O que procurar num Gestor de Marketing Digital?

A era digital veio revolucionar o mundo dos negócios e obrigou as empresas a adaptar-se a um mundo em que a informação está à distância de um simples clique. Dentro das empresas, o marketing foi uma das áreas que mais se transformou com a introdução do conceito da “Era 4.0“.

A par destas mudanças, também o perfil e os hábitos dos clientes tem vindo a transformar-se, tanto no B2C como no B2B. Atualmente, 60% das pessoas prefere entrar em contacto com a equipa comercial numa das últimas fases do funil de marketing e vendas, a fase de consideração. Nesse momento, o utilizador já tem total percepção sobre as suas necessidades e problemas que tem de resolver, quais as opções disponíveis no mercado que vão ajudar a resolver esses desafios e já fez uma short-list de algumas marcas a contactar. Há 10 anos atrás, este cenário seria impensável e a equipa de vendas entrava em ação nas primeiras fases do funil.

Hoje em dia, é imprescindível que as empresas invistam na área do marketing digital, de modo a conseguirem manter-se relevantes num mercado cada vez mais transparente e competitivo. Mas, nem sempre é fácil perceber qual o perfil ideal a recrutar e quais as skills que um gestor de marketing digital deve ter.

Foi para ajudar a responder a este desafio que a Liminal criou o eBook “O que procurar num Gestor de Marketing Digital“. Neste eBook irá descobrir quais as capacidades necessárias a um gestor de marketing digital, quais as tarefas e ferramentas indispensáveis ao cargo e quais os benefícios para a sua empresa de investir nesta área. Deste modo, conseguirá realizar um recrutamento eficaz de um digital marketeer.

O perfil do profissional de Marketing Digital

Para trabalhar na área de marketing digital passou a ser necessário conseguir juntar três áreas cruciais: a tecnologia, a criatividade e o essencial de marketing e vendas. Apenas unindo estes três fatores se torna possível responder com eficácia aos principais desafios que a era digital impõe às empresas.

As capacidades necessárias a um profissional de marketing digital

1 – Analítica de Dados

O tracking de todas as interações do utilizador com os meios digitais da empresa é uma mais valia da era digital. No entanto, não basta ter acesso aos dados, é necessário que estes sejam analisados e transformados em informação relevante para a atuação da empresa. A capacidade de análise estatística, planeamento e enquadramento estratégico são características fundamentais a desenvolver no digital e das quais se podem extrair inúmeros benefícios para o negócio.

2 – Criação de Conteúdos

O conteúdo é a base para um bom marketing e para qualquer estratégia de Inbound Marketing. Isto deve-se, sobretudo, ao novo perfil do consumidor que, cada vez mais, se encontra rodeado por informação e apenas se envolve com a marca se o conteúdo oferecido for de alto valor acrescentado. Dada a importância do conteúdo na estratégia de marketing atual, um profissional adaptado à nova era, necessita de saber escrever bem e como adaptar cada conteúdo a cada plataforma.

3 – Design e Coding

O marketing é frequentemente associado ao design, porém são duas áreas completamente distintas, mas que devem ser integradas e trabalhadas em conjunto. Para se seguir uma carreira no digital não é obrigatório saber programação, porém, um breve conhecimento de linguagens como HTML ou CSS é aconselhado, bem como de ferramentas como o Adobe Illustrator ou o Adobe InDesign. Com apenas algumas competências, é possível otimizar a presença online e demarcar-se da concorrência.

4 – Soft Skills

As soft skills que um profissional de marketing digital deve desenvolver são muito variadas, no entanto destacamos como mais relevantes:

  • Capacidade comunicativa;
  • Criatividade;
  • Gestão de tempo;
  • Trabalhar sob pressão;
  • Trabalho de equipa;
  • Equilíbrio e tranquilidade;
  • Ser ativo no digital.

As ferramentas necessárias ao profissional de marketing digital

Há inúmeras ferramentas que auxiliam o dia-a-dia do profissional de marketing, desde plataformas que fazem a análise dos dados gerados pela empresa, a soluções que permitem personalizar cada interação. Estas tecnologias de marketing (MarTech), para além de ajudarem o marketeer na sua atividade diária, têm todas um aspeto em comum muito importante: o foco no cliente.

Algumas das ferramentas indispensáveis, que permitem alinhar marketing e vendas e pôr o marketing em consonância com a estratégia da empresa, são as MAP (Marketing Automation Platform) e o CRM (Customer Relationship Management).

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Como adaptar a sua empresa à era digital?

A nova era digital tem demarcado a sua presença nas empresas e cada vez mais se verifica a necessidade de implementação de um plano de marketing digital. A realidade empresarial mudou e as empresas têm de se adaptar à nova era digital nas mais variadas áreas, nomeadamente no marketing. As exigências dos dias de hoje obrigam a uma ação mais coerente entre o offline e o online.

Enquanto especialista em MarTech (tecnologias de marketing), a Liminal tem vindo a orientar empresas e profissionais no caminho para o sucesso através da integração de tecnologias de marketing com a estratégia, pessoas e processos.

Guiamos todo o processo de seleção das melhores tecnologias de marketing e ajudamos a otimizar processo de vendas e de marketing, para que consiga atingir os seus objetivos. Solicite um diagnóstico gratuito e comece o caminho da transformação digital da sua empresa.

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