Implementar um software CRM é uma excelente forma de conseguir ter um maior nº de oportunidades no pipeline, aumentar os negócios fechados e reduzir os custos.
Isto é possível porque as relações são a chave da confiança entre clientes e empresas, e com um CRM deverá ser capaz de aumentar a produtividade das equipas de vendas, ter uma visão 360º dos seus clientes, conhecer as suas necessidades, personalizar a comunicação e fazer ofertas a que dificilmente resistam.
Fechar um negócio é a parte mais difícil do processo de vendas. Contudo, se os comerciais pensarem no objetivo final e nutrirem corretamente as oportunidades no pipeline, os clientes vão estar mais predispostos a comprar. Depois da primeira compra deve ser feito um follow-up contínuo aos clientes, para garantir a sua satisfação e repetição de compras.
O seu CRM deve ser capaz de cumprir estes objetivos, contudo, sabemos através dos estudos da Merkle Group Inc. que 63% dos projetos de implementação falha. Uma das principais causas é o facto de os comerciais não encararem este software como uma ajuda às suas tarefas diárias e, portanto, não o utilizarem como deviam.
A montante deste problema está um obstáculo ainda maior, a inexistência de uma estratégia para as tecnologias de marketing que suporte o crescimento e o modelo do seu negócio. Especialistas em martech (marketing technologies), como a Liminal, podem ser fundamentais na resposta a estes desafios, planeando em conjunto consigo o sucesso do seu negócio por meio das tecnologias.
Como usar um CRM para vender mais?
Depois da implementação de um CRM, importa saber de que forma este pode facilitar o crescimento das vendas e, para tal, abordamos aqui 3 estágios de utilização evolutiva deste software.
1º – CRM como repositório de dados
Neste estágio, o software é usado apenas para armazenar os dados de clientes e negócios, centralizando-os num só sítio, e facilitando o acesso a informações e histórico de interações críticas para a manutenção mínima da relação com o cliente.
2º – CRM para aumento da produtividade das vendas
No 2º estágio, o CRM estará a permitir aumentar a produtividade das vendas, automatizando os processos administrativos, gerando alertas e relatórios e permitindo que os comerciais planeiem as suas ações, no sentido de favorecer a conversão, reportar à direção e cumprir objetivos de relação e de vendas.
O software neste estágio de utilização tem consequências enormes ao nível da organização, do enforcement de procedimentos comerciais e do reporting, que poderá estudar em pormenor no eBook.
3º – CRM como coração da Omni-experience
O CRM neste estágio de utilização promove a eficiência, a previsibilidade e a transparência das empresas. Utilizado até ao máximo das suas potencialidades, funciona como um sistema único capaz de integrar muitos outros canais de interação com clientes (online e offline) e maximizar a sua experiência.
Simultaneamente, permite um controlo total do negócio, confrontando objetivos e performance, fazendo previsões de vendas, estudando e planeando oportunidades futuras.
eBook – Como usar um CRM para vender mais?
No eBook “Como usar um CRM para vender mais?” pretendemos ajudá-lo a utilizar o seu CRM em proveito das vendas, definindo em 3 estágios de utilização o que deve ser capaz de fazer para conseguir melhores resultados na sua empresa.
Neste ebook ficará mais esclarecido sobre como:
- Os departamentos de marketing e de vendas devem estar alinhados;
- Um CRM permite conquistar leads e acompanhar o comportamento de clientes;
- O software pode ser utilizado ao longo dos 3 estágios da sua maturidade de exploração para fazer crescer as vendas.
