A era digital veio revolucionar o mundo dos negócios e obrigou as empresas a adaptar-se a um mundo em que a informação está à distância de um simples clique. Dentro das empresas, o marketing foi uma das áreas que mais se transformou com a introdução do conceito da “Era 4.0“, o que tem obrigado a que o gestor de marketing se reinvente e aprenda constantemente.
A par destas mudanças, também o perfil e os hábitos dos clientes tem vindo a transformar-se, tanto no B2C como no B2B. Atualmente, 60% das pessoas prefere entrar em contacto com a equipa comercial numa das últimas fases do funil de marketing e vendas, a fase de consideração. Nesse momento, o utilizador já tem total percepção sobre as suas necessidades e problemas que tem de resolver, quais as opções disponíveis no mercado que vão ajudar a resolver esses desafios e já fez uma short-list de algumas marcas a contactar. Há 10 anos atrás, este cenário seria impensável e a equipa de vendas entrava em ação nas primeiras fases do funil.
Hoje em dia, é imprescindível que as empresas invistam na área do marketing digital, de modo a conseguirem manter-se relevantes num mercado cada vez mais transparente e competitivo. Mas, nem sempre é fácil perceber qual o perfil ideal a recrutar e quais as skills que um gestor de marketing digital deve ter.
Foi para ajudar a responder a este desafio que a Liminal criou o eBook “O que procurar num Gestor de Marketing Digital“. Neste eBook irá descobrir quais as capacidades necessárias a um gestor de marketing digital, quais as tarefas e ferramentas indispensáveis ao cargo e quais os benefícios para a sua empresa de investir nesta área. Deste modo, conseguirá realizar um recrutamento eficaz de um digital marketeer.
O perfil do Gestor de Marketing Digital
Para trabalhar na área de marketing digital passou a ser necessário conseguir juntar três áreas cruciais: a tecnologia, a criatividade e o essencial de marketing e vendas. Apenas unindo estes três fatores se torna possível responder com eficácia aos principais desafios que a era digital impõe às empresas.
As capacidades necessárias a um profissional de marketing digital
1 – Analítica de Dados
O tracking de todas as interações do utilizador com os meios digitais da empresa é uma mais valia da era digital. No entanto, não basta ter acesso aos dados, é necessário que estes sejam analisados e transformados em informação relevante para a atuação da empresa. A capacidade de análise estatística, planeamento e enquadramento estratégico são características fundamentais a desenvolver no digital e das quais se podem extrair inúmeros benefícios para o negócio.
2 – Criação de Conteúdos
O conteúdo é a base para um bom marketing e para qualquer estratégia de Inbound Marketing. Isto deve-se, sobretudo, ao novo perfil do consumidor que, cada vez mais, se encontra rodeado por informação e apenas se envolve com a marca se o conteúdo oferecido for de alto valor acrescentado. Dada a importância do conteúdo na estratégia de marketing atual, um profissional adaptado à nova era, necessita de saber escrever bem e como adaptar cada conteúdo a cada plataforma.
3 – Design e Coding
O marketing é frequentemente associado ao design, porém são duas áreas completamente distintas, mas que devem ser integradas e trabalhadas em conjunto. Para se seguir uma carreira no digital não é obrigatório saber programação, porém, um breve conhecimento de linguagens como HTML ou CSS é aconselhado, bem como de ferramentas como o Adobe Illustrator ou o Adobe InDesign. Com apenas algumas competências, é possível otimizar a presença online e demarcar-se da concorrência.
4 – Soft Skills
As soft skills que um profissional de marketing digital deve desenvolver são muito variadas, no entanto destacamos como mais relevantes:
- Capacidade comunicativa;
- Criatividade;
- Gestão de tempo;
- Trabalhar sob pressão;
- Trabalho de equipa;
- Equilíbrio e tranquilidade;
- Ser ativo no digital.
As ferramentas necessárias ao Gestor de Marketing Digital
Há inúmeras ferramentas que auxiliam o dia-a-dia do profissional de marketing, desde plataformas que fazem a análise dos dados gerados pela empresa, a soluções que permitem personalizar cada interação. Estas tecnologias de marketing (MarTech), para além de ajudarem o marketeer na sua atividade diária, têm todas um aspeto em comum muito importante: o foco no cliente.
Algumas das ferramentas indispensáveis, que permitem alinhar marketing e vendas e pôr o marketing em consonância com a estratégia da empresa, são as MAP (Marketing Automation Platform) e o CRM (Customer Relationship Management).
Como adaptar a sua empresa à era digital?
A nova era digital tem demarcado a sua presença nas empresas e cada vez mais se verifica a necessidade de implementação de um plano de marketing digital. A realidade empresarial mudou e as empresas têm de se adaptar à nova era digital nas mais variadas áreas, nomeadamente no marketing. As exigências dos dias de hoje obrigam a uma ação mais coerente entre o offline e o online.
Enquanto especialista em MarTech (tecnologias de marketing), a Liminal tem vindo a orientar empresas e profissionais no caminho para o sucesso através da integração de tecnologias de marketing com a estratégia, pessoas e processos.
Guiamos todo o processo de seleção das melhores tecnologias de marketing e ajudamos a otimizar processo de vendas e de marketing, para que consiga atingir os seus objetivos. Solicite um diagnóstico gratuito e comece o caminho da transformação digital da sua empresa.