Mais do que um software, o sistema CRM (Customer Relationship Management) é um mindset de gestão, onde o marketing, as vendas e o serviço ao cliente andam de mãos dadas, com o objetivo de ajudar as empresas a gerir todo o ciclo de venda e de vida dos clientes.
Os clientes estão mais informados e exigentes e procuram envolver-se de forma crescente no processo de vendas, o que força as empresas a criar com eles relações com significado e a alimentá-las, para conquistar confiança e manter a marca top-of-mind. Isto representa uma mudança de paradigma que tem feito com que as empresas deem prioridade à transformação digital dos departamentos de vendas.
Uma boa forma de iniciar essa transformação digital é através da implementação de um CRM. Ao automatizar, simplificar e transformar todo o ciclo de vendas, este sistema permite aos comerciais passar menos tempo com tarefas administrativas, maximizar a experiência dos clientes e ter maior foco em vender mais. Contudo, a quantidade de projetos de implementação de CRM que fracassa, fala por si. Segundo estudos da Merkle Group Inc., cerca de 63% destes projetos falharam na obtenção dos resultados esperados.
O risco de investir numa tecnologia que depois não concorre para os objetivos da empresa é elevado, portanto, a escolha de um sistema CRM deve ser uma decisão estratégica, ponderada e acompanhada por especialistas em tecnologias de marketing, que garantam o sucesso de um projeto destes.
No ebook “Como escolher um CRM?” queremos ajudá-lo a perceber como fazer a escolha do software mais indicado para a sua empresa, definindo as reais necessidades do seu negócio e como avaliar os softwares de CRM disponíveis no mercado.
Como escolher um sistema CRM?
1. Definir as suas necessidades
O primeiro passo é olhar para o seu modelo de negócio e traçar o caminho a percorrer – onde estou e para onde quero ir. Esta é uma maneira de perceber como integrar um CRM na sua estratégia e crescer com ele.
De seguida, deve envolver os seus colaboradores para que seja feita uma listagem completa das necessidades das várias áreas funcionais, como o marketing, as vendas e o suporte ao cliente.
2. Avaliar as soluções existentes no mercado
A segunda etapa é avaliar o que está disponível no mercado e comparar as soluções, não só em termos de preço, mas também tendo em mente outros critérios. Avalie a taxa média de adoção e as reviews online de utilizadores atuais para conhecer algumas vantagens e desvantagens do software em causa.
Deve também procurar um CRM que possa ser integrado com outros softwares existentes na sua empresa, e uma equipa de implementação que garanta um processo expedito.
Por fim, para tirar as suas próprias conclusões em relação ao funcionamento em tempo real e à utilização em dispositivos móveis, é vantajoso pedir uma demo ou versão de teste.
Qual o melhor CRM para o seu negócio?
Faça o download do ebook “Como escolher um CRM?” e perceba melhor:
- De que forma deve listar as suas necessidades e preparar a sua estratégia para integrar um CRM;
- Como avaliar o que existe no mercado;
- A importância de envolver os seus colaboradores desde o princípio e quais os cuidados a ter na implementação de um CRM.