Integration Series #1: O que são API e para que servem?

Mesmo que ainda não se tenha apercebido, o seu dia-a-dia está repleto de API. Sempre que efetua o login nalgum website ou app a partir do Facebook ou Google, está a utilizar uma API. Mas, afinal o que significa esta sigla que se tornou tão popular? Descubra abaixo o que é uma API e alguns exemplos de integrações entre sistemas possíveis via API.

O que é uma API?

A sigla API significa “Application Programming Interface” ou, em português “Interface de Programação de Aplicações”. As API funcionam como “pontes” que integram diferentes sistemas, de modo totalmente ágil e seguro.

Curiosamente, a primeira integração de sistemas com a utilização de API foi feita pela primeira vez por uma empresa de MarTech: a Salesforce. Esta API foi criada no ano 2000, quando a empresa percebeu que os seus clientes necessitavam de trocar dados entre as várias aplicações do universo Salesforce. Mas porque é que este termo se tornou tão popular? Há diversas vantagens associadas à utilização das API:

1. Segurança

As API permitem integrar sistemas de modo totalmente seguro, uma vez que no seu desenvolvimento os programadores utilizam tecnologias como SSL/TLS, OAuth ou AppToken para garantir que as trocas de informação ocorram em segurança.

2. Redução do volume de dados

Uma vez que o criador da API consegue definir o acesso a um conjunto específico de informações, e restringir o acesso a outras, não há um fluxo tão grande de dados trocados, face a outras alternativas de integração. Assim, verifica-se muitas vezes a otimização da performance da plataforma, que não fica sobrecarregada com dados que nunca serão utilizados.

3. Controlar o histórico de acessos

Ao usar uma API torna-se possível saber exatamente quem lhe acedeu, quando, de onde e o que consultou. Esta vantagem é particularmente relevante para entidades que lidam com dados sigilosos, como bancos ou lojas de eCommerce, que recebem transações online.

Exemplos de integrações via API

A partir do momento em que o software que está a usar apresenta uma API, as possibilidades de integrações são infinitas. Conheça abaixo alguns exemplos:

Integração Zoho CRM & InvoiceXpress

Ao integrar o Zoho CRM com o InvoiceXpress via API é possível fazer o envio bidirecional dos dados entre as duas plataformas. Por exemplo, sempre que é criada uma nova fatura no Zoho CRM, todos os dados – incluindo as informações contidas na fatura, produtos e empresa – são enviados automaticamente para o InvoiceXpress – neste caso, nos módulos Faturas, Items e Clientes -, passando a estar disponível nos dois sistemas em simultâneo e de forma atualizada.

Integração HubSpot & Salesforce

A integração entre HubSpot e Salesforce significa unir o melhor de dois mundos: a melhor plataforma de Automação de Marketing, com o CRM líder de mercado. Há muitas empresas que recorrem ao HubSpot para coordenar as ações de marketing e gerir as primeiras etapas da jornada de compra e que recorrem ao Salesforce para controlar as últimas fases do funil. No entanto, esta estratégia apenas funciona se os dois sistemas estiverem integrados, de modo a conseguir obter uma visão 360º de todo o funil de marketing e vendas. Esta é uma das integrações nativas do HubSpot e está disponível via API.

Integração Zoho CRM & HubSpot

Tal como no exemplo anterior, o Zoho pode ser usado enquanto sistema CRM e o HubSpot enquanto plataforma de Automação de Marketing. Assim, sempre que é criado um novo contacto nalguma das plataformas, toda a informação ficará disponível na outra, havendo total integração entre contas, contactos, interações, oportunidades, etc.

Integração CRM & ERP

É possível fazer a integração entre qualquer CRM e ERP, recorrendo a uma API. Assim, a informação disponível no CRM ficará também no ERP, e o contrário, permitindo que cada sistema esteja focado no seu objetivo core, mas sempre com o acesso a informações essenciais das diferentes áreas do negócio, como o dados de faturação ou histórico de encomendas. Assim, conseguirá gerir de modo mais eficaz a relação com os clientes.

Conte com a ajuda de especialistas para integrar os seus sistemas via API

Enquanto especialistas em tecnologias de marketing, a Liminal conta com o know-how necessário para garantir que a integração entre os sistemas da sua stack tecnológica são feitos de forma eficaz e sem falhas.

Fale connosco e garanta o fluxo perfeito dos dados da sua empresa.

integrações, API, Liminal, HubSpot, Zoho, CRM, ERP, Salesforce
Feedback
5 de 5 estrelas. 1 votos.
O meu feedback:

Leave a Reply