Plataformas de Marketing Digital que facilitam o dia-a-dia

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Todos os Marketeers necessitam de plataformas que os ajudem a simplificar, automatizar e otimizar a geração de leads. Há diversas opções no mercado, mas há algumas que se destacam pela facilidade de utilização e pela satisfação dos seus utilizadores. Conheça abaixo algumas plataformas de marketing digital que vão ajudar a facilitar o seu dia-a-dia, quer seja em E-mail Marketing, gestão de redes sociais ou SEO.

Plataformas de Marketing Digital: O que são?

São todas as ferramentas que têm como objetivo auxiliar as estratégias e ações de marketing digital através do online. Estes sistemas facilitam o dia-a-dia dos gestores de Marketing, automatizam ações que, de outra forma, teriam de ser repetidas manualmente e simplificam processos e análises a KPI que levariam muito mais tempo se tivessem de ser feitos individualmente. Em relação à analítica, a Inteligência Artificial tem vindo a impulsionar e simplificar bastante esta área, sendo cada vez mais imediato retirar as principais conclusões e tendências de cada KPI.

O que deve avaliar antes da escolha final

Antes de começar a avaliação da melhor plataforma de marketing digital para a sua empresa deverá ter em conta qual o objetivo principal que quer atingir. Apenas depois de perceber este fator é que conseguirá entender qual a ferramenta que deve usar, uma vez que algumas se focam, por exemplo, mais na personalização e outras são mais adequadas para comunicação em massa. Algumas são gratuitas e outras exigem um pagamento mensal ou anual. Algumas são simples e fáceis de utilizar e outras são mais complexas e permitem programar. Deve ter em conta todos estes fatores antes de escolher as plataformas que irá usar no seu dia-a-dia.

Plataformas de Marketing Digital – As Principais Áreas

1 – E-mail Marketing

O e-mail continua a ser um dos métodos mais eficazes para a nutrição e fidelização de clientes. Este canal é extremamente pessoal e permite uma grande personalização, desde o primeiro nome e empresa, até à área de interesse do contacto. Algumas das funcionalidades que se destacam no E-mail Marketing são a capacidade de segmentação através de listas dinâmicas e o lead scoring que, ao estar integrado com o CRM, permite entender quais os contactos que estão prontos para a tomada de decisão.

Mailchimp

O Mailchimp é uma das ferramentas líder do mercado e denomina-se como um “all-in-one”, embora o E-mail Marketing continue a ser o seu grande ponto forte. Nos últimos anos a plataforma tem-se desenvolvido e já inclui outras ferramentas como a criação de landing pages ou a criação de formulários.

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E-goi

À semelhança do Mailchimp, o E-goi tem vindo a expandir a sua plataforma e a incluir funcionalidades de marketing digital como landing pages, push notifications ou pop-ups. É uma empresa com ADN português e tem vindo a crescer junto de micro e pequenas empresas no Portugal e no Brasil.

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Zoho Campaigns

O Zoho Campaigns é uma ferramenta de envio de e-mails em massa simples de utilizar e muito completa. Além das típicas newsletters, permite criar workflows de e-mails e envio de campanhas de SMS Marketing. Outro fator competitivo é o seu pricing. O Zoho Campaigns está disponível na versão gratuita e as versões pagas vão desde 3€ aos 7€. Clique aqui para iniciar um trial gratuito da plataforma.

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2 – Gestão de Redes Sociais

A utilização de plataformas de marketing digital para a gestão de redes sociais é crucial para simplificar o agendamento de posts em várias redes sociais ao mesmo tempo e a gestão das mensagens nas diversas redes. Muitas delas, permitem também uma analítica mais detalhada e fácil do que a própria analítica disponibilizada por plataformas como o Facebook. Descubra abaixo algumas plataformas que vão ajudar a otimizar a gestão das redes sociais.

Buffer

É uma das plataformas de gestão de redes sociais mais conhecida do mercado e é utilizada tanto por pequenas empresas, como por grandes empresas como o Spotify ou o Shopify. Esta ferramenta permite agilizar todos os passos da gestão de redes sociais, desde a estratégia e planeamento dos posts, até à execução e análise de resultados. Também possui features que ajudam na monitorização de menções e mensagens diretas, ajudando a melhorar a experiência do cliente via redes sociais.

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Swonkie

A Swonkie é uma plataforma portuguesa de gestão de redes sociais e é usada por empresas como a Parfois, a Impresa ou a Konika Minolta. Adapta-se tanto ao dia-a-dia de agências, como ao de empresas ou meios de comunicação. Além da facilidade de publicação e agendamento nas diferentes redes, auxilia à gestão da comunidade e mensagens e também permite fazer Social Media & Web Listening.

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Zoho Social

O Zoho Social é a ferramenta da Zoho para gestão de redes sociais. Neste momento suporta a conexão com Facebook (página e grupo), LinkedIn (perfil individual e página), Twitter, Instagram, Google My Business e YouTube. Um dos grandes pontos fortes da plataforma é a sua constante capacidade de inovação e evolução. Todos os semestres são lançadas funcionalidades novas e tem-se tornado numa opção robusta face à concorrência. Tal como as outras plataformas, permite agendar posts em diferentes redes sociais ao mesmo tempo, observar os posts da concorrência, gerir mensagens e criar reports & dashboards personalizados para controlar a evolução de cada página. O Zoho Campaigns é uma ferramenta de envio de e-mails em massa simples de utilizar e muito completa. Além das típicas newsletters, permite criar workflows de e-mails e envio de campanhas de SMS Marketing. Outro fator competitivo é o seu pricing. O Zoho Social está disponível na versão gratuita e as versões pagas vão desde 3€ aos 7€. Clique aqui para iniciar um trial gratuito da plataforma.

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4 – SEO

Em termos de SEO há duas plataformas que todas as empresas deveriam usar e que têm versões gratuitas. São elas a Google Search Console e a Ubersuggest. Descubra mais sobre cada uma delas abaixo.

Ubersuggest

Esta plataforma é essencial nas fases de estratégia e definição de conteúdos do SEO. Permite perceber quais as keywords mais pesquisadas em cada país sobre determinado tema, gerar sugestões de keywords relacionadas, perceber a dificuldade de “atacar” cada keyword, entre muitos outros indicadores que vão ajudar a aumentar o tráfego orgânico do seu website.

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Google Search Console

A Google Search Console foi desenvolvida, como o nome indica, pela Google e é um must-have para qualquer empresa que queira melhorar os resultados de SEO. Através dela, é possível perceber quais as keywords que os utilizadores estão a pesquisar para encontrar o seu website, se estão a clicar nos resultados de pesquisa, quais as páginas e keywords com melhor ranking e também enviar atualizações de Sitemap e Robots.txt diretamente ao Google.

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3 – Automação de Marketing

As plataformas de Automação de Marketing englobam um conjunto de funcionalidades para simplificar a gestão de todas as áreas do marketing digital, desde a criação de landing pages a e-mail marketing e gestão de redes sociais. Muitas delas têm também na sua base um CRM, fazendo com que a gestão do ciclo e experiência do cliente esteja unificado e seja otimizado. Descubra abaixo algumas tecnologias de Automação de Marketing.

HubSpot

O HubSpot é a plataforma de Automação de Marketing líder de mercado e é uma ferramenta que ajuda a otimizar todos os passos da jornada de decisão de compra. Baseando-se na metodologia de Inbound Marketing, contém features que ajudam a atrair, nutrir, converter e fidelizar os clientes. O HubSpot tem um CRM que permite a unificação dos dados e garante que é feito o tracking e personalização de cada passo da jornada de marketing e vendas dos clientes.

Esta plataforma divide-se em 5 módulos: o Marketing Hub (que contém ferramentas de Marketing Digital como e-mail marketing, formulários, criação de landing pages, call-to-actions, gestão de redes sociais, SEO e Paid Media), o Sales Hub (que contém ferramentas que ajudam a equipa comercial a melhorar as taxas de conversão, como sequências de e-mails e a criação de propostas na plataforma), o Service Hub (que permite otimizar a fidelização de clientes e o apoio ao cliente através da gestão de tickets e formulários de satisfação), o CMS Hub (um CMS que permite criar websites e blogs de forma drag-and-drop) e o Operations Hub (contém features que auxiliam a limpeza, organização e integração dos dados do CRM). Clique aqui para assistir à Demo Online de HubSpot.

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RD Station

O RD Station é a plataforma de Automação de Marketing com maior popularidade no Brasil. Conta com mais de 30 000 clientes de todos os setores e dimensões. A principal diferença entre o RD Station e o HubSpot é que o grande foco do RD Station é o Marketing, não tendo funcionalidades para suportar as Vendas e o Suporte Pós-Venda. Além disso, a plataforma perde alguns pontos contra o HubSpot por não ter um CRM na sua génese. Assim, a plataforma não é tão completa como o seu principal concorrente, o HubSpot.

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Qual a Plataforma de Automação de Marketing ideal para a sua empresa?

A contribuição de MarTech para o sucesso da estratégia de marketing e vendas apenas se verifica quando as plataformas de automação de marketing e o CRM são aplicados em conformidade com a restante estratégia e objetivos da empresa. A escolha de uma plataforma de automação de marketing deve ir ao encontro dos objetivos específicos que a empresa pretende atingir.

Para facilitar o processo de escolha da plataforma de automação de marketing mais adequada ao seu negócio, criámos o eBook “Como Escolher uma Plataforma de Automação de Marketing“. Este conteúdo irá ajudar a guiar o processo de escolha de uma plataforma de automação de marketing, bem como perceber qual o nível atual de automação de marketing e vendas em que a sua empresa se encontra. Deste modo, conseguirá escolher o software que mais se adequa à realidade do seu negócio.

Com a Liminal terá acesso a peritos que farão a análise, desenho e implementação de estratégias e operações de marketing e vendas, suportadas por sistemas tecnológicos, como a Automação de Marketing e o CRM – Customer Relationship Management, que garantem o crescimento do seu negócio.

Solicite um diagnóstico e descubra o caminho para o sucesso.

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2 Comments

  1. […] um requisito aceder a funcionalidades avançadas como testes A/B e reporting avançado. No artigo Plataformas de Marketing Digital encontrará algumas sugestões de plataformas de E-mail Marketing que poderão ser uma boa opção […]

  2. […] CRM (customer relationship management). As empresas começaram então a dar os primeiros passos no marketing digital, experimentando técnicas de SEO (search engine optimization), produzindo conteúdo específico […]

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