Salesforce: Prós e Contras da plataforma

Atualmente, vivemos numa era em que existe total transparência entre marcas e consumidores. A relação alterou e, com apenas um clique, está agora disponível a maioria da informação acerca dos produtos e também da cultura de uma empresa. A necessidade de conhecer, rastrear e agradar o consumidor passou para o meio digital e, consequentemente, foram criadas ferramentas que permitem executar estas tarefas de uma maneira mais rápida e eficaz, acompanhando assim o “novo consumidor”. Assim sendo, surgiu um novo conceito: o Customer Relationship Management (CRM). Descubra, abaixo, quais os principais prós e contras do Salesforce, uma das melhores plataformas CRM do mercado.

O que é um CRM?

O CRM é uma plataforma que permite fazer a gestão estratégica da relação com os clientes ou potenciais clientes, registando todo o tipo de interações e comunicação realizadas com os mesmos. Permite que uma empresa estabeleça, mantenha e fortifique estas relações, tendo por base o planeamento estratégico empresarial e as necessidades e desejos do seu público. Esta ferramenta ganha forma através de plataformas que permitem a realização destas ações de marketing relacional. Um exemplo que tem vindo a vingar no mercado é a Salesforce.

O que é o Salesforce?

O Salesforce é um software de CRM que proporciona a gestão e fortalecimento de relações entre as empresas e o seu público. A sua atuação tem por base o uso de uma cloud, a Salesforce Cloud, para o registo e armazenamento de todos os dados, permitindo assim o acesso e atualização em tempo real e em qualquer lado.

Caracteriza-se por ser uma ferramenta de fácil utilização e manuseamento. Qualquer pessoa poderá gerir esta plataforma, não sendo necessário um colaborador especializado em tecnologias.

Outra das características que define o Salesforce é o facto de ser um sistema completo e integrado, ou seja, toda a informação relevante encontra-se numa única e simples plataforma.

Foi considerado um dos CRM mais eficazes do mercado, classificado como a #1 plataforma tendo por base os registos de 2018 no Revenue Market Share Worldwide.

Salesforce, CRM, review

As ferramentas do Salesforce

O Salesforce permite às empresas compreender as necessidades dos seus consumidores e solucionar os problemas apresentados pelos mesmos através da análise e interpretação da informação registada. Desta maneira, todas as interações têm um objetivo definido e estudado previamente, sendo que, cada interação pode – e deve ser – personalizada de acordo com as necessidades identificadas de cada contacto. 

Esta plataforma proporciona às empresas a captação de clientes, perceção de possíveis consumidores e a gestão de todas as interações, provenientes da recolha e análise de dados. Para tal, conta com ferramentas essenciais a uma administração correta e eficiente, tais como:

  • Sales Cloud: gestão e personalização do processo de venda, controlo pós-venda e gestão de leads;
  • Service Cloud: serviço de apoio e suporte ao consumidor;
  • Marketing Cloud: permite a integração com todas as ações de marketing, destacando o email marketing, social media advertising, criação de map journeys e a possível integração com automação de marketing (Pardot by SalesForce);
  • Commerce Cloud: gestão das vendas online, conversão de compradores para o online e personalização do comércio online;
  • Community Cloud: gestão e organização interna entre colaboradores;
  • App Cloud: criação de aplicações móveis.

Preços do Salesforce

É uma plataforma dirigida a médias e grandes empresas, apresentando, assim, preços inacessíveis para as mais pequenas. Os preços variam entre os 25€ por user e os 300€ por user cada mês, consoante o package escolhido.

Salesforce, CRM, review
Fonte: Salesforce

Prós do Salesforce

Plataforma integrada numa só Cloud, com acesso a aplicação móvel;
Possibilidade de free trial;
Uso fácil e interface user-friendly;
Integração com redes e plataformas externas;
Passível de personalização em toda a Cloud de acordo com as necessidades específicas da empresa, bem como as de cada contacto registado na base de dados;
Possibilidade de criação de aplicações móveis.

Salesforce, CRM, review
Fonte: Salesforce

Contras do Salesforce

Solução monetariamente elevada;
Suporte ao cliente pouco esclarecedor;
Não se adequa a pequenas empresas, nomeadamente devido ao esforço monetário.

Quer saber como o Salesforce pode beneficiar a sua empresa?

Na Liminal trabalhamos para si e para a sua empresa, aconselhamos sobre qual a melhor martech (tecnologia de marketing) a usar, de acordo com os seus objetivos empresariais, planeamento estratégico e necessidades identificadas.

Solicitar demo do Salesforce

Feedback
5 de 5 estrelas. 1 votos.
O meu feedback:

2 comentários Adicione o seu

Deixar uma resposta