O estado da Transição Digital das empresas portuguesas

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No dinâmico cenário empresarial atual, a evolução tecnológica representa um imperativo incontornável para as pequenas e médias empresas (PME) em Portugal. O processo de transformação digital que se encontra em curso promete redefinir as bases operacionais e estratégicas das organizações. O impulso para a modernização é evidente, impelindo as PME a abraçar a digitalização como uma via essencial para a competitividade e a sustentabilidade a longo prazo.

Neste blogpost, exploraremos em profundidade os elementos chave do processo de transformação digital que se desenrola nas PME portuguesas, através dos resultados do estudo “Avaliação do Potencial Económico da Transição Digital em Portugal” elaborado pela Deloitte. Conheça as principais conclusões do estudo abaixo.

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A Revolução Digital nas PME Portuguesas: Uma Jornada em Curso

Heterogeneidade do Tecido Empresarial

Como principais conclusões, este estudo aponta que existe uma grande heterogeneidade na utilização das tecnologias por parte das empresas. As grandes empresas usam cerca de 50% mais as tecnologias do que as PME. No caso da Inteligência Artificial, são 17% as PME que empregam esta tecnologia, face a 31% das grandes empresas. Da mesma forma, 91,2% das grandes empresas utilizam um ERP para partilhar informação entre diferentes áreas funcionais, enquanto apenas 50,8% das PME fazem uso desta tecnologia. No caso do CRM, é utilizado por 53,9% das grandes empresas e 24,4% das PME.

Apesar destes indicadores, a visão de Luís Guerreiro, presidente do IAPMEI, é positiva. Numa entrevista dada ao Jornal Negócios, “as PME estão a fazer o seu caminho em relação à transição digital. Aliás, o aumento das exportações reflete um aumento da competitividade das nossas empresas e esse aumento de competitividade muito se deve ao aumento do grau de digitalização, tanto dos processos como da produção”.

Metas da Digital Decade

No que diz respeito às metas da Digital Decade, Portugal posiciona-se acima da média da União Europeia nas metas correspondentes ao nível de intensidade digital das PME e na adoção de inteligência artificial e abaixo da média da UE na adoção das tecnologias Cloud e Big Data. Neste sentido, é necessário garantir o aumento da adoção das tecnologias Cloud, Big Data e inteligência artificial, assim como um aumento do nível de maturidade digital das PME até 2030.

Impacto das Competências Digitais Avançadas

As empresas de Reparação de Computadores e de Equipamento de Comunicação e as empresas de Atividades de Informação e Comunicação são os setores que mais recrutam e têm especialistas em TIC (70% e 61% respetivamente). A nível geográfico, a região de Lisboa é a que concentra mais empresas que têm e recrutam estes especialistas. Em Portugal, caso se continue a verificar o crescimento observado ao longo dos últimos anos, prevê-se um aumento expressivo na aposta de especialistas em TIC por parte das empresas, sendo que, em 2030, as empresas com especialistas em TIC poderão corresponder a cerca de 39% do total de empresas.

Infraestruturas e Conectividade

Neste estudo observou-se que o acesso à internet de alta velocidade constitui uma condição crítica para que as empresas acedam a tecnologias digitais mais complexas como a robótica, big data e inteligência artificial. No entanto, comparativamente com os preços médios da UE, concluiu-se que Portugal apresenta um preço médio superior no cabaz de acesso à banda larga, voz e dados móveis.

Apoios Públicos

A tendência para a priorização da transição digital nas políticas públicas a nível nacional tem apresentado uma crescente evolução nos últimos programas de apoio da União Europeia, nomeadamente, através da criação de apoios especificamente direcionados à concretização de intervenções neste domínio, como o PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), atualmente em curso, e o PT 2030. Não obstante, atendendo aos objetivos definidos a nível europeu e nacional, nomeadamente aos da Digital Decade, considera-se que os apoios públicos poderão progredir ao nível do seu alinhamento com as diferentes necessidades e níveis de maturidade digital evidenciados pelo tecido económico.

O impacto do CRM nos resultados das empresas

Um dos focos deste estudo foi o de perceber qual o impacto da utilização de CRM nas empresas. Concluiu-se que “as empresas que utilizam ERP e CRM apresentam lucros cerca de duas vezes superiores às empresas que não utilizam estas ferramentas tecnológicas”.

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Apesar dos benefícios comprovados na utilização do CRM nas empresas, a percentagem de empresas que utilizam a tecnologia em Portugal ainda é muito baixo. Apenas 53,9% das grandes empresas utilizam CRM, enquanto apenas 24,4% das PME fazem uso desta tecnologia.

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