Qual o melhor CRM Gratuito?

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Ter um CRM gratuito é a melhor opção para micro empresas ou para quem quer entender melhor como é que este sistema pode ajudar o seu negócio, sem necessitar de um grande investimento. Há várias opções de CRM gratuitos no mercado que, mesmo sem ter todas as features de um CRM pago, oferecerem as ferramentas suficientes para fazer a gestão dos contactos da sua empresa. Conheça quais os melhores CRM grátis do mercado e quais as principais funcionalidades de cada um.

O que deve considerar ao escolher um CRM gratuito?

Ter um CRM, ainda que uma versão gratuita, simplifica bastante a gestão de contactos, que por outro lado seria feita num programa como o Excel. Muito mais do que simplesmente guardar a informação de contas e contactos, o CRM regista outras informações relacionadas com a jornada do cliente, como aberturas de e-mails, cliques em determinado link ou o momento em que uma compra é feita. Ter um CRM significa uma melhoria significativa na experiência do cliente, mas claro que as versões gratuitas apresentam algumas limitações sobretudo nas funcionalidades. Ao escolher o melhor CRM gratuito para o seu negócio, deverá ter em consideração os seguintes aspetos:

  • Nº máximo de utilizadores;
  • Nº máximo de contactos;
  • Nº máximo de registos.
– Gestão de Contactos e Tracking

Ao escolher um CRM gratuito deve perceber qual o limite de contactos, mas também quais as ferramentas disponíveis para fazer a gestão de contactos e o tracking. É exatamente este último ponto que permite melhorar a experiência do cliente. Ao passar do Excel para um CRM gratuito, perceberá logo que o CRM é muito mais intuitivo e fácil de utilizar, mas é importante entender se as funcionalidades da plataforma são úteis para o seu dia-a-dia e se vão facilitar o seu trabalho.

– Integração

O CRM nunca deve estar isolado das restantes MarTech (tecnologias de marketing) usadas atualmente na empresa. Por exemplo, se usa o Mailchimp para o envio de e-mails, deverá escolher um CRM que tenha uma integração nativa entre as duas ferramentas. Só se todos os sistemas estiverem integrados é que irá conseguir ter uma visão 360º dos contactos (por exemplo, ver no CRM quem recebeu, abriu ou clicou num e-mail enviado pelo Mailchimp).

– Visão de longo-prazo

Fazer upgrade para a versão paga do CRM demora poucos segundos, enquanto que migrar toda a informação para uma nova plataforma pode ser bastante mais complicado. Ainda que o registo num CRM gratuito possa ser apenas para o testar, o ideal é que escolha um CRM grátis que apresente fit com o seu negócio a longo-prazo, caso queira fazer upgrade para as versões pagas da tecnologia.

Os 5 melhores CRM gratuitos

1 – HubSpot CRM

Pricing: Grátis (para sempre)

Utilizadores: Ilimitado

Data Storage: 1 milhão de contactos e contas

A versão gratuita do CRM da HubSpot é uma das mais poderosas do mercado, oferecendo funcionalidades gratuitas não só de CRM, mas também de Automação de Marketing, Automação de Vendas e Suporte ao Cliente.

Principais Funcionalidades:

  • Gestão de Contas e Contactos;
  • Gestão de Oportunidades;
  • Tarefas e Atividades;
  • Formulários;
  • E-mail Marketing;
  • Landing Pages;
  • Live Chat;
  • Ticketing;
  • Tracking de atividade no website;
  • Integração com Gmail e Outlook.

Outro dos benefícios deste CRM é a sua capacidade de analítica, dispondo de dashboards que permitem analisar os principais KPI de Marketing e Vendas. Além disso, apresenta uma interface intuitivo e fácil de utilizar.

Embora possa parecer um CRM demasiado bom para ser gratuito, a verdade é que a HubSpot apenas quer ajudar as empresas a ter a tecnologia adequada para que o negócio possa crescer. Enquanto fundadora do Inbound Marketing, a HubSpot acredita que as empresas devem focar-se em fornecer bom conteúdo, pelo que esta versão gratuita ajuda qualquer negócio a conseguir medir o que se passa com esse conteúdo.

Quando quiser mudar para uma versão paga do HubSpot, apenas terá de pagar pelos utilizadores que quiserem usufruir das funcionalidades pagas do software – os restantes podem manter-se na versão grátis da plataforma.

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2 – Zoho CRM

Pricing: Grátis (para sempre)

Utilizadores: Máx. 3

Data Storage: 5 000 registos (10MB)

A versão gratuita do Zoho CRM adequa-se a pequenos negócios que têm necessidades básicas de gestão de contactos e que querem perceber qual o comportamento de cada contacto ao longo da jornada de decisão. Apresenta também algumas funcionalidades de Automação de Marketing e Vendas, mas com bastantes limitações – apenas está disponível 1 formulário por módulo e 10 templates de e-mail marketing. Esta versão do CRM é sobretudo focada em agilizar o dia-a-dia da equipa de Vendas e controlar o pipeline comercial. Se estes são os maiores desafios que enfrenta no seu negócio, o Zoho CRM Free é uma excelente opção.

Principais Funcionalidades:

  • Gestão de Leads, Contas e Contactos;
  • Gestão de Oportunidades;
  • Tarefas, eventos, registo de chamadas e notas;
  • Workflows;
  • Notificações por e-mail;
  • E-mail Marketing (10 templates disponíveis);
  • Formulários (1 por módulo);
  • Tracking de atividade no website;
  • Integração com Gmail.
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3 – Zoho Bigin

Pricing: Grátis (para sempre)

Utilizadores: 1

Data Storage: 500 registos

O Bigin é a versão simplificada do Zoho CRM, criado para controlar o funil de vendas de pequenas empresas de forma simples e intuitiva. A versão gratuita do Zoho Bigin está disponível para 1 utilizador e tem o limite de 500 registos. A vantagem do Zoho Bigin é a sua interface inspirada na metodologia Kanban: conseguirá ter uma perceção imediata do estado do pipeline comercial num só quadro, e movimentar as oportunidades numa lógica de drag-and-drop.

Principais Funcionalidades:

  • Gestão de Leads, Contas e Contactos;
  • Gestão de Oportunidades;
  • Tarefas, eventos, registo de chamadas e notas;
  • Lembretes;
  • E-mail Marketing (5 templates disponíveis);
  • Formulários (1 formulário);
  • Workflows;
  • Integração com Gmail.

Outro ponto positivo do Zoho Bigin é que no momento em que quiser fazer upgrade para a versão paga, o preço do software é bastante acessível: 7€/mês/user (preço anual).

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4 – Bitrix24

Pricing: Grátis (para sempre)

Utilizadores: Ilimitado

Data Storage: 5GB

A versão gratuita do Bitrix24 é também uma opção para os negócios que apenas necessitam de manter controlo sobre o pipeline comercial e necessitam de ter grande foco na gestão de projetos. A interface não é tão intuitiva como a do HubSpot, por exemplo, mas é possível esconder, apagar e alterar a ordem dos vários items do menu. Dentro de cada menu (ex.: CRM), é ainda possível configurar a ordem dos items associados (ex.: deals, contactos, contas, analítica). Uma vez que a versão gratuita tem utilizadores ilimitados é possível convidar todos os colaboradores e alocá-los a diferentes equipas na plataforma, embora apenas seja possível definir permissões para cada equipa nas versões pagas do Bitrix24. Outro ponto fraco desta versão gratuita é o facto de não apresentar qualquer analítica – a criação de dashboards e reports apenas está disponível nas versões pagas.

Principais Funcionalidades:

  • Gestão de Contas e Contactos;
  • Gestão de Oportunidades;
  • Chat interno & chamadas de vídeo;
  • E-mail Marketing;
  • Quotes & Invoices;
  • Formulários;
  • Live Chat;
  • Gestão de Projetos.
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5 – Agile CRM

Pricing: Grátis (para sempre)

Utilizadores: Máx. 10

Data Storage: 1 000 contas e contactos

Devido às limitações de registo de dados, a versão grátis do Agile CRM apenas se adequa a empresas que não tenham uma grande base de dados – esta versão apenas permite o registo de 1 000 contas e contactos. O ponto positivo desta tecnologia é que é possível personalizar campos no CRM, algo que nem sempre se encontra disponível nas versões gratuitas. Além disso, apresenta também Lead Scoring, E-mail Marketing e funcionalidades de Suporte ao Cliente.

Principais Funcionalidades:

  • Gestão de Contas e Contactos;
  • Gestão de Oportunidades;
  • Campos personalizados;
  • Lead Scoring;
  • Tarefas e Documentos;
  • E-mail Marketing;
  • Formulários;
  • Landing Pages;
  • Helpdesk;
  • Integração com Gmail.
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Qual o CRM mais adequado para a minha empresa?

O caminho para o sucesso começa antes do momento da escolha do CRM, com o levantamento de requisitos, processos e necessidades a que a tecnologia deverá dar resposta. Para facilitar esta tarefa, preparámos um template de requisitos que deve ter em conta quando escolhe um CRM.

Um bom trabalho nesta fase irá garantir que o CRM da sua empresa seja uma peça fundamental para apoiar e amplificar a estratégia, missão, visão e objetivos definidos.

No eBook “Como Escolher um CRM” ajudamos a perceber qual a opção ideal para a sua empresa, explicando de que modo deve listar as suas necessidades e preparar a sua estratégia para integrar um CRM, como avaliar o que existe no mercado, a importância de envolver os seus colaboradores desde o princípio e quais os cuidados a ter na implementação da plataforma.

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