O que são MarTech e quais os benefícios?

As MarTech estão em todo o lado e potenciam grande parte do trabalho atual das equipas de Marketing e Vendas. Cada vez mais as empresas investem neste tipo de tecnologias para automatizar tarefas rotineiras, obterem analítica detalhada sobre as ações de Marketing e Vendas e perceberem o retorno exato de cada uma. Mas, o que são exatamente as MarTech? Leia o artigo e descubra o que são as tecnologias de Marketing e quais os benefícios de as utilizar na sua empresa.

O que são MarTech?

Da forma mais simples, as MarTech representam a combinação entre Marketing e Tecnologia (Marketing + Technology). O termo é aplicado a qualquer ferramenta digital que ajude na otimização de processos de marketing, facilite tarefas e aumente a eficácia e organização das ações de marketing e vendas.

O mundo das MarTech é vasto e está em constante crescimento. A “Marketing Technology Landscape“, feita por Scott Brinker, aponta para a existência de cerca de 8 000 tecnologias de marketing em 2020, representando um crescimento de 13,6% face ao ano anterior. Este mapa que acompanha a expansão do mercado divide-se nas seguintes categorias:

  • Advertising & Promotion;
  • Content & Experience;
  • Social & Relationships;
  • Commerce & Sales;
  • Data;
  • Management.

Benefícios das MarTech

A utilização de MarTech representa vários benefícios, desde a simplificação e agilização das tarefas diárias dos gestores de Marketing e Vendas, até à personalização e segmentação precisa do público-alvo em campanhas digitais. Conheça abaixo todos os benefícios de usar estas tecnologias:

1. Automatização de processos

A automatização de processos, muito ligada às plataformas de Automação de Marketing, é um dos maiores benefícios das MarTech. Esta automatização permite aumentar a eficácia das ações de marketing, através de tokens de personalização, por exemplo, e manter uma relação de proximidade e relevante com o cliente. Além disso, ajuda os gestores a poupar tempo precioso, que pode ser utilizado para pensar na estratégia, e não nos pormenores práticos de execução das ações de Marketing.

Existem várias plataformas de Automação de Marketing, tal como a HubSpot, que é líder de mercado neste segmento e uma das tecnologias que tem maior nível de satisfação por parte dos utilizadores.

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2. Retirar insights preciosos com DMP

Plataformas como DMP (Data Management Platform) têm uma enorme importância, pois facilitam a gestão segura dos dados dos clientes e permitem transformá-los em informação útil para traçar novas estratégias e campanhas. Ao usar estas plataformas para fazer o tratamento eficiente dos dados, conseguirá identificar novos segmentos de clientes e identificar tendências que poderão ajudar no desenvolvimento de novos produtos.

3. Unir Marketing e Vendas

Para ter o melhor resultado possível, as MarTech necessitam de uma comunicação constante entre a equipa de marketing e a equipa de vendas. Ao facilitar que ambas as equipas se baseiem nos mesmos dados, tecnologias como o CRM, por exemplo, permitem que o histórico atualizado de cada contacto seja consultado rapidamente e que a abordagem comercial, por exemplo, seja adaptada aos produtos ou serviços que o contacto visualizou no website. Por outro lado, a equipa de Vendas poderá dar dicas preciosas sobre as necessidades e características dos clientes, que ajudarão o Marketing a criar conteúdo relevante e atingir mais facilmente o público-alvo.

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4. Melhoria da performance das ações

Cada vez mais, as MarTech incluem ferramentas de Inteligência Artificial (AI) na sua génese, que permitem, por exemplo, prever comportamentos de clientes, através da análise automática de todos os dados recolhidos ao longo do tempo. É também possível descobrir novos segmentos de clientes, identificados pela Inteligência Artificial, otimizar campanhas digitais e melhorar a experiência do cliente.

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Para que a tecnologia contribua para o sucesso do negócio, é importante que haja uma estratégia que guie a implementação, adoção e evolução dos sistemas.

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