A importância da Automação na Estratégia de Negócio e de Marketing

A Automação de Marketing é essencial para qualquer negócio atualmente. Qualquer empresa que use tecnologia para otimizar os seus processos e medir com precisão os KPI do seu negócio tem vantagem competitiva face a uma empresa concorrente que não o faça e conseguirá oferecer melhor experiência aos seus clientes – algo essencial nos dias de…

A História das tecnologias de Automação de Marketing

Embora só recentemente se venha a falar de Automação de Marketing enquanto algo que pode ser usado e detido por todas as empresas – independentemente do seu tamanho e setor – esta área começou a ser criada há bastante tempo. Segundo M. Park e Sung Hong (1), a história da Automação de Marketing começa nos…

O papel da Comunicação de Marketing nos negócios B2B

Uma das variáveis estratégicas e operacionais do marketing é a comunicação (promotion). Tradicionalmente as abordagens de comunicação têm tido orientações específicas e muitas vezes distintas, quando se trata de comunicação com consumidores finais (B2C) ou com compradores organizacionais (B2B). Download do eBook “Automação de Marketing: 7 Maneiras de Aumentar Vendas” Com frequência, os negócios B2B…

Transformação Digital do Marketing

A Transformação Digital nas áreas do marketing, vendas e serviço ao cliente, tem frequentemente como prioridade máxima o sistema de CRM (Customer Relationship Management) e o Email Marketing, este último visto enquanto a ferramenta mais importante para atrair novos clientes particularmente nos sectores business-to-business (B2B). “Ambas estas soluções fazem parte da Automação de Marketing, a…

A 4ª Revolução Industrial e a Transformação Digital

De acordo com Klaus Schwab, fundador do Fórum Económico Mundial, atualmente estamos em plena 4ª revolução industrial. “Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes”…

Marketing Ops: O meu negócio precisa de Marketing Ops?

A impossibilidade de analisar todas as ações de marketing e a dificuldade em identificar o que está a resultar e o que se traduz em desperdício de tempo e dinheiro, são a barreira entre o que começa por ser um problema de marketing, para o que, consequentemente, se torna num problema de negócio. Se o…

Marketing Ops: O que é e quais os benefícios?

O termo “Marketing Ops” tem ganho popularidade nos últimos anos, a par da ascensão das tecnologias de Marketing e da crescente exigência dos consumidores. Segundo o “PwC Customer Loyalty Survey 2022“, 51% dos consumidores abandonam uma marca se a experiência online não for tão boa como a experiência offline. Esta pressão faz com que as…

A Nova MarTech Landscape e as Oportunidades para as Empresas Portuguesas

Depois do sucesso da primeira edição da MarTech Talks online, com o tema “O Futuro do Marketing Cultural” e Madalena Reis, Diretora de Desenvolvimento e Comunicação do Centro Cultural de Belém (CCB) como convidada, chega a segunda edição, com o foco na “Evolução da MarTech Landscape”. O setor das tecnologias de marketing (MarTech) tem crescido…