SEO e Inteligência Artificial: Como Permanecer Visível na Era da IA

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Com o crescimento das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e chatbots, como o ChatGPT, como fonte principal para obter respostas rápidas, o tradicional jogo do SEO está a ser alterado. Cada vez mais, as pessoas encontram as respostas para as suas perguntas diretamente no chat ou através de resultados suplementares na página de resultados de pesquisa, o que faz com que os potenciais clientes tenham menos motivos para clicar e visitar o seu site. Assim, a questão crucial é: como construir e manter a notoriedade da marca (e, claro, gerar receitas) neste novo cenário? Tudo começa por apostar naquilo em que os seres humanos ainda superam a IA: ideias originais.

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Originalidade como base fundamental

Antes de explorarmos qualquer estratégia, é crucial salientar: é necessário ter uma base sólida de conteúdo original, de alta qualidade, impulsionado por experiência e especialização num dado tema.

O ChatGPT é uma ferramenta incrível que está a revolucionar diversas áreas, sendo que o Marketing e as Vendas não fogem à regra, no entanto, vem fazer com que seja preciso criar conteúdo de ainda maior qualidade para manter a competitividade no SEO. Neste contexto, faz com que seja ainda mais importante demonstrar consistentemente expertise na indústria e ser um comentador ativo sobre as novidades do setor. Escrever o mesmo que todos os outros é maneira certa para o nosso conteúdo se perder no meio do ruído. Por enquanto, as ferramentas de IA (incluindo o ChatGPT) ainda não têm a capacidade de gerar conteúdo original – pelo menos, não sem uma orientação e contribuição humanas significativas. Isto é um ponto que deve ser tido em conta nas estratégias de IA atuais: atualmente, a originalidade é a melhor arma.

Estratégias de SEO para manter relevância à medida que a IA se desenvolve

Delegar totalmente o pensamento e a criação de conteúdo à IA é uma receita que não resulta e pode mesmo prejudicar os rankings de SEO. Conheça abaixo algumas estratégias que podem ser seguidas para manter a presença e autoridade à medida que o mundo do SEO e Inteligência Artificial se desenvolve e transforma a realidade que conhecemos.

1 – Torne-se um especialista reconhecido no seu setor

Um blog bem mantido, repleto de conteúdo original e valioso, pode servir como uma vitrine para demonstrar a perícia da sua empresa num determinado assunto, o que aumenta a probabilidade dos motores de pesquisa e as ferramentas de IA embutidas nestes motores de pesquisa destacarem o seu conteúdo. Ao posicionar o blog da sua empresa como uma fonte de conteúdo especializado, está a aumentar a probabilidade dos chatbots de IA referenciarem a sua empresa e usarem o seu conteúdo para responder a questões relacionadas com a sua área. Esta importância torna-se especialmente evidente à medida que os modelos de IA se movem em direção a conteúdo licenciado, tornando a extração de dados da web menos viável.

2 – Escreva e promova um livro

Uma estratégia clássica de liderança de pensamento é a autoria de um livro relacionado com determinada área de especialização. Além de ser um bom plano a longo prazo para solidificar a sua marca e estabelecer a sua autoridade, os livros são frequentemente referenciados por chatbots de IA, oferecendo mais uma via para que o seu conteúdo seja descoberto, ao mesmo tempo o consolida como um perito no assunto. Um livro representa um pilar fundamental para a sua expertise e pode ser um ativo duradouro que reforça continuamente a sua autoridade no seu domínio de atuação.

3 – Invente um novo conceito

Desenvolva um novo conceito ou estratégia que ganhe destaque na sua indústria e tenha o controlo do URL principal associado a esse conceito. David Meerman Scott (um profissional de marketing que popularizou o termo “newsjacking” no seu uso atual) aconselha a evitar o registo da marca: é importante permitir que as pessoas possam utilizar o novo termo de forma mais livre e alargada, e assim, contribuir para a sua popularização. Ter o controlo do URL principal garante que os chatbots provavelmente irão buscar informações ao seu site, aumentando assim a sua visibilidade e credibilidade.

SEO e Inteligência Artificial: O futuro dos motores de pesquisa

Mesmo com o progresso da IA, os motores de busca como o Google vão manter a sua relevância. Isto é especialmente verdadeiro porque as pessoas vão querer garantir que estão a obter informações precisas, o que muitas vezes implica clicar num link para confirmar a confiabilidade da fonte (seja ao percorrer os resultados na página de pesquisa, ou ao seguir um link mencionado numa resposta gerada por IA). Embora tenhamos diferentes critérios para o que consideramos confiável online, se o seu cliente é uma empresa à procura de informações práticas, especialmente quando há dinheiro envolvido, têm um maior incentivo do que o público em geral para verificar as fontes de onde estão a obter as informações. Além disso, a adoção de ferramentas de IA no dia-a-dia será gradual, uma vez que as plataformas terão de provar aos utilizadores, ao longo do tempo, que são fontes confiáveis de informação precisa, o que muitas vezes ainda não acontece atualmente.

As ferramentas de IA podem responder a perguntas específicas, mas é pouco provável que substituam completamente o processo de pesquisa e navegação até um website. As pesquisas sem cliques têm vindo a aumentar à medida que a IA fica mais sofisticada, mas o Google ainda direciona bilhões de cliques para os websites todos os dias.

Mantenha-se relevante no SEO com o apoio de especialistas

O mundo do Marketing e da Tecnologia (e, mais especificamente, do SEO e Inteligência Artificial) estão a evoluir a um ritmo frenético. Cada vez mais é importante contar com especialistas que garantem que as inovações são integradas no seio das empresas. Enquanto especialistas em MarTech (marketing technologies), a Liminal tem vindo a conseguir melhorar os resultados de marketing e de vendas de várias empresas, assegurando as condições para o sucesso.

Com a Liminal terá acesso a peritos que farão a análise, desenho e implementação de estratégias e operações de marketing e vendas, suportadas por sistemas tecnológicos, como a Automação de Marketing, Automação de Vendas e o CRM – Customer Relationship Management, que garantem o crescimento do seu negócio.

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