Reuniões Comerciais: Como planear e tornar mais produtivas

martech, tecnologia, Liminal, marketing technologies

Grande parte do sucesso de um negócio prende-se com a produtividade e eficiência dos departamentos comerciais. As reuniões de venda estão no topo das prioridades do dia a dia dos comerciais, e o modo como estas decorrem é a chave do sucesso dos negócios. Contudo, 28% dos interveninentes apontam a fraca preparação como um obstáculo anterior às reuniões (Beenote, 2017). 

Como melhorar a preparação das reuniões comerciais

Para aumentar a probabilidade de conversão das oportunidades em pipeline, é crucial preparar as reuniões comerciais de forma completa, conduzi-las com eficácia e saber o que fazer depois de cada uma terminar. Assim, todos os intervenientes terão em sua posse as informações de que necessitam sobre o cliente, o seu contexto, e poderão estabelecer um rapport importante. Por outro lado, saberão a melhor forma de credibilizar a própria empresa, enfatizando casos de sucesso e antecipando possíveis dúvidas, reações e objeções dos clientes. 

Deste modo, os comerciais vão conseguir manter o foco, concentrando-se nos objetivos e táticas inicialmente delineados, tornando as reuniões mais produtivas. Os clientes também não são indiferentes à forma como se organizam as empresas, sentindo assim que estão a negociar com pessoas em quem podem confiar e que estão devidamente informadas sobre os desafios que estes enfrentam e como contorná-los.  

Após a reunião, deverão ser reportadas as ações a executar, os seus responsáveis e quais os prazos e níveis de urgência. Deverá ser feita também uma atualização destas informações, à medida que vão sendo observadas mudanças. 

Checklist de Preparação e Relatório de Reuniões

Com a checklist que a Liminal preparou para si, poderá registar as informações sobre a reunião (nome da empresa, local, data e hora, participantes, objetivos, tática e deliverables), fazer um briefing preparatório completo e pormenorizado dos assuntos a tratar e um relatório final (oportunidades identificadas, tarefas a cumprir e respetivos responsáveis, e ações decorrentes), tudo isto para conduzir a sua empresa a excelentes resultados comerciais. 

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