Transformação Digital do Marketing

A Transformação Digital nas áreas do marketing, vendas e serviço ao cliente, tem frequentemente como prioridade máxima o sistema de CRM (Customer Relationship Management) e o Email Marketing, este último visto enquanto a ferramenta mais importante para atrair novos clientes particularmente nos sectores business-to-business (B2B). “Ambas estas soluções fazem parte da Automação de Marketing, a…

A 4ª Revolução Industrial e a Transformação Digital

De acordo com Klaus Schwab, fundador do Fórum Económico Mundial, atualmente estamos em plena 4ª revolução industrial. “Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes”…

Marketing Ops: O que é e como funciona?

A impossibilidade de analisar todas as ações de marketing e a dificuldade em identificar o que está a resultar e o que se traduz em desperdício de tempo e dinheiro, são a barreira entre o que começa por ser um problema de marketing, para o que, consequentemente, se torna num problema de negócio. Se o…

Marketing Ops: O que é e quais os benefícios?

O termo “Marketing Ops” tem ganho popularidade nos últimos anos, a par da ascensão das tecnologias de Marketing e da crescente exigência dos consumidores. Segundo o “PwC Customer Loyalty Survey 2022“, 51% dos consumidores abandonam uma marca se a experiência online não for tão boa como a experiência offline. Esta pressão faz com que as…

A Nova MarTech Landscape e as Oportunidades para as Empresas Portuguesas

Depois do sucesso da primeira edição da MarTech Talks online, com o tema “O Futuro do Marketing Cultural” e Madalena Reis, Diretora de Desenvolvimento e Comunicação do Centro Cultural de Belém (CCB) como convidada, chega a segunda edição, com o foco na “Evolução da MarTech Landscape”. O setor das tecnologias de marketing (MarTech) tem crescido…

Google Analytics 4: O que é e como atualizar?

A partir de 1 de Julho de 2023 já não será possível o tradicional Google Analytics Universal e todas as versões terão de ser migradas para o Google Analytics 4 (GA4). Esta nova versão do Google Analytics passa a ter um modelo baseado em eventos, e não em sessões, e permite obter uma visão unificada…

+31% de tecnologias na MarTech Landscape Portugal 2022

Pelo segundo ano consecutivo, a Liminal juntou-se à MarTechTribe e ao Chiefmartec (fundado pelo Scott Brinker) para mapear as MarTech com origem portuguesa e criar a MarTech Landscape Portugal 2022. É sabido que Portugal é um hub tecnológico de excelência, mas a principal conclusão da MarTech Landscape deste ano é esmagadora: em apenas 12 meses…

MarTech Talks – O Futuro do Marketing Cultural

O setor da cultura tem experienciado momentos de mudança, promovidos pela alteração do comportamento dos consumidores e pelo contexto de pandemia de COVID-19. Tecnologias como CRM e plataformas de Automação de Marketing revelam-se um excelente aliado para conhecer o público de uma forma única e tornar a comunicação relevante com os diferentes segmentos. Assista à…

Data Science vs. Business Analytics: As principais diferenças

Se costuma acompanhar o mundo da tecnologia e da inovação, já se deverá ter cruzado com termos como “Data Science”, “Business Analytics” e “Business Intelligence”. Embora todos eles pertençam à mesma área, são três termos que designam conceitos diferentes dentro do mundo da analítica. Descubra abaixo as principais diferenças entre estes termos e como usá-los…