irá selecionar “CRM – Set property Value”
7. Coloque as seguintes informações:
Caso não encontre em “Property to set” tem de criar a seguinte propriedade:
7.1. Selecione “Create a new deal property”
7.2. Coloque as seguintes informações:
7.3. No field Type escolha “Single-line text”
Depois basta clicar em “create” e selecionar esta propriedade que acabou de criar em “Property to set”
Obtendo o seguinte workflow final:
Basta clicar em “Review e publish” e está pronto a ser usado!
Como já foi mencionado, o objetivo deste workflow é alterar a propriedade de “Stage before deal closed lost” (propriedade criada assim como explicado) para a fase da pipeline comercial em que o deal estava antes de ser alterado para “closed lost”.
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