Odoo: Principais Vantagens e Desvantagens

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Mais conhecido no mercado dos ERP, o Odoo surge enquanto tecnologia que permite fazer a gestão de qualquer PME. Atualmente conta com mais de 5 milhões de utilizadores em todo o mundo, sendo que a sua principal característica é a flexibilidade. Sendo um software open source, é possível adaptar e personalizar todo o sistema para que se adapte à realidade específica de cada empresa. A empresa tem também tentado posicionar-se no mercado dos CRM – Customer Relationship Management, competindo com marcas como Salesforce, Zoho ou Microsoft Dynamics. Conheça abaixo quais as principais vantagens e desvantagens do Odoo enquanto CRM.

Odoo: Quais as vantagens e desvantagens?

Vantagens

1 – Integração nativa entre vários módulos

Sendo um ERP, o Odoo é composto por vários módulos que permitem gerir várias áreas da empresa:

  • CRM
  • Recursos Humanos
  • Inventário & MRP
  • Contabilidade & Faturação
  • Websites
  • eCommerce
  • Produtividade
  • Serviços e Gestão de Projetos

Uma vez que todos os módulos são desenvolvidos pela Odoo e pertencem ao mesmo software, a integração entre eles é feita de forma nativa e permite ter uma visão 360º da empresa, ao unir dados de diferentes áreas em tempo real.

2 – Personalização da Plataforma

Uma das grandes vantagens do Odoo é a sua capacidade para se adaptar a diferentes cenários. Ao ter um código open source, torna-se possível personalizar todos os detalhes da plataforma. Além disso, a sua API permite integrar a plataforma com outras aplicações externas como o Whatsapp, WooCommerce ou Prestashop. Na Odoo Apps Store encontrará mais de 16 000 aplicações que poderá usar para integrar diferentes sistemas.

3 – Preço

A Odoo surgiu em 2005 com o objetivo de ser um ERP acessível para PME e startups. Se já fez uma pesquisa sobre o preço dos ERP sabe que algumas tecnologias são bastante dispendiosas. No caso do Odoo, o preço é calculado consoante o número de utilizadores e os módulos que necessita. Ou seja, se quiser usar apenas o módulo de CRM, poderá fazê-lo sem ter de subscrever mais nenhum dos outros módulos. Esta é uma grande vantagem, pois poderá adquirir apenas as tecnologias de que necessitar. O módulo de CRM, por exemplo, tem o custo de 12€/mês para 1 utilizador (preço anual).

Desvantagens

1 – Suporte e Formação

Embora a Odoo ofereça vários canais de suporte, alguns utilizadores têm reportado que o suporte não é rápido o suficiente a resolver os seus pedidos. Além disso, a equipa de suporte dá preferência a negócios com maior dimensão, pelo que se for uma pequena empresa ou startup poderá não ter prioridade. Houve também utilizadores que disseram que o preço cobrado pelas sessões de formação da ferramenta é demasiado elevado.

2 – Dificuldade de Manutenção

O facto de ser uma tecnologia open source tem também as suas desvantagens. Tipicamente, são necessários conhecimentos avançados de programação para conseguir personalizar e manter a ferramenta atualizada. Se a sua empresa não tiver recursos de IT internos dedicados à gestão da ferramenta, terá de contratar um parceiro Odoo para conseguir adaptar a plataforma às suas necessidades.

3 – Pricing complexo

Uma reclamação comum ouvida pelos clientes da marca é a complexidade da sua fórmula de pricing. Caso necessite de subscrever mais do que uma aplicação, terá um custo extra mensal por utilizador. Este valor será acrescido ao preço dos módulos escolhidos. Além disso, há alguns módulos que não podem ser comprados em separado, como o caso do módulo de Faturação e Contabilidade – assim que selecionar o módulo de Contabilidade, o de Faturação será também automaticamente adicionado ao preço final. Consulte o simulador de preço da Odoo.

Como descobrir o CRM certo para a minha empresa?

O caminho para o sucesso começa antes do momento da escolha do CRM, com o levantamento de requisitos, processos e necessidades a que a tecnologia deverá dar resposta. Para facilitar esta tarefa, preparámos um template de requisitos que deve ter em conta quando escolhe um CRM.

Um bom trabalho nesta fase irá garantir que o CRM da sua empresa seja uma peça fundamental para apoiar e amplificar a estratégia, missão, visão e objetivos definidos.

No eBook “Como Escolher um CRM” ajudamos a perceber qual a opção ideal para a sua empresa, explicando de que modo deve listar as suas necessidades e preparar a sua estratégia para integrar um CRM, como avaliar o que existe no mercado, a importância de envolver os seus colaboradores desde o princípio e quais os cuidados a ter na implementação da plataforma.

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