Operações de Marketing: A importância para as empresas

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Numa era em que o mundo do marketing se reinventa constantemente, a eficiência operacional emerge como a pedra angular do sucesso. Neste cenário desafiador, surge o Marketing Ops (ou “Operações de Marketing”, em português), uma disciplina multifacetada que não só impulsiona a eficiência, mas também transforma estratégias em resultados palpáveis, unindo Estratégia, Marketing e Tecnologia num só. Neste artigo, descubra o que é o Marketing Ops e de que forma poderá impulsionar os resultados de Marketing da sua empresa.

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Operações de Marketing: O que é?

Marketing Ops é uma área que envolve a gestão integrada de marketing, tecnologia e dados. É um papel que combina a criatividade do marketing com o conhecimento técnico e analítico necessário para auxiliar na aquisição e gestão diária das tecnologias de marketing. A função de Marketing Ops concebe, otimiza e supervisiona os processos operacionais de marketing para melhorar o desempenho e reduzir desperdícios, com o intuito de concretizar a estratégia de marketing com o apoio da tecnologia.

“The way I like to define marketing operations is ‘the art and science of executing great marketing’”

– Darrell Alfonso, Marketing Ops Leader da Amazon

Na prática, a área de Operações de Marketing é responsável por várias processos-chave no seu dia-a-dia:

  • A gestão das plataformas de tecnologia de marketing. A equipa de Marketing Ops geralmente é responsável pela aquisição e utilização no dia-a-dia das tecnologias de marketing. É esta área que define a estratégia global para extrair o valor comercial dessas plataformas e guiam a formação e adopção dos restantes intervenientes. A gestão destas plataformas também inclui a gestão dos dados, o que implica controlar a saúde e higiene da base de dados, bem como a conformidade e consentimento dos dados dos clientes.
  • A criação e execução de campanhas. Isto envolve o planeamento de campanhas, a elaboração dos planos financeiros, a execução, o relatório e a otimização de campanhas de marketing. Essencialmente, o Marketing Ops deve apoiar a equipa de Marketing de modo a obter resultados de alto valor, de forma repetível e escalável, assegurando um suporte a longo prazo para o marketing.
  • Fornecer dados de marketing precisos e acionáveis e relatórios. O Marketing Ops deve fornecer dashboards e relatórios que forneçam os insights certos para que os resultados da empresa sejam otimizados.
  • Colaborar para desenvolver produtos e processos internos de marketing. O Marketing Ops desempenha um papel que preenche a lacuna entre o marketing e outros departamentos, incluindo o departamento de IT. Embora nem sempre esteja diretamente envolvido no desenvolvimento, o Marketing Ops pode ajudar a impulsionar a criação de mecanismos que simplificam e otimizam os esforços de marketing, proporcionando uma melhor experiência ao cliente.
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Porque é que o Marketing Ops é tão importante?

Por que necessita de uma função de Marketing Ops na sua empresa? Se tiver a sorte de ter as competências certas na sua equipa, talvez consiga gerir sem esta função. No entanto, a realidade é que o papel do Marketing Ops requer conhecimentos especializados, competências e atividades que podem não existir dentro da equipa de marketing. Neste caso, é necessário criar este papel na equipa ou fazer outsourcing destas competências, com especialistas como a Liminal.

Conheça alguns dos principais benefícios que o Marketing Ops pode trazer para a sua empresa:

1. Escolha das Tecnologias Certas

Atualmente, o mercado disponibiliza uma vasta gama de tecnologias, e as empresas estão a adotar diversas soluções no âmbito do marketing. A complexidade destas tecnologias e a necessidade de analisar, avaliar e integrar várias plataformas para otimizar o fluxo de dados exigem um conhecimento especializado. O Marketing Ops possui essa capacidade. A experiência em operações de marketing assegura que é escolhida a tecnologia certa para a sua empresa e que essa mesma tecnologia contribui para que os objetivos da empresa são atingidos.

2. Gestão eficaz da Stack Tecnológica

A aquisição de tecnologia marca apenas o começo. A gestão quotidiana das MarTech, assim como os processos e formação necessários para garantir que a tecnologia alcança os objetivos de marketing, são facilitados pela equipa de Marketing Ops.

3. Otimização e Aprimoramento dos Relatórios

Uma eficaz gestão das operações de marketing traz clareza aos relatórios, conferindo-lhes maior profundidade e utilidade prática. O Marketing Ops deve estar profundamente envolvido na compilação, seleção e disseminação de dados e perceções em torno do negócio. O resultado deve ser uma compreensão mais precisa de como os esforços de marketing estão a influenciar o processo de vendas, a perceção da marca, a aquisição e retenção de clientes, bem como a receita global.

4. Aprimorar a tomada de decisões baseada em dados

A informação recolhida e processada pelo Marketing Ops pode gerar perceções valiosas sobre os clientes, promovendo decisões mais fundamentadas para toda a empresa. Os dados em tempo real, de grande valor e gerados pelas operações de marketing, têm um impacto essencial no negócio.

5. Melhorar a eficiência operacional

Um dos objetivos do Marketing Ops é criar e otimizar os processos de marketing, para estabelecer fluxos de trabalho mais eficientes, reduzindo desperdícios e melhorando a eficácia global. Deste modo, a eficiência operacional da empresa é melhorada.

6. Calcular o ROI do investimento em Marketing

Graças à obtenção de dados e relatórios otimizados, as operações de marketing fornecem clareza na relação entre o investimento em marketing e o retorno sobre o investimento (ROI). Isso possibilita justificar os gastos e construir uma argumentação sólida para o investimento em marketing.

7. Maior alinhamento e colaboração entre equipas internas

O Marketing Ops pode facilitar o alinhamento entre as equipas internas. Por exemplo, ao auxiliar as equipas de vendas e marketing a construir relações mais produtivas. A capacidade do Marketing Ops em fornecer clareza em termos de dados e relatórios ajuda a eliminar políticas e questões funcionais que podem dividir as equipas, abrindo assim linhas de comunicação e alinhamento entre elas.

8. Ultrapassar barreiras departamentais

Sem Marketing Ops, as equipas muitas vezes operam de forma isolada, sem muita ligação nos seus esforços. O papel do Marketing Ops ajuda a garantir que cada ação e campanha de marketing é executada de acordo com os planos e processos acordados, trazendo uma melhoria no alinhamento dos vários departamentos da empresa.

Outsourcing de Marketing Ops: A extensão da sua equipa fora da empresa

O investimento em Marketing Ops não tem necessariamente de ser feito através da expansão da sua equipa de Marketing – pode ser implementado através de Outsourcing. Esta é o cenário mais acertado para consiga que a sua equipa de Marketing tenha tempo para se dedicar à estratégia e apoio para que os resultados da empresa seja atingidos. Além disso, ao optar por uma solução de Outsourcing de Marketing Ops, terá acesso a especialistas que estão sempre atualizados sobre as melhores práticas e quais as formas mais eficientes de atingir os objetivos que pretende, sem custos de aprendizagem e tempo para a sua empresa.

Enquanto especialista em MarTech (Marketing Technologies), a Liminal tem vindo a conseguir melhorar os resultados de marketing e de vendas de várias empresas, assegurando as condições para o sucesso.

Com a Liminal terá acesso a peritos que farão a análise, desenho e implementação de estratégias e operações de marketing e vendas, suportadas por sistemas tecnológicos, como a Automação de Marketing, Automação de Vendas e o CRM – Customer Relationship Management, que garantem o crescimento do seu negócio.

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