A arte de usar uma plataforma CRM para fazer crescer os negócios

Artigo publicado originalmente na edição de Fevereiro da Revista Briefing. 63% dos projetos de implementação das plataformas CRM não atingem os resultados esperados (Merkle Group). Os números são alarmantes, sobretudo porque está em causa uma tecnologia que costuma representar um investimento elevado para qualquer empresa, mas também porque os softwares de Customer Relationship Management estão no coração do crescimento e…

A morte do funil de marketing e a Customer Experience

Das redes sociais aos mobile devices, as tecnologias têm trazido um poder sem precedentes aos consumidores e decisores empresariais para encontrarem os melhores negócios, compararem ofertas e preços, fazer ouvir as suas reclamações em alto e bom som. Nesta era de clientes hiperconectados, as mudanças nos seus padrões de pesquisa, avaliação e compra de produtos…

A importância de integrar CRM com uma plataforma Automação de Marketing

À primeira vista o CRM – Customer Relationship Management e uma plataforma de automação de marketing podem parecer pertencer a áreas totalmente diferentes, sem nenhum elo em comum. No entanto, a integração entre estas duas ferramentas é importantíssima para obter insights valiosos sobre cada utilizador e, assim, melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar…

Fórum Económico Mundial: 3 frases de Davos 2019

Desde 1971, líderes mundiais encontram-se anualmente na cidade mais alta da Europa para debater o futuro do mundo. O poder mediático do Fórum Económico Mundial é, no mínimo, impressionante: é o evento não desportivo com mais cobertura mundial. Apesar da grande maioria da comunicação ser focada no lado geopolítico, existe também um lado preocupado com…

Como criar uma estratégia de tecnologias de marketing passo a passo

Quando se fala em transformação digital, tecnologias de marketing e em construir uma martech stack, há uma dúvida que se impõe: o que envolve, na prática, e como se processa a criação deste tipo de estratégia? Antes de mais, como no início de qualquer estratégia, é necessário saber os objetivos a alcançar, tanto quantitativos como…

Review Zoho Campaigns: Prós e Contras da plataforma

Quando se fala de futuro, rapidamente a conversa evolui para a automação. Tal como noutras áreas, o marketing está também a ser revolucionado por ferramentas que permitem automatizar e personalizar pontos de contacto com os clientes. Neste momento, há diversas plataformas que tornam isto realidade, permitindo que as pequenas empresas concorram lado a lado com…

As 3 Megatendências do marketing do futuro

Nesta era das martech, os maiores desafios resultam não do avanço tecnológico, mas das profundas alterações que estão a ocorrer ao nível dos comportamentos de compra e da forma como as pessoas estão a escolher relacionar-se com as marcas. Estas assimetrias só serão acentuadas no futuro próximo, com a entrada no mercado de uma nova…

Zoho CRM Review: Prós e Contras da plataforma

As tecnologias tornaram-se uma ferramenta indispensável aos dias de hoje, nomeadamente na área profissional. Os softwares, bases de dados e sistemas apoderaram-se das empresas e organizações de maneira a facilitar e a ajudar os gestores no seu dia-a-dia. Por este motivo, várias plataformas digitais foram surgindo e ganhando dimensão no mercado, como é o caso…

Review do Ontraport: Prós e contras da plataforma

Atualmente, é importantíssimo que as empresas tenham acesso em tempo real aos dados de marketing e vendas, de modo a ajustar as decisões do negócio e reagir rapidamente às alterações típicas da nova era digital. No entanto, o cenário não era bem assim em 2006, ano de criação do Ontraport. Os conceitos de CRM –…