Quando se fala de futuro, rapidamente a conversa evolui para a automação. Tal como noutras áreas, o marketing está também a ser revolucionado por ferramentas que permitem automatizar e personalizar pontos de contacto com os clientes. Neste momento, há diversas plataformas que tornam isto realidade, permitindo que as pequenas empresas concorram lado a lado com enterprises. Entramos, assim, no mundo das MAP – Marketing Automation Platform, onde se inclui o Zoho Campaigns.
Uma das melhores opções de automação de marketing para empresas de pequena e média dimensão é o Zoho Campaigns, uma vez que permite aceder a várias funcionalidades, que muitas vezes apenas são encontradas em ferramentas de automação de marketing mais caras e complexas, mas a um preço acessível e com uma interface user-friendly.
Descubra abaixo todos os detalhes desta plataforma e quais os principais prós e contras, segundo a nossa experiência com o Zoho.
Zoho Campaigns: O que é?
O Zoho Campaigns é um software que permite desenhar, enviar e monitorizar campanhas de email marketing que ajudam a aumentar as vendas. A plataforma ajuda os marketeers a resolver um dos principais problemas do seu dia-a-dia: conseguir distribuir uma mensagem relevante, no momento certo e através do canal ideal, de modo personalizado e integrado com a restante ação de marketing e vendas.
Ferramentas do Zoho Campaigns
As ferramentas principais do Zoho Campaigns integram-se com as diversas aplicações dentro do Zoho para uma personalização mais precisa e adequada, nomeadamente:
- Email Marketing
- Automação de Marketing
- Gestão de Subscritores
- Analytics em tempo real
- Gestão e Edição de Campanhas
- Campanhas de Social Media e de Consentimento RGPD
- Política de Email
- Testes A/B
- Drip Marketing
De maneira a facilitar o uso e acessibilidade aos dados, a Zoho lançou também uma app do Zoho Campaigns, em congruência com o Zoho CRM e as diversas aplicações.
Prós do Zoho Campaigns
✔ Integração omnichannel
A aplicação permite a integração com algumas das ferramentas mais populares do mundo empresarial, nomeadamente Youtube, Facebook, G Suite, WordPress, SurveyMonkey, Litmus e muitas outras. No entanto, a integração que diferencia e valoriza a aplicação é a constante ligação ao Zoho CRM, que permite personalizar todas as interações e enviar, por exemplo, e-mail na data de aniversário do cliente.
✔ Plataforma user-friendly
Tal como o Zoho CRM, o Campaigns foi criado de maneira a ser utilizado por qualquer indivíduo, mesmo sem ter conhecimentos sobre o digital. A interface de criação de e-mails, por exemplo, funciona numa lógica de drag and drop, o que a torna extremamente fácil de utilizar.
✔ Email marketing em massa, mas personalizado
Uma das melhores features do Zoho Campaigns é que permite o envio de email marketing em massa, mas sem descurar o aspeto da personalização. Assim, torna-se possível enviar um único e-mail para uma lista de milhares de contactos mas, graças às variáveis de personalização e à integração com o CRM, cada cliente vai sentir que aquele e-mail foi especificamente criado para ele.
✔ Testes A/B
Outra das features-chave da ferramenta é a disponibilização de testes A/B para cada campanha. A realização deste tipo de testes permite perceber que versão do mesmo e-mail funciona melhor (tem mais cliques ou opens) e, portanto, qual é a que deve ser enviada à maioria dos utilizadores, de modo a otimizar os resultados da campanha.
Contras do Zoho Campaigns
✘ Número limitado de sincronizações
Apesar das sincronizações com diversas plataformas, existe um número máximo que limita as mesmas, sendo um dos grandes pontos fracos do Zoho Campaigns.
✘ Inexistência de landing page builder
Recorrer à criação de landing pages é muito comum nas empresas atualmente, e o facto de o Campaigns não possuir esta ferramenta é uma grande desvantagem para a plataforma.
✘ Difícil criar fluxos de emailing
Outra desvantagem da ferramenta é o facto de não ser possível criar fluxos de e-mail de uma maneira simples e clara, por exemplo para nutrição de leads. Para esta finalidade, plataformas como o Ontraport estão muito mais bem preparadas, contando com uma interface simples e intuitiva.
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