Zoho Campaigns: Prós e Contras da plataforma

Quando se fala de futuro, rapidamente a conversa evolui para a automação. Tal como noutras áreas, o marketing está também a ser revolucionado por ferramentas que permitem automatizar e personalizar pontos de contacto com os clientes. Neste momento, há diversas plataformas que tornam isto realidade, permitindo que as pequenas empresas concorram lado a lado com enterprises. Entramos, assim, no mundo das MAP – Marketing Automation Platform.

Uma das melhores opções de automação de marketing para empresas de pequena e média dimensão é o Zoho Campaigns, uma vez que permite aceder a várias funcionalidades, que muitas vezes apenas são encontradas em ferramentas de automação de marketing mais caras e complexas, mas a um preço acessível e com uma interface user-friendly. Descubra abaixo todos os detalhes desta plataforma e quais os principais prós e contras, segundo a nossa experiência com o Zoho.

O que é o Zoho Campaigns?

O Zoho Campaigns é um software que permite desenhar, enviar e monitorizar campanhas de email marketing que ajudam a aumentar as vendas. A plataforma ajuda os marketeers a resolver um dos principais problemas do seu dia-a-dia: conseguir distribuir uma mensagem relevante, no momento certo e através do canal ideal, de modo personalizado e integrado com a restante ação de marketing e vendas.

Ferramentas do Zoho Campaigns

As ferramentas principais do Zoho Campaigns integram-se com as diversas aplicações dentro do Zoho para uma personalização mais precisa e adequada, nomeadamente:

  • Email Marketing
  • Automação de Marketing
  • Gestão de Subscritores
  • Analytics em tempo real
  • Gestão e Edição de Campanhas
  • Campanhas de Social Media e de Consentimento RGPD
  • Política de Email
  • Testes A/B
  • Drip Marketing

De maneira a facilitar o uso e acessibilidade aos dados, a Zoho lançou também uma app do Zoho Campaigns, em congruência com o Zoho CRM e as diversas aplicações.

Prós do Zoho Campaigns

✔ Integração omnichannel

A aplicação permite a integração com algumas das ferramentas mais populares do mundo empresarial, nomeadamente Youtube, Facebook, G Suite, WordPress, SurveyMonkey, Litmus e muitas outras. No entanto, a integração que diferencia e valoriza a aplicação é a constante ligação ao Zoho CRM, que permite personalizar todas as interações e enviar, por exemplo, e-mail na data de aniversário do cliente.

✔ Plataforma user-friendly

Tal como o Zoho CRM, o Campaigns foi criado de maneira a ser utilizado por qualquer indivíduo, mesmo sem ter conhecimentos sobre o digital. A interface de criação de e-mails, por exemplo, funciona numa lógica de drag and drop, o que a torna extremamente fácil de utilizar.

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✔ Email marketing em massa, mas personalizado

Uma das melhores features do Zoho Campaigns é que permite o envio de email marketing em massa, mas sem descurar o aspeto da personalização. Assim, torna-se possível enviar um único e-mail para uma lista de milhares de contactos mas, graças às variáveis de personalização e à integração com o CRM, cada cliente vai sentir que aquele e-mail foi especificamente criado para ele.

✔ Testes A/B

Outra das features-chave da ferramenta é a disponibilização de testes A/B para cada campanha. A realização deste tipo de testes permite perceber que versão do mesmo e-mail funciona melhor (tem mais cliques ou opens) e, portanto, qual é a que deve ser enviada à maioria dos utilizadores, de modo a otimizar os resultados da campanha.

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Contras do Zoho Campaigns

✘ Número limitado de sincronizações

Apesar das sincronizações com diversas plataformas, existe um número máximo que limita as mesmas, sendo um dos grandes pontos fracos do Zoho Campaigns.

✘ Inexistência de landing page builder

Recorrer à criação de landing pages é muito comum nas empresas atualmente, e o facto de o Campaigns não possuir esta ferramenta é uma grande desvantagem para a plataforma.

✘ Difícil criar fluxos de emailing

Outra desvantagem da ferramenta é o facto de não ser possível criar fluxos de e-mail de uma maneira simples e clara, por exemplo para nutrição de leads. Para esta finalidade, plataformas como o Ontraport estão muito mais bem preparadas, contando com uma interface simples e intuitiva.

Quer saber como o Zoho poderá melhorar a sua empresa?

A Liminal trabalha diariamente para guiar a sua empresa durante este processo proporcionando soluções aplicadas ao nível das marketing technologies (martech). Aconselhamos sobre qual a melhor solução para si de acordo com as suas necessidades de negócio. Desta maneira, sabe que fez a escolha certa.

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