Se estiver a procurar otimizar a presença online em 2024, compreender as tendências de SEO (Search Engine Optimization) é fundamental. À medida que o Google continua a evoluir, as estratégias de otimização para motores de busca também necessitam de se sofisticar. Neste cenário dinâmico, a adaptação constante é fundamental para manter a relevância nos resultados de pesquisa.
Segundo um artigo da Gartner, até 2027, 20% das empresas vão diferenciar-se destacando a ausência de IA (Inteligência Artificial) dos seus negócios e produtos, devido à crescente desconfiança em relação à mesma. Além disso, até 2026, 80% dos cargos de marketing criativo vão se concentrar em utilizar a IA para obter resultados diferenciados, enquanto em 2028, o tráfego por pesquisa orgânica das empresas diminuirá em 50% ou mais devido à adoção generalizada da procura por IA.
O estudo também destaca a preocupação dos consumidores sobre o uso futuro da IA nas redes sociais, indicando que mais de 70% acreditam que a maior integração da IA nas mesmas irá prejudicar a experiência do utilizador. Consequentemente, os CMOs (Chief Marketing Officers) serão aconselhados a ajustar as suas estratégias de aquisição de clientes e retenção dos mesmos através das mudanças do uso das redes sociais.
Além disso, prevê-se que as empresas irão aumentar os investimentos em talentos criativos para aproveitar os benefícios da IA, e os CMOs deverão dedicar mais recursos à autenticidade do conteúdo e à monotorização para proteger as suas empresas contra riscos associados à Inteligência Artificial generativa.
As Tendências de SEO para 2024
Vamos explorar algumas das principais tendências que irão moldar o panorama do SEO em 2024 e destacar estratégias essenciais para alcançar uma presença online bem-sucedida.
1. Relevância é a Palavra-chave
A era do conteúdo genérico e superficial está a chegar ao fim. O Google está cada vez mais empenhado em apresentar resultados que verdadeiramente correspondam às necessidades dos utilizadores. Assim, a ênfase estará na criação de conteúdo relevante, único e informativo. É importante evitar plágios, duplicações e conteúdos sem profundidade, uma vez que a tendência é que estas abordagens tenham um desempenho inferior nos resultados de pesquisa.
2. Humanizar o SEO
O Google está a melhorar os seus algoritmos para identificar não apenas a qualidade do conteúdo, mas também a autenticidade dos mesmos. Conteúdos produzidos por pessoas reais, com conhecimento e envolvimento genuíno, serão destacados. Isso implica que a revisão humana, para além da tecnologia, será crucial. Ter este ponto em consideração ao desenvolver as estratégias de SEO para 2024 é fundamental.
3. Experiência do Utilizador (UX) em Foco
A qualidade do copy e a experiência do utilizador tornar-se-ão fatores determinantes no ranking. Investir em tornar o site fácil de navegar, otimizar a velocidade de carregamento das páginas e proporcionar uma experiência agradável ao utilizador são alguns dos aspetos que se devem ter em conta para uma melhor experiência. O Google está a competir cada vez mais com plataformas que disponibilizam conteúdo visual de fácil compreensão. Assim, é expectável que o algoritmo do Google continue a evoluir para responder a esta procura em constante crescimento.
4. Produção e Personalização
Em 2024, a produção de temas relevantes será fundamental. Identificar os tópicos que são significativos para o público-alvo e criar conteúdos que correspondem às suas necessidades. Escrever de forma próxima a uma conversa, adaptando-se aos padrões da profissão e ao perfil do público.
5. Conteúdos de Multimédia são Fundamentais
O texto já não é o único meio de comunicação eficaz. Integrar imagens, vídeos, áudio e outros recursos relevantes no conteúdo é importante para enriquecer a experiência do utilizador, e também para melhorar a visibilidade nos resultados de pesquisa.
6. Cuidado com a Ortografia e Gramática
A qualidade técnica do conteúdo ainda é bastante importante. Deve procurar manter um padrão elevado de ortografia e gramática para garantir a credibilidade e confiança do leitor.
7. Evitar Práticas Desatualizadas
Palavras-chave excessivas, técnicas de spam e estratégias de comunicação em massa sem conteúdo relevante devem ser evitadas. O Google está cada vez mais inteligente na deteção dessas práticas e punirá sites que as utilizam.
Ao seguir estas tendências, irá estar mais preparado para enfrentar os desafios do SEO em 2024. Manter-se atualizado, adaptar-se às mudanças e colocar o utilizador em primeiro lugar nas estratégias, garante um desempenho sólido nos motores de busca.
Mantenha-se relevante no SEO com o apoio de especialistas
O mundo do Marketing e da Tecnologia (e, mais especificamente, do SEO e Inteligência Artificial) estão a evoluir a um ritmo frenético. Cada vez mais é importante contar com especialistas que garantem que as inovações são integradas no seio das empresas. Enquanto especialistas em MarTech (marketing technologies), a Liminal tem vindo a conseguir melhorar os resultados de marketing e de vendas de várias empresas, assegurando as condições para o sucesso.
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