Qual o CRM ideal para o seu negócio?

Mais do que um software, CRM (Customer Relationship Management) é um mindset de gestão, onde o marketing, as vendas e o serviço ao cliente andam de mãos dadas, com o objetivo de ajudar as empresas a gerir todo o ciclo de venda e de vida dos clientes.

Os clientes estão mais informados e exigentes e procuram envolver-se de forma crescente no processo de vendas, o que força as empresas a criar com eles relações com significado e a alimentá-las, para conquistar confiança e manter a marca top-of-mind. Isto representa uma mudança de paradigma que tem feito com que as empresas deem prioridade à transformação digital dos departamentos de vendas.

Uma boa forma de iniciar essa transformação digital é através da implementação de um CRM que automatizando, simplificando e transformando todo o ciclo de vendas, permite aos comerciais passar menos tempo com tarefas administrativas, maximizar a experiência dos clientes e ter maior foco em vender mais. Contudo, a quantidade de projetos de implementação de CRM que fracassa, fala por si. Segundo estudos da Merkle Group Inc., cerca de 63% destes projetos falharam na obtenção dos resultados esperados.

O risco de investir numa tecnologia que depois não concorre para os objetivos da empresa é elevado, portanto, a escolha de um CRM deve ser uma decisão estratégica, ponderada e acompanhada por especialistas em tecnologias de marketing, que garantam o sucesso de um projeto destes.

No ebook “Como escolher um CRM?” queremos ajudá-lo a perceber como fazer a escolha do software mais indicado para a sua empresa, definindo as reais necessidades do seu negócio e como avaliar os softwares de CRM disponíveis no mercado.

Conheça as principais conclusões deste documento.

Como escolher um CRM?

1. Definir as suas necessidades 

O primeiro passo é olhar para o seu modelo de negócio e traçar o caminho a percorrer – onde estou e para onde quero ir. Esta é uma maneira de perceber como integrar um CRM na sua estratégia e crescer com ele. 

De seguida, deve envolver os seus colaboradores para que seja feita uma listagem completa das necessidades das várias áreas funcionais, como o marketing, as vendas e o suporte ao cliente. 

2. Avaliar as soluções existentes no mercado 

A segunda etapa é avaliar o que está disponível no mercado e comparar as soluções, não só em termos de preço, mas também tendo em mente outros critérios. Avalie a taxa média de adoção e as reviews online de utilizadores atuais para conhecer algumas vantagens e desvantagens do software em causa. 

Deve também procurar um CRM que possa ser integrado com outros softwares existentes na sua empresa, e uma equipa de implementação que garanta um processo expedito. 

Por fim, para tirar as suas próprias conclusões em relação ao funcionamento em tempo real e à utilização em dispositivos móveis, é vantajoso pedir uma demo ou versão de teste. 

Qual o melhor CRM para a sua estratégia?

Faça o download do ebook “Como escolher um CRM?” e perceba melhor:

  • De que forma deve listar as suas necessidades e preparar a sua estratégia para integrar um CRM;
  • Como avaliar o que existe no mercado;
  • A importância de envolver os seus colaboradores desde o princípio e quais os cuidados a ter na implementação de um CRM.

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