Salesforce vs. HubSpot: A guerra de Titãs!

hubspot vs salesforce

Escolher uma plataforma de CRM certa é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Existem diversas marcas experientes no mercado, duas das quais se destacam pela alta classificação dada pela seus utilizadores, sendo elas Hubspot e Salesforce. De certeza que já ouviu falar delas! Neste artigo iremos comparar estas duas forças tecnológicas e ajudar a clarificar algumas ideias que tenha sobre estas duas plataformas, para conseguir expandir o seu negócio.

O que é um CRM?

Um CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que ajuda as empresas a gerir e analisar interações com os clientes e potenciais clientes. Um bom CRM centraliza todas as informações de contacto, facilita o acompanhamento das vendas e melhora o próprio relacionamento com os clientes. Com o aumento da concorrência e a necessidade de oferecer um atendimento ao cliente excecional, a utilização de um CRM eficiente revelou ser um fator crucial nas estratégias de marketing.

Como usar um CRM para Vender Mais

Visão geral sobre as plataformas – HubSpot vs. Salesforce

O que é que faz a HubSpot?

A HubSpot é uma plataforma que permite a gestão de clientes – CRM, que auxilia as empresas de forma sustentável. Oferece soluções para vendas, atendimento ao cliente, marketing e gestão de conteúdo. A Hubspot foi desenvolvida com uma única lógica de desenvolvimento e programação, o que permite ter uma experiência unificada, que a torna fácil de utilizar e perceber.

As principais especificidades de Hubspot são:

  • CRM Inteligente: Este oferece uma visão interligada do cliente
  • Automação de Marketing: Inclui ferramentas avançadas para criar automações personalizadas
  • Gestão de Conteúdo: É possível ter uma gestão fácil e eficiente do conteúdo
  • Rastreamento do ROI: Com HubSpot pode ter análises detalhadas sobre o ROI das campanhas realizadas
  • Integração: As integrações feitas com outras ferramentas de Hubspot são realizadas sem nenhuma objeção
Dashboard Hubspot, hubspot vs salesforce

O que é que faz a Salesforce?

Tal como a Hubspot, a Salesforce é uma plataforma que também permite a gestão de clientes – CRM – que conta com várias aplicações para vendas, atendimento ao cliente, marketing, entre outros tópicos. Foi criada através da integração de várias aquisições e a experiência do utilizador pode variar dependendo do produto a ser utilizado, o que, eventualmente, pode apresentar também curvas de aprendizagem diversificadas, íngremes e exigir mais recursos administrativos.

As principais especificidades de Salesforce são:

  • Personalização: Permite a realização de personalizações a um elevado nível, de acordo com as necessidades específicas de cada empresa
  • Automação de Marketing: Inclui ferramentas avançadas de automação de marketing
  • Gestão de Vendas: compreende soluções completas para gerir o ciclo de vendas
  • Analytics: É possível ter análises detalhadas e relatórios personalizados
  • Integração: Tem compatibilidade com uma vasta gama de aplicativos de terceiros
Salesforce dashboard, hubspot vs salesforce

Comparação de plataformas de Marketing

Hubspot Marketing Hub

O HubSpot Marketing Hub é uma plataforma “tudo em um”, que reúne todas as ferramentas e dados de marketing num único local. Permite criar experências personalizadas para os clientes, converter leads, automatizar e nutrir leads e também acompanhar o ROI das campanhas. Todos os dados são integrados diretamente no CRM da Hubspot.

Como tal, as principais ferramentas de Hubspot Marketing Hub são:

  • Automação de Marketing
  • Gestão de Conteúdo
  • Seguimento do desenvolvimento do ROI
  • Integração com CRM

Salesforce Marketing Cloud

A Salesforce Marketing Cloud é uma plataforma abrangente para automação de marketing e engagement de clientes. Esta inclui ferramentas avançadas que permitem ter uma visão 360 graus do ciclo de vida do cliente ou campanhas altamente personalizadas.

Como tal, as principais ferramentas de Salesforce Marketing Cloud são:

  • Journey Builder
  • Email Studio
  • Social Studio
  • Data Studio

A seguinte imagem apresenta algumas diferenças, em termos de preços de licenças destes dois softwares:

hubspot vs salesforce

Webinar: CRM – Tecnologia ao Serviço das Venda

Vantagens e Desvantagens de Hubspot

Assim, como referido, escolher uma plataforma de CRM certa e eficiente é primordial para o sucesso do seu negócio, especialmente quando se trata de maximizar a eficiência das operações de vendas e marketing. A HubSpot, é conhecida devido à sua faciliade de uso e integração perfeita com as várias ferramentas de marketing, vendas e atendiemento ao cliente. No entanto, como qualquer ferramenta, a HubSpot possui as suas vantagens e desvantagens. De seguida vamos explorar os pontos fortes que fazem da HubSpot uma escolha popular entre pequenas e médias empresas, assim como os desafios que poderá vir a enfrentar ao utilizar este software.

Vantagens Hubspot

  • Faciliade de utilização: Interface intuitiva e fácil de navegar
  • Integração completa: Todas as ferramentas numa única plataforma
  • Suporte ao cliente: O suporte ao cliente é eficiente e está diposnível para todas as licenças
  • Custo-Benefício: Planos acessíveis e com funcionalidades incluídas

Desvantagens Hubspot

  • Limitação na Personalização: Contém menos opções de personalização em comparação com a Salesforce
  • Custo de Crescimento: Os custos podem aumentar significativamente à medida que a empresa cresce e consequentemente necessita de mais licenças, funcionalidades e contactos na base de dados de marketing

Vantagens e Desvantagens Salesforce

É possível dizer que a Salesforce é a plataforma de CRM mais conhecida no mercado, oferecendo uma ampla gama de funcionalidades que podem ser personalizadas de acordo com as necessidades particulares de cada empresa. Com uma forte ênfase em automação e capacidade de integração, a Salesforce permite que as empresas façam a gestão das operações de vendas, marketing e atendimento ao cliente, de forma eficiente. Contudo, a complexidade e os custos associados a Salesforce, já referenciados, podem ser um desafio para algumas organizações, sobretudo para a maioria das empresas do tecido empresarial português. Nesta análise, apresentamos as vantagens que tornam a Salesforce num software poderoso para grandes empresas, assim como as adversidades que podem impactar a sua implementação e uso.

Vantagens Salesforce

  • Personalização Extensiva: Altamente personalizável para ir ao encontro das necessidades de cada empresa
  • Ferramentas avançadas: Oferece ferramentas avançadas para a gestão de leads
  • Ecossistema Amplo: Alargada gama de aplicações e integrações disponíveis
  • Escalabilidade: É capaz de suportar empresas de todos os tamanhos

Desvantagens Salesforce

  • Curva de Aprendizagem: Requer muito tempo, prática e recursos para a sua compreensão
  • Custo Elevado: É a plataforma que tem os custos mais altos de licenças e de manutenção e particularmente quando há necessidade de fazer integrações com outros sistemas
  • Complexidade: Pode ser excessivamente complexa para pequenas empresas
hubspot vs salesforce

Casos de uso – Salesforce vs. Hubspot

Quando devo escolher Hubspot?

A Hubspot é ideal para pequenas e médias empresas que procuram uma solução fácil para utilizar, com uma integração completa de ferramentas e um excelente suporte ao cliente. É um escolha excelente para empresas que valorizam a simplicidade e a eficiência nas suas operações sobretudo de CRM.

Quando devo escolher Salesforce?

A Salesforce é mais adequeada para grandes empresas, que precisem de uma plataforma altamente personalizável e que estão dispostas a investir em formações e suporte adicional. É ideal para organizações com necessidades complexas de CRM e que necessitem de uma solução escalável.

Então que CRM devo escolher?

Como já referimos, a escolha entre Hubspot e Salesforce depende das necessidades específicas de cada empresa. Ambas são plataformas com um vasta gama de ferramentas robustas e poderosas, e cada uma tem os seus pontos fortes e fracos.

eBook: Como escolher um software CRM?

Antes de investir, recomendamos que veja demostrações e webinares tanto de Hubspot como Salesforce para perceber melhor o que as plataformas fazem e como podem ajudar o seu negócio.

Como consultores de MarTech, temos o conhecimento necessário para ajudar na escolha do CRM certo para a sua empresa. Na Liminal estamos comprometidos em atingir os objetivos de negócio dos nossos clientes da forma mais eficaz e eficiente possível.

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