Plano de Recuperação e Resiliência (PRR): Apoios para a Transição Digital

Foram divulgados, no Plano de Recuperação e Resiliência, novos apoios com vista a ajudar as empresas portuguesas a dar o salto no que diz respeito à modernização digital. Este plano de apoios à transição digital tem reservados 650 milhões de euros para ajudar as empresas na sua digitalização. Segundo o Ranking Mundial de Competitividade Digital de 2021 publicado pelo Centro de Competitividade Mundial do Institute for Management Development (IMD), Portugal encontra-se atualmente na 34ª posição. Este estudo avalia a capacidade de 64 economias para a transformação económica das empresas, do governo e da sociedade, através de tecnologias digitais. Esta é uma oportunidade única para o tecido empresarial português aumentar a sua competitividade ao digitalizar processos e adquirir competências cruciais num mundo que cada vez mais se baseia na tecnologia. Descubra abaixo todos os detalhes sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e como iniciar a Transformação Digital da sua empresa.

“80% das PME portuguesas não utiliza canais digitais para alavancar o seu negócio.”

– Rogério Canhoto, Chief Business Officer da PHC – WebTalk “Digitalização das Empresas Portuguesas com recurso a fundos europeus”

Plano de Recuperação Económica – PRR: O que é?

O Plano de Recuperação Económica é um instrumento estratégico de mitigação do impacto económico e social da crise provocada pela pandemia COVID-19. Este plano, de aplicação nacional, terá um período de execução até 2026 e tem como objetivo implementar um conjunto de reformas e de investimentos que incentivem o país a retomar o crescimento económico sustentado. O PRR assenta em três principais dimensões:

  • Resiliência;
  • Transição Climática;
  • Transição Digital.

PRR: Apoios Diretos às Empresas para a Transição Digital

Na componente C16 da Transição Digital do Plano de Recuperação e Resiliência, que diz respeito aos apoios diretos às empresas, o PRR prevê reformas e investimentos significativos que assentam em 3 componentes:

  • Capacitação Digital das Empresas
  • Transição Digital das Empresas
  • Catalisação da Transição Digital das Empresas

Reforçar a digitalização das empresas e recuperar o atraso face ao processo de transição digital

A componente C16, dirigida especificamente ao reforço de digitalização das empresas, tem como objetivo recuperar o atraso relativamente ao processo de transição digital, permitindo o acesso ao conhecimento e aos meios tecnológicos digitais que promovem, entre outras:

  • A modernização do trabalho e dos processos de produção
  • A mitigação dos défices de competências na utilização das tecnologias digitais
  • A criação de novos canais digitais de comercialização de produtos e serviços
  • A incorporação de tecnologias disruptivas nas suas propostas de valor das empresas.

Principais Benefícios para as empresas

Depois de um período de pandemia é inquestionável que a adaptação das empresas portuguesas ao mundo digital é necessária, e este conjunto de apoios que promove a Transição Digital vem abrir portas às micro e PMEs que permitem:

  • Conquistar novos mercados
  • Conquistar novos clientes
  • Aumentar a sua competividade num mercado cada vez mais globalizado.

A era digital não é por si só um impulsionador de negócios, mas permite que negócios assentes em boas fundações cheguem a clientes além-fronteiras e de forma customizada, aumentando desta forma a eficiência das suas ações.

“Uma oportunidade única para todo o ecossistema empresarial português.”

– Rogério Canhoto, Chief Business Officer da PHC – WebTalk “Digitalização das Empresas Portuguesas com recurso a fundos europeus”

Inicie a Transição Digital com o apoio de Especialistas

“70% das PME portuguesas não têm uma estratégia definida para a transição digital.”

– Rogério Canhoto, Chief Business Officer da PHC – WebTalk “Digitalização das Empresas Portuguesas com recurso a fundos europeus”

Enquanto elemento fundamental para qualquer empresa customer-centric, o CRM e as Plataformas de Automação de Marketing são essenciais para garantir o acesso on-demand à informação de marketing e vendas, como contas, contactos e oportunidades, passando a ser possível controlar toda a jornada do cliente e também o funil de vendas.

Enquanto especialistas em tecnologias de marketing e vendas (MarTech), a Liminal tem o know-how necessário para implementar projetos de Transformação Digital de Marketing e Vendas que garantem que tecnologias como CRM, Automação de Marketing e eCommerce contribuem para o sucesso do seu negócio. Mas, não basta ter as tecnologias, é também necessário traçar a estratégias e as ações de Marketing e Vendas que vão ajudar o seu negócio a crescer. Poderemos ajudar a sua empresa a:

  • Traçar um Plano de Transformação Digital;
  • Perceber quais as tecnologias que melhor se adequam à sua realidade e proceder à sua implementação e personalização;
  • Acompanhar as equipas de Marketing e Vendas através de formação e suporte contínuo, garantindo a adoção do sistema e a otimização dos processos;
  • Entender quais as estratégias e ações de Marketing e Vendas que devem ser implementadas para que a tecnologia apoie as equipas na geração de leads qualificadas para o seu negócio.

Solicite um diagnóstico gratuito e descubra como poderemos ajudar a sua empresa.

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