Marketing Automation: 10 Razões para Investir

A automação de marketing não é nova no vocabulário dos marketeers. Mas, se antes era uma tecnologia dispendiosa e utilizada, maioritariamente, por grandes empresas, as plataformas de automação de marketing estão agora ao alcance de todos os gestores: desde startups a pequenas e médias empresas.

A Salesforce, no seu estudo State of Marketing (2017), afirma que, atualmente, 67% dos líderes de marketing já utilizam uma plataforma de automação de marketing (MAP).

Investimento em Martech e automação de marketing

Os benefícios da utilização da automação de marketing são múltiplos, sendo que a maioria dos marketeers reconhece que, sem estas plataformas, as suas estratégias de marketing não poderiam ser levadas a cabo com tanto sucesso. Segundo o mesmo estudo da Salesforce, 91% dos utilizadores de Marketing Automation concordam que esta é crucial para o sucesso das suas estratégias de marketing.

O que é uma Marketing Automation Platform (MAP)?

Uma plataforma de Automação de Marketing (MAP) é uma ferramenta utilizada para permanecer relevante durante toda a jornada do comprador e o ciclo de vendas. Ao rastrear leads e automatizar as comunicações, a Automação de Marketing dá ás empresas a possibilidade de se tornarem pertinentes em todos os seus canais, sem perder a capacidade de personalização e contacto individualizado com o cliente.

No arranque do novo ano, apresentamos-lhe 10 motivos pelos quais o seu negócio precisa de Marketing Automation.

10 Razões para Investir em Marketing Automation

1. Permite poupar tempo

Através da automação de marketing é possível marcar todas as tarefas atempadamente. Desta forma, fica com tempo livre para que se possa concentrar noutras atividades de marketing. De acordo com Ehsan Jahandarpour, Startup Coach e Growth Hacker, e Brian Downard, Online Marketeer e Consultor de Geração de Leads, as plataformas de automação permitem aumentar a taxa de resposta em 250% e poupar 6h por semana, através da automatização de anúncios e de posts nas redes sociais.  

Para além disto, escolher uma plataforma de automação de marketing que agregue várias áreas de marketing e vendas, como o Hubspot, permite que todas os dados estejam integrados e num único sítio, o que faz com que consiga uma visão 360º de todas as ações, deixando de ter de alternar de plataforma em plataforma.

2. Acrescenta valor ao CRM

Apesar de terem funções distintas, quando combinados, o CRM e a plataforma de automação tornam-se uma grande ajuda na conquista dos esforços de marketing.

Enquanto que o CRM é mais focado no contacto, uma MAP é mais focada no marketing e pode dar informações sobre a posição de uma conta no funil de marketing, as páginas que cada contacto visitou ou interagiu ou os conteúdos que achou mais interessantes. Desta forma, quando os dois sistemas estão integrados, é possível não só obter uma visão geral da relação da pessoa com a marca a partir de um só local, como também criar mensagens relevantes para serem enviadas no momento ideal, através do canal certo.

3. Oferece uma visão 360º dos dados

Uma MAP permite que todas as atividades de marketing sejam etiquetadas de acordo com a respetiva campanha, permitindo assim uma análise mais precisa de todos os dados, como o tráfego, a taxa de cliques ou a taxa de conversão.

Através do acesso a uma extensa combinação de dados, os KPI podem ser analisados em tempo real. Desta forma, em caso de resultados menos positivos, a estratégia pode ser reajustada de forma imediata.

4. Personalize as comunicações

Sabemos que nem todos os negócios são iguais, seja pela diversidade do setor ou pela dimensão, por exemplo.

Com uma plataforma de marketing como Hubspot, Infusionsoft, Ontraport, entre outras, é possível personalizar os e-mails de acordo com o target, nomeadamente com a adição do nome ou da empresa do recipiente.

No fim de contas, o grande objetivo é alcançar as pessoas certas com a mensagem certa. Porque não apostar em conteúdo personalizado de forma a solucionar as necessidades das suas personas quando elas mais precisam?

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5. Um aliado na nutrição de leads e aquisição de clientes

Muitos negócios dependem de leads para aumentar as vendas, pelo que as plataformas de automação se tornam imprescindíveis, na medida em que lhe oferecem a oportunidade de estabelecer um contacto com possíveis prospects presentes no vasto mundo online.

Por outro lado, para leads que já foram adquiridas, a plataforma de automação ajuda a que a sua marca se mantenham pertinente e visível durante toda a jornada do consumidor. A nutrição de leads costuma ser vista como um dos pontos vitais para a implementação de uma estratégia de automação.

6. Aumenta a eficiência das campanhas e as taxas de engagement

É frequente que as leads acabem por perder o interesse ou desvanecer enquanto percorrem o funil de vendas. É no processo de engagement e de re-engagement que uma plataforma de automação de marketing pode entrar e salvar a situação.

As plataformas de automação permitem segmentar as listas de e-mail de acordo com diversas métricas, tal como o nível de engagement, o score de cada conta ou ainda comportamentos de compra, como os gastos médios ou últimos artigos comprados, por exemplo.

Outra forma bastante útil de manter os clientes interessados é através da adição de triggers automáticos, que permite enviar determinados e-mails quando uma ação é realizada. Por exemplo, se um cliente adiciona artigos a um carrinho de compras mas não termina a compra, é possível automatizar o envio de um e-mail com um link ou desconto personalizado para o incentivar a finalizar a compra.

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7. Entenda os seus clientes através da análise comportamental

As plataformas de automação permitem analisar o comportamento dos clientes em vários canais. Desta forma, é possível integrar vários workflows, tal como anúncios em redes sociais, com o e-mail, ou até mesmo apresentar conteúdo especifico baseado no endereço IP dos visitantes.

8. Pode ser aplicado tanto a empresas B2B como B2C

Apesar de serem muitas vezes associados a negócios B2B, as MAP também podem ser úteis nos negócios que lidam diretamente com o cliente final. As ferramentas de automação permitem criar pontos de contacto em tempo real com os consumidores durante o seu ciclo de vida.

A grande maioria dos clientes gosta de sentir que as marcas os reconhecem e se importam, pelo que apostar numa estratégia de automação de marketing, que permite personalizar todas as interações, pode ser uma mais valia para estas empresas.

9. Siga as suas leads em tempo real

De acordo com um estudo da Harvard Business Review, a predisposição para uma compra aumenta quando os clientes recebem um contato da empresa no prazo de uma hora após a realização de um determinado pedido.

Uma forma de corresponder a estas expetativas é através da incorporação de um sistema de resposta automática que permite entre várias opções, agendar uma chamada com os clientes.

10. Mantenha-se consistente em todos os canais de comunicação

As plataformas de automação de marketing garantem que a comunicação nos vários canais é uniforme e centralizada. Assim, quando, por exemplo, um utilizador subscreve uma newsletter, é possível configurar um workflow que envia automaticamente um e-mail de boas-vindas com uma recomendação de um artigo que ele poderá achar interessante.

Por outro lado, através de uma MAP, é possível agendar publicações em blogs, redes sociais, através de um único local. Desta forma, sabe que as publicações estão atualizadas, mesmo quando possa ocorra algum contratempo ou quando outras tarefas se tornam prioritárias.

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Qual a Plataforma de Marketing Automation ideal para o meu negócio?

Gostaria de investir numa plataforma de automação de marketing mas não sabe qual a mais adequada para a sua empresa?

Na Liminal ajudámos várias empresas a perceber quais as tecnologias de marketing que melhor se adequam a cada empresa. Para o ajudar, preparámos dois artigos, um direcionado a pequenas empresas e outro a empresas de médias e grandes dimensões.

Se preferir, pode realizar o nosso diagnóstico e descobrir qual o nível de automação que melhor responde aos desafios específicos da sua empresa.

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