O que é o Marketing One-to-One? Se o marketing relacional é uma filosofia de gestão de marketing, o marketing one-to-one pode ser visto como a sua aplicação prática e tem …
Voucher para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais
Foram abertas as candidaturas ao Voucher para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais no passado dia 25 de novembro. Trata-se de uma medida do Plano de Recuperação e Resiliência …
A nova gestão da jornada e experiência do cliente
Tal como apresenta Lencastre (et al.; 2014), “as alterações que se têm vindo a operar ao nível da concorrência, dos consumidores e da tecnologia – em particular no que se …
Marketing Relacional no Ciclo de Vida dos Clientes
Usando estratégias de consolidação de relações a longo prazo, como marketing relacional, é possível fazer passar um cliente por uma escala de retenção, através de um processo de desenvolvimento de …
Estratégias de CRM e o Marketing Relacional
No seu estrito sentido clássico, “o marketing relacional tem por objetivo atrair, desenvolver e manter relações com clientes” (Berry & Parasuraman, 1991; cit in Lencastre, et al, 2014). O marketing …
Segmentação e Automação: A dupla imbatível
Segmentação é definida por Kotler (2000) enquanto a prática de “dividir o mercado em grupos homogéneos, baseados nos seus perfis geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais”. Fazendo um estudo de segmentação …
Inteligência Artificial aplicada ao Marketing
Conceitos como Artificial General Intelligence (AGI) ou Artificial Super Intelligence (ASI), que designam as capacidades de uma Inteligência Artificial forte (Strong AI), capaz de executar e até superar qualquer atividade …
5 Critérios para selecionar um CMS
A plataforma CMS (Content Management System) certa para o seu negócio alinhar-se-á às necessidades e objetivos do seu site. Alguns dos fatores mais importantes a considerar são: a facilidade de …
Database Marketing: O fator crítico para o sucesso
A informação transformada em conhecimento e este em competitividade, ou melhor, sabedoria, tal como menciona Russel Ackoff (1989) na sua framework DIKW, é o fator crítico de êxito para qualquer …
A Jornada do Cliente e os Pilares da MarTech Stack
A automação de marketing “resulta da combinação de grandes volumes de dados – recolhidos a partir de aspetos relacionados com o comportamento do cliente – com software que incorpora data-mining, …