Os 5 obstáculos à implementação de Martech e como os Resolver

Cada vez mais pressionados para apresentar resultados, os gestores de marketing estão permanentemente numa luta perante a falta de recursos, a necessidade de manter as operações diárias, executar demasiadas campanhas e analisar demasiadas métricas. Este desequilíbrio é o exato motivo pelo qual as Martech (marketing technologies) estão a tornar-se indispensáveis para o sucesso de empresas.

Nos dias de hoje, perante exigências de crescimento, os marketeers devem responder com a seguinte equação:

Resultados de marketing = Tempo + Dinheiro + Pessoas + Tecnologia

Se as variáveis tempo, dinheiro e pessoas, são facilmente percebidas e dominadas por qualquer organização profissional de marketing, a variável tecnologia é a que geralmente levanta mais dificuldades.

Vamos analisar alguns dos obstáculos à implementação de martech:

1. Desconhecimento técnico

De acordo com o estudo da TFM Insights, 13% dos profissionais de marketing ainda não implementaram uma solução martech devido à falta de proficiência técnica. Em Portugal, apenas 11% das PME começam a ter as tecnologias digitais e sociais integradas nos processos de negócio e a ver retorno das ações realizados de forma sustentada (Retrato Digital das PME Portuguesas, 2017, IAPMEI).

2. Dificuldade em conciliar estratégia e tecnologia

A estratégia de marketing deve ser complementada e melhorada pelas soluções tecnológicas e deve guiar a escolha dessas mesmas soluções, contudo a maioria dos gestores de marketing e vendas não sabe o que necessita. Por exemplo, apesar de a grande maioria dos marketers (91%) considerar que as tecnologias de automação são muito importantes para o sucesso do negócio, 61% deles ainda não têm qualquer ferramenta de automação (2015 Marketing Technology Report, TFM&A).

3. Incapacidade para escolher as soluções certas

A maioria dos profissionais de IT também não sabe qual a martech que melhor responde aos desafios e modelo de negócio, fazendo com que os critérios de escolha de plataformas se resumam às funcionalidades e características técnicas dos produtos, as quais podem não ser as que melhor servem o negócio.

4. Investimentos já realizados em tecnologias que não cumprem os objetivos

Demasias empresas fazem um mau trabalho de implementação de soluções martech, quer porque esperam, erradamente, que uma só ferramenta cumpra todos os requisitos para o negócio, quer pela acumulação de várias tecnologias que não comunicam entre si, criando um pântano de informação desconectada e descentralizada.  Os marketeers dizem que a sua principal frustração é o excesso de tecnologias disponíveis (50%), seguida dos problemas em integrar essas mesmas tecnologias (49%) (Martech Industry Council).

5. Projetos de implementação que afetam negativamente o ROI

Num projeto de implementação em larga escala de novas soluções tecnológicas para o marketing e vendas, existem tipicamente múltiplos intervenientes internos e externos. Cada um desses elementos e grupos de trabalho tem as suas próprias exigências, requisitos e limitações, que, frequentemente resultam em reuniões pouco produtivas, atrasos nas datas de implementação e de entrada em exploração das tecnologias, reduzindo o retorno sobre o investimento.

Para que a sua empresa dê o salto e entre diretamente no patamar dos líderes do seu setor, deverá evitar estes obstáculos. Especialistas em martech, tais como a Liminal, podem ajudá-lo a desenvolver o roadmap para as tecnologias de marketing, que impulsiona a estratégia da empresa, melhora a experiência do cliente e otimiza as operações de marketing e vendas.

Ao contratar consultores martech, terá acesso a peritos que farão a análise, desenho e implementação de estratégias e operações de marketing, conciliadas com o desenho e implementação da estratégia para as Martech, processos e sistemas IT.

De forma prática, uma empresa especialista em martech, deverá ser capaz de apoiá-lo em 6 tarefas fundamentais:

  1. Gestão de projetos martech;
  2. Mapeamento dos processos, fluxos de informação e regras de negócio;
  3. Escolha e definição de requisitos tecnológicos;
  4. Identificação, avaliação e seleção de fornecedores;
  5. Implementação de sistemas de marketing e vendas (CRM, marketing automation, marketing analytics, etc.);
  6. Prestação de serviços de melhoria contínua, tais como, insights & analytics, gestão de IT, content & experience marketing.

Na Liminal, sabemos bem a importância que há em projetar as tecnologias a par da estratégia. Desta forma, temos vindo a conseguir melhorar as operações e resultados de marketing e vendas dos nossos clientes. Com o nosso know-how em estratégia, marketing e IT, conseguimos fazer a ponte que assegura os requisitos e condições para sucesso de programas de implementação de Martech.

Solicitar Diagnóstico

 

Tiago Sousa, LiminalTiago J. C. Sousa
Managing Partner
linkedin

 

Feedback
5 de 5 estrelas. 1 votos.
O meu feedback:

Deixar uma resposta