Se está a ler este artigo, provavelmente já chegou à conclusão que necessita de uma plataforma de Automação de Marketing que apoie o seu negócio. Entender qual a opção certa para a sua empresa não é uma tarefa assim tão simples, uma vez que existem várias opções no mercado. Duas das alternativas mais fortes para PME são a RD Station e a HubSpot, na vertente Marketing Starter. Neste artigo, saiba mais sobre cada uma das soluções e quais os prós e contras de cada escolha.
RD Station: Marketing Digital 360º numa plataforma
O RD Station é uma plataforma all-in-one que permite gerir e automatizar várias ações de marketing digital, nomeadamente Email Marketing, Automação de Marketing, criação de Landing Pages, ou gestão de redes sociais. Esta solução permite que as PME acedam a funcionalidades avançadas, como o lead scoring e o lead tracking, com baixo custo associado.
Pricing
- Plano Basic: a partir de 85€/mês;
- Plano Pro: a partir de 177€/mês;
- Plano Enterprise: 459€/mês.
Prós do RD Station:
✔ Interface user-friendly;
✔ Navegação simples e intuitiva;
✔ Todas as funcionalidades numa só plataforma;
✔ Custo/benefício: é uma plataforma acessível para as features que contém.
Contras do RD Station:
✘ Os fluxos de automação disponíveis são muito básicos;
✘ As landing pages têm pouca capacidade de personalização;
✘ Os dashboards e reports são muito simples;
✘ Testes A/B muito elementares e com poucas variáveis.
HubSpot: O gigante da Automação de Marketing
A HubSpot é considerada uma das melhores plataformas de automação de marketing do mercado, e tal é possível de ser observado pelo seu número de users e percentagem de satisfação dos clientes.
O HubSpot Marketing Starter é uma solução muito completa, personalizável e versátil. Inclui funcionalidades como criação de formulários e pop-ups, E-mail Marketing, segmentação por lista e reports. Uma das grandes vantagens é o acesso ao HubSpot CRM, que permite que toda a informação relativa aos contactos esteja acessível na mesma plataforma, o que contribui para o alinhamento entre Marketing e Vendas.
Pricing
- Starter: a partir de 46€/mês;
- Professional: a partir de 740€/mês;
- Enterprise: a partir de 2 944€/mês
Prós do HubSpot:
✔ Interface simples e intuitiva;
✔ Acesso a programas de treino online sobre a plataforma;
✔ Integração com HubSpot CRM;
✔ E-mail marketing personalizado;
✔ Total visibilidade de todo o pipeline de marketing e vendas.
Contras do HubSpot:
✘ O pricing é feito pelo nº de contactos, pelo que o HubSpot pode torna-se caro para empresas que enviem e-mails para uma base de dados muito grande;
✘ Pouca flexibilidade para diferentes processos de venda ou negócio.
RD Station Basic e HubSpot Marketing Starter frente a frente
RD Station Starter | HubSpot Marketing Starter | |
Lead Capture (formulários, pop-ups, etc.) | ✔️ | ✔️ |
Dashboard com reports básicos | ✔️ | ✔️ |
Suporte | ✔️ | ✔️ |
E-mail Marketing | ✔️ | ✔️ |
CRM | ❌ | ✔️ |
Live chat | ❌ | ✔️ |
Integração com Gmail e Outlook | ❌ | ✔️ |
Nº de utilizadores | 7 | Ilimitado |
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A contribuição de MarTech para o sucesso da estratégia de marketing e vendas apenas se verifica quando estas plataformas são aplicadas em conformidade com a restante estratégia e objetivos da empresa. A escolha de uma plataforma de automação de marketing deve ir ao encontro dos objetivos específicos que a empresa pretende atingir.
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