O HubSpot tem apostado em garantir todas as ferramentas necessárias para pôr em prática uma estratégia de Account-Based Marketing de modo simples e eficaz. Hoje foram anunciadas pela marca mais algumas features que vão enriquecer ainda mais esta tecnologia e facilitar o dia-a-dia das empresas que querem apostar nesta estratégia. Descubra abaixo todas as novidades.
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O que é o Account-Based Marketing (ABM)?
Para empresas B2B, o Account Based Marketing (ABM) é uma das formas mais eficazes para aumentar a receita, quer através de negócios em novos clientes, quer através do aumento do share of wallet em clientes atuais. Esta estratégia permite selecionar e alcançar os seus clientes ideais no momento mais adequado para eles, coordenando múltiplos meios (mobile, redes sociais, display advertising, vídeo) e mensagens de forma automatizada e personalizada.
As features do HubSpot para ABM
1 – ICP e Personas
Qualquer estratégia de Account-Based Marketing deve começar pela definição de ICP (Ideal Customer Profile) e de personas. São estes elementos que irão guiar todos os passos seguintes da estratégia e vão definir o público-alvo e as contas a contactar.
O HubSpot permite criar estes elementos de modo automático, através da definição das variáveis pertencentes a cada persona e ICP. Basta definir estes valores e a própria ferramenta atribuirá cada conta e contacto a cada ICP e persona e verá se existe fit com o público-alvo da estratégia.
2 – Account Scoring e Buying Comitee
Uma das grandes mudanças do HubSpot para ABM relativamente à plataforma normal é a capacidade de scoring à conta e da distinção entre cada persona do Buying Comitee. Esta possibilidade passa a estar disponível no HubSpot que, automaticamente, faz os cálculos do scoring de cada conta e contacto dependendo das interações que teve com o website ou outros canais (número de visitas, páginas visitadas, formulários submetidos, tempo de permanência em cada página, etc.).
3 – Recomendações automáticas de ICP
Esta é uma das novas ferramentas disponíveis no HubSpot para ABM. A partir de agora, o próprio sistema faz sugestões automáticas de novas contas que, segundo os dados firmográficos que constam na base de dados da HubSpot, têm o mesmo perfil das contas que pertencem ao ICP (Ideal Customer Profile) traçado.
4 – Account-Based Overview
Outra novidade revelada pela HubSpot é a capacidade de analisar o estado de uma conta do ponto de vista da estratégia de ABM. Torna-se agora possível analisar qual o esforço de marketing e vendas que tem sido feito para cada conta-alvo num determinado período de tempo, incluindo o número de novos contactos inseridos, o número de emails enviados, o número de reuniões e o número de telefonemas feitos.
5 – Account-Based Automation
O HubSpot para ABM permite definir automações específicas para cada ICP e persona. Isto facilita a que a mensagem certa seja entregue à conta e pessoa ideal, no melhor momento e com a abordagem mais apropriada.
6 – Account-Based Advertising
Esta é outra das novidades do HubSpot para ABM e uma das mais impactantes. É agora possível fazer anúncios personalizados para determinadas contas e controlar todo o processo dentro do HubSpot. Imaginando que a conta “Microsoft” faz parte do seu ICP e é uma das contas-alvo, poderá criar um anúncio em Paid Media (Facebook, LinkedIn e Google Ads) com uma imagem e texto específico apenas para essa conta, como, por exemplo, um simples “Olá Microsoft!”. Além de poder fazer anúncios para listas de contas e contactos específicas, é também possível fazer anúncios para utilizadores que visitaram o seu website ou para audiências Lookalike, aumentando o seu alcance em novas contas que fazem match com o ICP.
7 – Account-Based Marketing Analytics
Também a interface de analítica no HubSpot para ABM está adaptada ao Account-Based Marketing. Desde dashboards que analisam o nível de engagement de cada conta e contacto, a quais as contas que demonstraram mais buying intent, a análise dos principais KPI de uma estratégia de Account-Based Marketing torna-se mais simples.
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