Zoho CRM: Prós e Contras da plataforma

As tecnologias tornaram-se uma ferramenta indispensável aos dias de hoje, nomeadamente na área profissional. Os softwares, bases de dados e sistemas apoderaram-se das empresas e organizações de maneira a facilitar e a ajudar os gestores no seu dia-a-dia. Por este motivo, várias plataformas digitais foram surgindo e ganhando dimensão no mercado, como é o caso do Zoho CRM.

O Zoho é uma tecnologia que contém as mais variadas aplicações de ajuda à componente humana, tais como: Zoho Writer, Zoho Notebook, Zoho Docs, Zoho Show e muitas mais. Além disto, trabalha com aplicações dentro 6 de áreas complementares: Marketing and Sales, Finance, Email and Collaboration, IT & HelpDesk, Human Resources e Custom Solutions.

Com o avanço e inovação das tecnologias e, também, do mercado, novas aplicações foram introduzidas, de modo a completar a sua oferta dentro de cada área. Algumas das aplicações são mais direcionadas para o setor profissional, como o Zoho CRM e o Zoho Campaigns.

O que é o CRM?

CRM é um acrónimo para Customer Relationship Managment. Inicialmente, o seu foco era otimizar a gestão da relação com os clientes, mas com uma vertente focada na empresa. Porém, atualmente, integra-se mais numa vertente estratégica, na qual o cliente tem o enfoque principal e é a base da estratégia. A sua atuação dentro de uma empresa pressupõe a junção do marketing, vendas e serviço ao cliente numa única plataforma, de maneira a registar todo o processo e simplificar o trabalho dos colaboradores.

Como funciona o Zoho CRM?

O Zoho CRM trabalha tendo por base os critérios e objetivos acima referidos, sempre muito focado na otimização da experiência do cliente.

Este software integra 8 aspetos fundamentais para cumprir a sua promessa: visão, estratégia, métrica, colaboração, experiência do cliente, processos, informação e tecnologia. Desta maneira, o Zoho CRM afirma ser para qualquer tipo de empresa, sendo esta B2B ou B2C, e de qualquer dimensão, desde PME a Enterprise.

As Ferramentas do Zoho CRM

As ferramentas-chave que pertencem ao software são várias e encontram-se todas integradas dentro do sistema, completando-se entre si:

  • Gestão de Leads;
  • Gestão da Rede de Contactos;
  • Gestão de Negócios;
  • Gestão de Emails;
  • Automação de Vendas e Marketing;
  • Relatórios e Análises.

Recentemente, o Zoho lançou também o CRM movél, uma aplicação para qualquer dispositivo e sistema operativo. Integra todas as funções necessárias, com a vantagem de ser móvel facilitando o acesso e atualização de dados em qualquer lugar: algo particularmente útil à equipa de Vendas.

Prós do Zoho CRM

✔ Fácil uso e acessibilidade

O software foi criado para ajudar e facilitar o dia-a-dia dos gestores. Assim, o Zoho foi concebido de uma maneira simples, clara e user-friendly. É também possível integrar algumas aplicações externas ao sistema, como por exemplo a Google Apps for Business.

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✔ Preço acessível

Para além de se considerar adaptável a qualquer tipo de empresa, o seu custo é bastante acessível. Conta com uma tabela de preços diversificada e adequada às necessidades de cada entidade.

✔ Atualizações frequentes

O Zoho é muito valorizado pelo facto de ser uma plataforma que dá destaque à inovação e evolução. Isto verifica-se no seu software de CRM, que é frequentemente atualizado, sempre com o objetivo de melhorar a aplicação e ajudar o utilizador.

✔ Ligação e exportação automática de contactos externos

A ligação e exportação de contactos externos automaticamente para o sistema é uma função de grande valor para as empresas, uma vez que permite que o sistema seja alimentado através de dados externos ao mesmo e a partir de diversas fontes.

✔ Dados Multicanal

A análise de dados e interações provenientes de várias fontes é uma vantagem muito forte para o Zoho. Este torna-se um método eficaz para conhecer o indivíduo e para estabelecer uma relação de maior qualidade com o mesmo, podendo registar dados através do email, redes sociais e ligações telefónicas.

Permite também a integração com algumas plataformas e aplicações de elevada relevância para as empresas, nomeadamente o Linked In Sales Navigator, o Mailchimp e o Google.

✔ Informação na Cloud

O uso de uma cloud para armazenar toda a informação necessária à empresa tem uma grande vantagem associada: a disponibilidade permanente dos dados e atualização em tempo real. Esta tarefa foi mais facilitada com o acesso móvel através da aplicação, ou seja, permite a recolha e atualização de dados em qualquer lugar e a qualquer hora.

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Contras do Zoho CRM

✘ Fraco suporte técnico em Portugal

O suporte e apoio ao cliente é uma ferramenta necessária ao bom funcionamento do sistema e satisfação do consumidor. No entanto, existe uma discrepância em relação ao suporte em português e nas outras línguas, estando mais informação disponível em inglês, por exemplo. Desta maneira, torna-se um problema para quem não fala mais idiomas.

✘ Pequenos bugs

Existem vários registos de pequenos erros no sistema que, apesar de fáceis de resolver, revelam-se complicados e perturbam a realização de pequenas tarefas.

✘ Fraca integração com as redes sociais

Apesar da sua vasta ligação com as diversas plataformas, as redes sociais necessitam de uma interação mais forte com o Zoho CRM. Isto pode ser um fator crítico para empresas que baseiem grande parte da relação com os seus clientes em redes sociais, como o Facebook ou o LinkedIn.

Quer ver como o Zoho CRM pode melhorar as vendas da sua empresa?

O mercado está repleto de diferentes soluções de CRM, pelo que a escolha da plataforma mais indicada para a sua empresa pode revelar-se um desafio.

Enquanto especialistas em MarTech (marketing technologies) iremos guiar e aconselhar a sua empresa ao longo de todo o processo de seleção do melhor software, para que tenha a certeza que escolhe o CRM mais adequado às necessidades do seu negócio.

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