Há algumas décadas, o SMS, ou seja, as famosas mensagens de texto, eram popularmente usadas entre as pessoas para a sua comunicação, antes do “boom” das apps de envio de mensagens, como o Whatsapp ou o Messenger. Hoje, além desta vertente, o seu uso é também usado por muitas empresas para comunicar com os seus clientes, e quando isso acontece, a técnica é conhecida como SMS Marketing.
Atualmente, esta ferramenta é fundamental para uma boa comunicação e relação entre as empresas e os seus clientes. Para utilizá-la da melhor maneira, é necessário, antes de tudo, entender a sua relevância, benefícios, as melhores técnicas, plataformas e os tipos de SMS Marketing disponíveis no mercado.
SMS Marketing, isso não é uma técnica ultrapassada?
Muita gente tem a impressão de que o SMS é algo antigo e ultrapassado e que, com o aparecimento de tantas apps diferentes para enviar mensagens, esse canal não faz nenhuma diferença, dentro de tantos outros dentro do marketing. É exatamente aqui que se enganam.
O SMS Marketing tem um papel fundamental para as empresas, embora muitas vezes o seu potencial não seja percebido. Por outro lado, as que entendem a sua importância e as boas práticas, conseguem obter melhores resultados e fortalecem a relação com o seu público.
A dimensão do SMS marketing
Não é segredo que, hoje em dia, o acesso ao smartphone é cada vez mais democratizado. Hoje, em Portugal, mais de 96.8% da população tem acesso a telemóveis (ANACOM). Ao observar a presença massiva dos dispositivos móveis, também se nota uma grande oportunidade para o SMS Marketing.
Além do seu grande campo de atuação, a sua dimensão também pode ser medida pela eficácia do meio. Há um estudo que indica que 90% das SMS são lidas nos 3 minutos após a sua receção (MobileSquared).
Benefícios do SMS Marketing
O SMS Marketing possui várias vantagens:
1. Formato simples, curto e direto
O SMS é fácil de elaborar e tem um limite máximo de 165 caracteres na maioria das plataformas de envio. Isto faz com que a sua construção seja mais simples e a compreensão da mensagem mais direta.
2. Entrega instantânea
Ao enviar um SMS, a sua entrega é rápida e acontece instantaneamente. Assim, quando existe a necessidade de enviar um aviso urgente, este formato é ideal.
3. Personalização
Assim como os formatos de marketing digital, o SMS permite a personalização da mensagem a cada utilizador. Dessa maneira, pode ser colocado o nome do destinatário, uma data especial ou outras características que fazem com que o seu envio seja muito mais direcionado a quem irá recebê-lo, e assim, torna-se possível melhorar a experiência do cliente.
Como enviar SMS Marketing?
Agora que já foi comprovada a importância desta técnica e seus benefícios, a questão é como realizar o seu envio.
Há quem imagine que para construir um SMS marketing seja necessário o uso de um smartphone para digitar uma mensagem,e que elas devem ser enviadas uma a uma. A realidade é que existem plataformas que automatizam e facilitam todo esse processo.
Um exemplo de plataformas assim é a Mailify, que permite a construção das mensagens, programação de envios, upload da lista de contatos e a análise de resultados de SMS Marketing.
Ao utilizar uma plataforma de SMS Marketing conseguirá aceder a funcionalidades que facilitam o seu envio e a construção da mensagem, como por exemplo:
– Preview da Mensagem
É possível pré-visualizar o resultado final de uma SMS. Desta forma, conseguirá simular a experiência que os seus clientes vão ter, ainda sem o envio ter sido feito.
– Integração com Landing Pages
Normalmente, as ferramentas de SMS Marketing, são multi-canal e permitem a criação de landing pages, cujo link pode ser incluído na mensagem. Deste modo, conseguirá aumentar a probabilidade de conversão de cada contacto.
– URL Shortening
Quando se deseja monitorizar uma campanha, é necessário colocar parâmetros na URL e, por esta razão, acabam por ficar muito grandes e pouco user friendly. A boa notícia é que as plataformas responsáveis pelo envio de SMS Marketing, permitem encurtar os links para facilitar a sua inclusão na mensagem, mantendo todos os parâmetros de analítica no momento em que a landing page é aberta.
Tipos de SMS Marketing
Existem várias finalidades diferentes para o envio do SMS Marketing:
SMS Cupão
Utilizar cupões de desconto já é uma estratégia conhecida e tradicional no mercado. O SMS tem sido uma forma cada vez mais frequente para fazer chegar estes cupões aos clientes. O benefício de enviar um cupão por SMS é que torna-se possível inserir um link direto para uma landing page específica, que facilita a conversão instantânea do utilizador.
SMS Update
Houve alguma atualização no site, app ou até mesmo no horário de funcionamento do negócio? As SMS são uma excelente, e rápida, forma de informar todos os clientes sobre as novidades do negócio.
SMS Promocional
As promoções também podem ser divulgadas por meio do SMS Marketing. Este tipo de comunicação é particularmente eficaz quando se percebe que um determinado público tem um alto potencial de conversão. Assim, pode ser a chave para que uma lead conclua uma ação no seu site ou app.
SMS Reminder
Às vezes um potencial cliente começa uma ação dentro do site e não a conclui porque, simplesmente, se esqueceu. Um SMS pode ser uma maneira assertiva de fazer com que se lembre de concluir o processo. O SMS Reminder também é útil para relembrar a marcação de reuniões ou eventos.
SMS Status
Este tipo de SMS é ideal para comunicar o estado da encomenda a um cliente, como por exemplo se já saiu da fábrica ou se já está próxima do endereço de entrega. Quando existe este tipo de cenário, o SMS Marketing é um meio prático e rápido para realizar a comunicação com o cliente, já que mensagens são enviadas de forma instantânea.
Chegou a hora de adotar o SMS Marketing como parte da sua estratégia
Com todos os dados, benefícios, plataformas e técnicas, já ficou claro que esta técnica é essencial para todos os tipos de empresa e que a sua utilização pode levar os resultados dos negócios a um patamar mais alto. Aposte no SMS Marketing e melhore as vendas da sua organização.
Artigo escrito por:
Andressa Almeida
Content Manager na Mailify
[…] interação personalizada com o cliente, predominantemente através dos canais de email, website, sms e messaging, respetivos intervalos de tempo, ou delays, nos quais estas ocorrem e gatilhos que as suscitam. Os […]