Atualmente, é importantíssimo que as empresas tenham acesso em tempo real aos dados de marketing e vendas, de modo a ajustar as decisões do negócio e reagir rapidamente às alterações típicas da nova era digital.
No entanto, o cenário não era bem assim em 2006, ano de criação do Ontraport. Os conceitos de CRM – Customer Relationship Management e Marketing Automation já eram discutidos nas grandes empresas, porém ainda não era uma realidade evidente para todos.
Nestes treze anos, o Ontraport foi sofrendo algumas alterações e cresceu de acordo com o mercado e com as suas necessidades. O que não alterou foi o principal objetivo da plataforma, que continua a ser melhorar, inovar e garantir o sucesso de qualquer entidade que use a plataforma.
O que é o Ontraport?
O Ontraport é um software de automação de marketing para empresas de todas as dimensões que integra diversas ferramentas imprescindíveis a qualquer gestor, nomeadamente:
- CRM;
- Marketing Automation;
- Email marketing;
- Marketing Analytics;
- Plataforma de eCommerce;
- Sales Force Automation;
- Landing Pages;
- Marketing Analytics;
- Business Process Automation;
- Partner Programs.
A plataforma é totalmente personalizável consoante as necessidades e orçamento de cada empresa, pelo que podem ser utilizados apenas alguns módulos. Esta característica faz com que seja uma das soluções de automação mais indicadas para PME e startups.
Devido ao seu target inicial, o preço deste software não poderia ser muito elevado, de maneira a que pudesse ser adquirido pelas empresas de dimensão mais reduzida. Esta filosofia é mantida até hoje, sendo uma das plataformas de automação mais acessíveis do mercado, com preços que variam entre os 79$ e os 497$ por mês.
Planos adaptados à sua empresa
Existem 4 planos disponíveis: Basic, Plus, Pro e Enterprise, sendo o primeiro o mais acessível monetariamente e o último o mais caro e completo em termos de ferramentas disponíveis. A diferença entre estes packages não é só o preço; estes variam também de acordo com o número de contactos, emails ou utilizadores.
Prós do Ontraport
✔ Preço
Tal como foi mencionado, esta plataforma é uma das mais acessíveis do mercado. Assim, o Ontraport oferece um plano básico por um preço baixo de maneira a poder chegar às empresas mais pequenas. No entanto, estende a sua oferta para o mercado no geral com a introdução dos outros planos, que dão acesso a mais ferramentas e features.
✔ Sistema Integrado
Este software integra campanhas de automação de marketing, landing pages, eCommerce, emails e muitas outras funções, permitindo a ligação entre plataformas e, assim, um tracking mais específico de cada utilizador. Com a junção de todas as ferramentas de marketing num só sistema user-friendly, o gestor tem o seu trabalho facilitado e rápido acesso aos conteúdos e dados que necessita para o seu dia-a-dia.
✔ Marketing Omnichannel
A unificação do seu sistema permite também a integração entre canais e ferramentas, nomeadamente de comunicação. A possibilidade de comunicar em massa através de email, sms, ou, até mesmo Marketing Direto, é um dos benefícios mais interessantes da plataforma.
✔ Personalização
A personalização de acordo com as necessidades da empresa é uma das grandes vantagens, no entanto só está disponível para clientes Enterprise. Assim, torna-se possível adaptar a interface e os campos utilizados nos contactos, por exemplo, à realidade e necessidades de cada empresa.
✔ Listas dinâmicas e segmentação
O Ontraport oferece a possibilidade de criar listas dinâmicas segmentadas pelos campos de contas, contactos ou deals. Estes grupos são atualizados automaticamente sempre que um utilizador cumpre, ou não, os requisitos para tal acontecer.
✔ Interface de criação de landing pages user-friendly
Uma das grandes vantagens do Ontraport é que a plataforma torna possível criar landing pages de forma intuitiva e simples. Assim, é possível criar este tipo de páginas sem qualquer conhecimento de programação.
Contras do Ontraport
✘ Free Trial Indisponível
A Ontraport não dá a oportunidade de experimentar previamente a plataforma, ao contrário da grande maioria dos softwares de marketing. No entanto, após o registo, criação de conta e pagamento, tem a opção de 90 dias free e refund do dinheiro inicial investido caso não fique satisfeito.
✘ Fraca analítica
O acesso aos dados é fácil, no entanto, não há qualquer tipo de gráficos ou dashboards, sendo que a informação são apenas palavras e números numa plataforma, o que dificulta a sua compreensão.
✘ Poucas integrações
Apesar de possuir uma API, a plataforma conta apenas com 24 integrações, a maior parte delas feitas através de Zapier. Isto é uma clara desvantagem, sobretudo para empresas que necessitem de integrar vários sistemas.
✘ Dados duplicados
O software é conhecido pelo seu massiva e intensa capacidade de registo. No entanto, a plataforma não facilita a limpeza de dados nem a eliminação de informações registadas mais do que uma vez. Desta forma, os registos duplicados espalham-se pelo sistema, dificultando a interpretação dos dados.
✘ Serviço ao cliente demorado
Embora a plataforma tenha vários canais de suporte, nomeadamente chat, e-mail e telefone, o serviço de suporte ao cliente é bastante demorado. O serviço de assistência é organizado por níveis, sendo que se tem de passar sempre pelo nível 1 e só a partir daí evolui para os seguintes. O problema é que o nível 1 apenas resolve questões simples, sendo que as mais complexas se prolongam e, às vezes, não têm resposta.
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