HubSpot vs Salesforce, é o estudo da Aptitude 8 2022 a 332 profissionais que trabalham em PME e que utilizam HubSpot ou Salesforce. Partilhamos consigo os principais resultados para que possa analisar a pertinência de utilizar cada sistema.
Neste artigo poderá avaliar os elementos que contribuem para o custo total de investimento em projetos de CRM de HubSpot versus Salesforce, tais como:
- Custos de implementação (formação, outsourcing de serviços)
- Custos do software
- Custo de administração e suporte
- Custos qualitativos da utilização do CRM
Os Custos de Implementação
Processo de Implementação – Os utilizadores de HubSpot estão mais satisfeitos com o processo geral de implementação de CRM, 51%, em comparação com 37% da Salesforce. Enquanto principais desafios na implementação de um sistema de CRM destacam a migração de dados enquanto principal dificuldade (45%). O custo de implementação, formação e adoção, e o tempo necessário para implementar os sistemas também estão no topo da lista.
Tempo de implementação – 43% dos profissionais tiveram um processo de implementação de quatro meses ou mais. Contudo, ao comparar os cronogramas daqueles que implementaram HubSpot com os que implementaram Salesforce, HubSpot é claramente mais rápido.
1 – Custos do Software
No geral, cerca de dois terços (65%) dos entrevistados estão a gastar entre US$ 2.000 e US$ 10.000 por mês em CRM. Estes custos são semelhantes tanto para os utilizadores de HubSpot como para os utilizadores de Salesforce. Contudo, os utilizadores de HubSpot têm uma maior tendência para afirmar que os custos associados ao sistema valem a pena.
2 – Custos de Administração de Sistemas e Suporte Técnico
98% dos entrevistados tem pelo menos um colaborador remunerado com funções maioritariamente dedicadas ao CRM. Tarefas de suporte comuns incluem sessões de formação à empresa, limpeza de dados, criação de documentação, integração com outro software, correção de bugs, personalização. A somar os fatores como o número de utilizadores, a complexidade da MarTech Stack e dos processos de marketing e vendas, influenciam os custos de administração/suporte associados.
Utilização de recursos humanos internos para administrar o sistema – 63% dos utilizadores de HubSpot têm 3 ou menos pessoas responsáveis pelo CRM, em comparação com 55% dos utilizadores de Salesforce.
Outsourcing de serviços de implementação – O custo associado aos fornecedores/recursos externos necessários para implementar tanto HubSpot como Salesforce são semelhantes. No entanto, 47% dos utilizadores de HubSpot estão extremamente satisfeitos com as empresas de outsourcing que contrataram, comparativamente a 32% dos utilizadores de Salesforce.
3 – Custos qualitativos da utilização do CRM
Funcionalidades e customização – Ao avaliar novas soluções, as principais prioridades são: os recursos e funcionalidades dos sistemas; a facilidade de uso; e a personalização.
Utilização do CRM – Segundo 54% dos entrevistados, a facilidade de uso é o fator mais importante a considerar na avaliação da eficácia do CRM atual. Uma tecnologia user-friendly aprimora os processos de integração, adoção e formação dos sistemas.
Porém, cerca de 40% dos entrevistados que tiveram uma visão sobre a implementação da sua ferramenta de CRM, destacam que a adoção/formação foram um dos principais desafios encontrados durante o processo.
Os utilizadores de Salesforce (24%) são mais propensos a relatar que a baixa adoção dos users é um fator determinante na sua decisão de adicionar, remover ou substituir componentes da MarTech Stack no próximo ano, comparativamente aos utilizadores de HubSpot (17%).
Visão 360º dos dados do CRM – 95% dos entrevistados dizem que é importante ter acesso a uma visão abrangente dos dados de prospects e clientes em todas as equipas. Em contrapartida, apenas 39% confessam que é extremamente fácil obter uma visão abrangente dos dados de prospects e clientes ao utilizar o seu CRM atual.
Concluiu-se ainda que os utilizadores de HubSpot têm maior probabilidade de confiar na precisão dos dados provenientes do CRM (HubSpot 55% vs Salesforce 44%). Igualmente, 42% dos utilizadores HubSpot vs 35% dos utilizadores de Salesforce, dizem que é extremamente fácil obter uma análise de dados de prospects e clientes através do CRM atual.
HubSpot vs Salesforce – Principais conclusões
O custo de um CRM vai muito além dos custos mensais ou anuais do software. É importante considerar o que ocorre na implementação, administração e utilização da ferramenta e da tecnologia adjacente. Conclui-se que as empresas que usam HubSpot gastam consideravelmente menos na implementação da ferramenta, obtêm mais dados confiáveis a partir do sistema e dedicam menos recursos à gestão da mesma.
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