As tecnologias tornaram-se uma ferramenta indispensável aos dias de hoje, nomeadamente na área profissional. Os softwares, bases de dados e sistemas apoderaram-se das empresas e organizações de maneira a facilitar e a ajudar os gestores no seu dia-a-dia. Por este motivo, várias plataformas digitais foram surgindo e ganhando dimensão no mercado, como é o caso do Zoho CRM.
O Zoho é uma tecnologia que contém as mais variadas aplicações de ajuda à componente humana, tais como: Zoho Writer, Zoho Notebook, Zoho Docs, Zoho Show e muitas mais. Além disto, trabalha com aplicações dentro 6 de áreas complementares: Marketing and Sales, Finance, Email and Collaboration, IT & HelpDesk, Human Resources e Custom Solutions.
Com o avanço e inovação das tecnologias e, também, do mercado, novas aplicações foram introduzidas, de modo a completar a sua oferta dentro de cada área. Algumas das aplicações são mais direcionadas para o setor profissional, como o Zoho CRM e o Zoho Campaigns.
O que é o CRM?
CRM é um acrónimo para Customer Relationship Managment. Inicialmente, o seu foco era otimizar a gestão da relação com os clientes, mas com uma vertente focada na empresa. Porém, atualmente, integra-se mais numa vertente estratégica, na qual o cliente tem o enfoque principal e é a base da estratégia. A sua atuação dentro de uma empresa pressupõe a junção do marketing, vendas e serviço ao cliente numa única plataforma, de maneira a registar todo o processo e simplificar o trabalho dos colaboradores.
Como funciona o Zoho CRM?
O Zoho CRM trabalha tendo por base os critérios e objetivos acima referidos, sempre muito focado na otimização da experiência do cliente.
Este software integra 8 aspetos fundamentais para cumprir a sua promessa: visão, estratégia, métrica, colaboração, experiência do cliente, processos, informação e tecnologia. Desta maneira, o Zoho CRM afirma ser para qualquer tipo de empresa, sendo esta B2B ou B2C, e de qualquer dimensão, desde PME a Enterprise.
As Ferramentas do Zoho CRM
As ferramentas-chave que pertencem ao software são várias e encontram-se todas integradas dentro do sistema, completando-se entre si:
- Gestão de Leads;
- Gestão da Rede de Contactos;
- Gestão de Negócios;
- Gestão de Emails;
- Automação de Vendas e Marketing;
- Relatórios e Análises.
Recentemente, o Zoho lançou também o CRM movél, uma aplicação para qualquer dispositivo e sistema operativo. Integra todas as funções necessárias, com a vantagem de ser móvel facilitando o acesso e atualização de dados em qualquer lugar: algo particularmente útil à equipa de Vendas.
Prós do Zoho CRM
✔ Fácil uso e acessibilidade
O software foi criado para ajudar e facilitar o dia-a-dia dos gestores. Assim, o Zoho foi concebido de uma maneira simples, clara e user-friendly. É também possível integrar algumas aplicações externas ao sistema, como por exemplo a Google Apps for Business.
✔ Preço acessível
Para além de se considerar adaptável a qualquer tipo de empresa, o seu custo é bastante acessível. Conta com uma tabela de preços diversificada e adequada às necessidades de cada entidade.
✔ Atualizações frequentes
O Zoho é muito valorizado pelo facto de ser uma plataforma que dá destaque à inovação e evolução. Isto verifica-se no seu software de CRM, que é frequentemente atualizado, sempre com o objetivo de melhorar a aplicação e ajudar o utilizador.
✔ Ligação e exportação automática de contactos externos
A ligação e exportação de contactos externos automaticamente para o sistema é uma função de grande valor para as empresas, uma vez que permite que o sistema seja alimentado através de dados externos ao mesmo e a partir de diversas fontes.
✔ Dados Multicanal
A análise de dados e interações provenientes de várias fontes é uma vantagem muito forte para o Zoho. Este torna-se um método eficaz para conhecer o indivíduo e para estabelecer uma relação de maior qualidade com o mesmo, podendo registar dados através do email, redes sociais e ligações telefónicas.
Permite também a integração com algumas plataformas e aplicações de elevada relevância para as empresas, nomeadamente o Linked In Sales Navigator, o Mailchimp e o Google.
✔ Informação na Cloud
O uso de uma cloud para armazenar toda a informação necessária à empresa tem uma grande vantagem associada: a disponibilidade permanente dos dados e atualização em tempo real. Esta tarefa foi mais facilitada com o acesso móvel através da aplicação, ou seja, permite a recolha e atualização de dados em qualquer lugar e a qualquer hora.
Contras do Zoho CRM
✘ Fraco suporte técnico em Portugal
O suporte e apoio ao cliente é uma ferramenta necessária ao bom funcionamento do sistema e satisfação do consumidor. No entanto, existe uma discrepância em relação ao suporte em português e nas outras línguas, estando mais informação disponível em inglês, por exemplo. Desta maneira, torna-se um problema para quem não fala mais idiomas.
✘ Pequenos bugs
Existem vários registos de pequenos erros no sistema que, apesar de fáceis de resolver, revelam-se complicados e perturbam a realização de pequenas tarefas.
✘ Fraca integração com as redes sociais
Apesar da sua vasta ligação com as diversas plataformas, as redes sociais necessitam de uma interação mais forte com o Zoho CRM. Isto pode ser um fator crítico para empresas que baseiem grande parte da relação com os seus clientes em redes sociais, como o Facebook ou o LinkedIn.
Quer ver como o Zoho CRM pode melhorar as vendas da sua empresa?
O mercado está repleto de diferentes soluções de CRM, pelo que a escolha da plataforma mais indicada para a sua empresa pode revelar-se um desafio.
Enquanto especialistas em tecnologias de marketing, ajudamos a sua empresa a refletir sobre a estratégia de marketing e vendas e a encontrar e implementar as tecnologias ideais, de acordo com as suas necessidades.
Com a Liminal terá acesso a peritos que farão a análise, desenho e implementação de estratégias e operações de marketing e vendas, suportadas por sistemas tecnológicos, como o CRM – Customer Relationship Management ou a Automação de Marketing, que garantem o crescimento do seu negócio.
Entretanto, assista à Demo de Zoho CRM para conhecer melhor a plataforma e ver se se adequa às suas necessidades.